domingo, 6 de agosto de 2017

The GAP (banda)



A banda recebeu sua primeira grande chance ao ser a banda de apoio do álbum Stop All That Jazz de Oklahoman Leon Russell, lançado em 1974.
No início do ano, o grupo assumiu um som funk que lembra o início da década de 1970.
  Este estilo não conseguiu capturar, e seus dois primeiros LP's, 1974's Magician's Holiday, que foi gravado no histórico The Church Studio de Leon Russell e The Gap Band de 1977 (para não confundir com seu álbum de 1979) não conseguiram traçar ou produzir qualquer seleção de singles. Posteriormente, eles foram apresentados ao produtor de Los Angeles, Lonnie Simmons, que os assinou para sua empresa de produção, Total Experience Productions (nomeado após sua discoteca Crenshaw Boulevard bem sucedida) e conseguiu obter um contrato recorde com a Mercury Records.

No seu primeiro álbum, The Gap Band, eles encontraram o sucesso do gráfico com músicas como "I'm in Love" e "Shake"; Este último tornou-se um hit de 10 e 10 melhores em 1979.
Mais tarde naquele ano, o grupo lançou "I Do not Believe You Want to Get Up and Dance (Oops!)" Em seu álbum The Gap Band II.
Embora não tenha atingido o Hot 100, ele subiu para R & B, e o álbum foi ouro. A música e a produção musical da banda como um todo, tornou-se mais P-Funk-esque, com uso expandido dos sintetizadores e monólogos falados dentro de músicas.
 A música "Steppin '(Out)" também atingiu os 10 melhores R & B.
Charlie Wilson forneceu vocais de fundo no sucesso de Stevie Wonder em 1980, "I Is Not Gonna Stand For It" do álbum de Wonder, Hotter Than July (1980).

A banda atingiu um novo nível de fama em 1980 com o lançamento do R & B e Billboard 200 hit, The Gap Band III. A banda adotou uma fórmula de baladas de tempestade silenciosa (como a música R & B "Yearning for Your Love") apoiada por músicas anthemic funk (como o R & B chart-topper "Burn Rubber on Me (Why You Wanna Hurt Me)" e " Humpin '"). Eles repetiram esta fórmula no álbum R & B Gap Band IV em 1982 (o primeiro álbum lançado no recém-lançado Total de Experiências de Simmons), que resultou em três singles de sucesso: "Early in the Morning" (R & B, Dance, Hot 100) "Você deixou cair uma bomba em mim" (R & B, Hot 100, Dance) e "Outstanding" (R & B, Dance). Foi durante esse tempo que a ex-Noiva da cantora Funkenstein Dawn Silva se juntou a eles em turnê.
Seu álbum de 1983, Gap Band V: Jammin, foi de ouro, mas não foi tão bem sucedido quanto os trabalhos anteriores, chegando ao R & B e ao Billboard 200.
  O único "Party Train" atingiu o R & B, e a música "Jam the Motha" atingiu o R & B, mas nem chegou ao Hot 100. O álbum mais próximo "Someday" (uma capa solta do "Someday We Do Donny Hathaway" All Be Free ") apresentou Stevie Wonder como um vocalista convidado.

O próximo trabalho, Gap Band VI, os trouxe de volta ao 1 º R & B em 1985, mas o álbum vendeu menos cópias e não foi ouro. "Beep a Freak" atingiu R & B, "I Found My Baby" atingiu o pico nas tabelas de R & B e "Desrespeito" atingiu o pico. Naquele ano, o vocalista Charlie Wilson forneceu backing vocals no R & B "Computer Love" da Zapp & Roger.

Enquanto a capa de "Going in Circles" de 1986 foi nas tabelas de R & B, e o álbum que foi lançado, Gap Band VII, atingiu R & B, o álbum quase se tornou o primeiro deles em anos a perder o Billboard 200, atingindo um mero .

Enquanto eles estavam começando a lutar contra os Estados Unidos, o grupo encontrou seu maior sucesso no Reino Unido quando seu único "Big Fun" de 1987 da Gap Band 8 chegou ao UK Singles Chart.
1988's Straight from the Heart foi o último álbum de estúdio com Total Experience.

The Gap Band pegou uma pequena pausa em 1988 com o filme Keenen Ivory Wayans, I'm Gonna Git You Sucka. Eles contribuíram com o "You're So Cute" não-gráfico e o título do R & B para o filme (o primeiro não estava na trilha sonora, mas foi usado no filme).
Sua primeira música no seu novo rótulo, Capitol Records, 1989's "All of My Love" (de seu álbum Round Trip), é, até à data, seu último sucesso de R & B. O álbum também produziu o R & B "Addicted to Your Love" e o R & B "" Nós podemos fazer tudo certo ". Eles deixaram Capitol Records no ano que vem e passaram um hiato de cinco anos de produzir novos materiais.

Durante a década de 1990, a banda lançou três álbuns de estúdio não-gráficos e dois álbuns ao vivo. O único álbum ao gráfico foi o live album Live & Well, que atingiu o R & B em 1996.
Em 1992, Charlie aventurou-se em uma carreira solo e teve vários sucessos moderados de R & B por conta própria. Os vocais de Wilson foram creditados em parte por inspirar o estilo vocal de novos artistas swing swing Guy, Aaron Hall, Keith Sweat e R. Kelly. A banda se reuniu em 1996 e lançou The Gap Band: Live and Well, um álbum ao vivo em grande sucesso.
Em 26 de agosto de 2005, The Gap Band foi homenageado como Ícone do IMC nos 57º Prêmios BMI Urban Awards.

A honra é dada a um criador que tem sido "uma influência única e indelével sobre as gerações de criadores de música". O "excelente" sozinho continua sendo uma das canções mais amostradas da história e, surpreendentemente, foi usado por mais de 150 artistas.
Robert Wilson morreu de um ataque cardíaco em sua casa em Palmdale, Califórnia, em 15 de agosto de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário