sábado, 1 de julho de 2017

Betty Wright



Bessie Regina Norris, mais conhecida por seu nome artístico, Betty Wright (nascida em 21 de dezembro de 1953) é uma cantora e compositora americana de soul e R & B, que se tornou fama na década de 1970 com sucessos como "Clean Up Woman" e "Tonight É a noite ".
Nascido em Miami como Bessie Regina Norris em 21 de dezembro de 1953, Wright é o menor de sete filhos de Rosa Akins Braddy-Wright e seu segundo marido, McArthur Norris. Wright começou sua carreira profissional aos dois anos de idade, quando seus irmãos formaram o grupo gospel, o Echoes of Joy. Wright contribuiu para vocais no primeiro álbum do grupo, lançado em 1956. Wright e seus irmãos tocaram juntos até meados da década de 1960.

Em 1965, após a separação do grupo, Wright, de 11 anos, que já estava usando o nome de Betty Wright, decidiu alternar estilos musicais do gospel para o ritmo e o blues, cantando em shows de talentos locais até ser descoberto por um local de Miami Proprietário do rótulo, que a assinou em seu primeiro rótulo em 1966 às doze. Ela lançou os singles, "Thank You Baby" e "Paralyzed", que encontrou a fama local de Wright em Miami.

Em 1967, o adolescente foi responsável por descobrir outros talentos locais como George e Gwen McCrae, ajudando-os a assinar com o rótulo Alston Records, parte da empresa de gravação e distribuição de TK de Henry Stone. My First Time Around, seu primeiro álbum, foi lançado quando ainda tinha 14 anos. Seu primeiro single de sucesso era "Girls Can not Do What Guys Do" de Judy White. Embora ainda na escola secundária em 1970, Wright lançou "Pure Love" em A idade de dezesseis anos.
Cerca de um ano depois, Wright lançou sua música de assinatura, "Clean Up Woman", escrita por Clarence Reid e Willie Clarke quando tinha 17 anos. O recorde atingiu o número dois nas paradas de R & B, onde permaneceu por oito semanas. Ele cruzou as tabelas do pop, atingindo o número seis e ficando no Billboard Hot 100 por 14 semanas. Eventualmente, vendeu mais de um milhão de cópias e foi certificado de ouro em 30 de dezembro de 1971, nove dias depois que o cantor completou 18 anos. Wright lutou com um acompanhamento bem-sucedido até 1972, quando o single "Baby Sitter" (uma das primeiras composições de Wright) chegou O top 50 do Hot 100 e alcançou o número seis nas tabelas de R & B. Outro sucesso que surgiu durante este período inicial foi o "Let Me Be Your Lovemaker" de 1973, que atingiu o número 55 no Hot 100 e o número 10 no gráfico de R & B, também foi a primeira instância (depois de "Baby Sitter"), onde Wright Mostrou seus poderosos vocais de registro de assobios. Outra composição bem sucedida foi o número de proto-disco, "Where is the Love" (co-escrito por Wright, com produtores, Harry Wayne Casey e Richard Finch, da KC & The Sunshine Band). Este atingiu o número 15 no gráfico de R & B, o número dois nas cartas de dança e cruzou o Reino Unido, atingindo o ponto 25, levando Wright a realizar no exterior. Wright ganhou o Prêmio Melhor R & B Song Grammy pela composição de "Where is the Love".

Um segundo sucesso internacional ultrapassado foi outro número de proto-disco, "Shoorah! Shoorah!", Escrito por Allen Toussaint. Ambas as músicas apareceram em um dos álbuns mais populares de Wright, Danger! High Voltage !, lançado no final de 1974. Seria neste álbum que Wright teria sua composição mais bem sucedida, com a balada da alma suave, "Tonight Is the Night", que Wright atribuiu a suas primeiras experiências sexuais. A versão original atingiu o pico no número 28 no gráfico R & B. Quatro anos depois, Wright lançou uma versão "ao vivo" da música. A versão remodelada, que incluiu um monólogo agora famoso e partes do sucesso de Wright em 1970, "Pure Love", atingiu o número 11 no gráfico de R & B em 1978.

No mesmo ano, Wright também descobriu os talentos do músico Peter Brown e cantou fundo sobre os sucessos de Brown, "You Should Do It" e "Dance With Me" (onde seus vocais foram proeminentemente apresentados ao lado de Brown). Em 1978, ela interpretou um dueto com o choque Alice Cooper na música "No Tricks" e, um ano depois, abriu para Bob Marley na turnê de Survival da estrela do reggae
Os outros álbuns de Wright no final da década de 1970 foram menos bem sucedidos e, em 1981, quando TK começou a lutar, ela passou para um rótulo maior, assinando com a Epic, onde seu álbum auto-intitulado foi lançado. O álbum foi notável pelo menor Stevie Wonder-composto de sucesso, "O que você vai fazer com ele". No mesmo ano, ela contribuiu com vocais no álbum "Dimples" Dimples de Richard Dimples, especialmente no sucesso, "She's Got Papers on Me", onde ela pega Fields cantando sobre outra mulher, atacando-o verbalmente no monólogo final. Em 1983, ela lançou o álbum Wright Back at You, que contou com as composições de Marlon Jackson dos Jackson Five. Em 1985, Wright formou seu próprio rótulo, Miss B Records, emitindo o álbum, Sevens no ano seguinte.

Em 1988, Wright fez a história como a primeira artista feminina negra a marcar um álbum de ouro em seu próprio rótulo, quando seu álbum de 1987, a mãe Wit, conseguiu essa certificação. O álbum foi notável pelos sucessos "No Pain, No Gain", que retornaram para o top 20 no gráfico R & B pela primeira vez em uma década e "After the Pain".

Em 1990, ela teve um dueto de sucesso com Grayson Hugh no remake do sucesso de Champaign em 1981, "How 'Bout Us", e depois organizou as harmonias para "Venha fora do escuro" de Gloria Estefan, que atingiu o número um em 1991. Continuando a lançar material solo na década de 1990, seu álbum de 1994 B-Attitudes apresentou um dueto remixado de "Distant Lover" de Marvin Gaye. Desde então, ela se liberou várias gravações ainda enquanto ainda atuava com sucesso como um ato ao vivo.
Em 2001, um álbum de compilação, The Very Best of Betty Wright, foi lançado, juntamente com seu primeiro álbum de estúdio por vários anos, Fit for a King. Em 2008, Wright apareceu em uma faixa de Lil Wayne intitulada "Playing With Fire" no entanto, devido a uma ação judicial, a música foi removida do álbum on-line.

Em 2006, Wright apareceu no programa de TV Making the Band, nomeado por Sean Combs como treinador vocal do novo grupo feminino Danity Kane. Ela agora orienta vários jovens cantores e fez produção vocal para artistas como Gloria Estefan, Jennifer Lopez e Joss Stone. Junto com os co-produtores Steve Greenberg e Michael Mangini, Wright foi nomeado para o Grammy Award 2005 na categoria "Best Pop Album" para produzir o álbum de Joss Stone Mind Body & Soul.

Wright, Greenberg e Mangini também produziram duas faixas no álbum de 24 de Tom Jones, 24 horas: uma capa de "The Hitter" de Bruce Springsteen e "More Than Memories", escrita pela lenda Stax, Carla Thomas. O trio também produziu o álbum de estréia de Diane Birch em 2009. Em dezembro de 2010, Wright recebeu outra indicação ao Prêmio Grammy pela música, "Go", no Best Traditional R & B Vocal Performance. Em janeiro de 2011, foi anunciado que Wright lançaria seu primeiro álbum em dez anos. O álbum Betty Wright: The Movie, creditado em Betty Wright e The Roots, produzido por Wright e Ahmir Questlove Thompson foi lançado em 15 de novembro de 2011 na Sra. B Records / S-Curve Records. Betty Wright: The Movie também incluiu colaborações com Joss Stone, Snoop Dogg, Lil Wayne e Lenny Williams. "Surrender", uma faixa do álbum, foi nomeada para um Grammy 2011 na categoria "Best Traditional R & B Performance". "Grapes on a Vine", outra faixa do álbum, foi cantada por Lola em primeiro lugar em seu site oficial.

Na véspera de Ano Novo de 2011, ela apareceu na televisão BBC Two do Reino Unido, no show anual da Jools Hootenanny, apoiado pela Jools Holland Rhythm & Blue Orchestra. Ela realizou seus singles "Clean Up Woman" e "Shoorah! Shoorah!" Ao lado de "No meio do jogo (Não mude o jogo)" de Betty Wright: The Movie.
Várias das obras de Wright foram amostradas ao longo dos anos por músicos hip hop, rock e R & B. O riff da "Clean Up Woman" foi amostrado constantemente por atos como Afrika Bambaattaa, SWV, Mary J. Blige, Sublime e Chance the Rapper. O primeiro sucesso de Wright, "Girls Can not Do What Guys Do", foi amostrado para "Upgrade U" da Beyoncé. Em 1992, Wright processou os produtores por trás do sucesso da Color Me Badd, "I Wanna Sex You Up", depois de alegar que eles usaram a amostra de sua versão ao vivo sem autorização e sem permissão e processaram por royalties. Wright ganhou seu caso, ganhando 35 por cento dos royalties por escrever a música.

7 comentários:

  1. Como faço pra saber o nome das musicas ela e linda

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente Betty wrygth só para quem é da geração da boa música 😘😘🤗🤗

    ResponderExcluir
  3. A melhor de todas ela é de mais foi em show dela que nunca me esqueço 🤗🤗

    ResponderExcluir
  4. Fiquei sabendo hoje que a brtty Wright veio a óbito hoje e dele

    ResponderExcluir
  5. E verdade sobre a morte da cantora americana Betty white?

    ResponderExcluir
  6. Me lembro quando ela esteve no Brasil
    Foi uma grande espequitativa la no
    PALMEIRAS SHOW FANTÁSTICO
    SAUDADES.

    ResponderExcluir