segunda-feira, 17 de julho de 2017

Roger Troutman

  Roger Troutman começou a gravar músicas em meados da década de 1960, lançando suas primeiras gravações solo "Jolly Roger" e "Night Time" no obscuro e extinto selo de Ohio, a Teen Records em 1966 sob o nome de Lil' Roger and His Fabulous Vels.
Nascido em 29 de novembro de 1951, em Hamilton, Ohio,
  Embora nenhuma canção tenha recebido reconhecimento devido à sua limitada distribuição, Troutman e seus irmãos continuaram na busca da carreira musical pela década de 1970 formando a banda Roger & The Human Body em 1976, em seu selo privado Troutman Bros. Records.
   O selo próprio permitiu a Troutman e a banda um reconhecimento mais amplo de sua música, permitindo o lançamento de seu primeiro (e único) álbum Introducing Roger em 1976.
   No final da década de 1970 Roger Troutman continuou a gravar com seus irmãos, abandonando o nome Roger & The Human Body e adotando o apelido de seu irmão Terry, Zapp em 1977. 
   O grupo, procurando por reconhecimento, começou a tocar em vários pequenos locais na região de Ohio. A família Troutman tinha amizade de longa data com o pessoal de Ohio: Phelps "Catfish" Collins e William Earl "Bootsy" Collins, ambos envolvidos com o Parliament-Funkadelic no início dos anos 1970.
  Phelps e Bootsy estavam em uma das apresentações do Zapp e ficaram impressionados com as habilidades musicais da banda, levando Bootsy a convidar Roger ao United Sound Studios em Detroit (o estúdio base do P-Funk) que era frequentemente usado pelo Parliament-Funkadelic.
  Roger Troutman subsequentemente escreveu e gravou a demo de "More Bounce to the Ounce" em 1978. George Clinton, o líder do Funkadelic gostou da gravação e encorajou Troutman a apresentar a demo para a Warner Bros. Records.
  A Warner Bros. assinou com o Zapp no início de 1979, e em 28 de julho de 1980, o Zapp lançou seu álbum de estreia, Zapp,que foi gravado por Roger e produzido por Bootsy entre 1979 e o início de 1980 no United Sound Studios em Detroit, o primeiro álbum por uma grande gravadora. O som do álbum, altamente influenciado pelo Parliament-Funkadelic, contrasta amplamente com os lançamentos posteriores da banda.
  "More Bounce to the Ounce" atingiu o número dois na parada Billboard R&B/Hip-Hop Songs por duas semanas no outono de 1980. Em 18 de novembro de 1980, Zapp foi certificado ouro pela RIAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário