terça-feira, 1 de agosto de 2017

Commodores (banda)



Os Commodores são uma banda americana de funk / soul, que estava em seu pico no final da década de 1970 até meados da década de 1980.
Os membros do grupo se encontraram como primários em Tuskegee Institute (agora Universidade Tuskegee) em 1968 e assinaram com a Motown em novembro de 1972, tendo primeiro atraído a abertura do público para The Jackson 5 enquanto estava em turnê.

O período mais bem sucedido do grupo foi no final da década de 1970 e no início dos anos 80, quando Lionel Richie era o principal vocalista.
Os maiores singles de sucesso da banda são baladas como "Easy", "Three Times a Lady" e "Nightshift"; E hits de música funky que incluem "Brick House", "Fancy Dancer", "Lady (You Bring Me Up") e "Too Hot ta Trot". Em 1986, os Commodores ganharam seu primeiro Grammy pela música "Nightshift".
Os Commodores reuniram-se originalmente de dois ex-grupos de estudantes, os Mystics e os Jays. Richie descreveu alguns membros dos Mystics como "buffs de jazz".
Juntos, uma banda de seis homens foi criada a partir da qual os indivíduos notáveis ​​foram Lionel Richie, Thomas McClary e William King dos Mystics; Andre Callahan, Michael Gilbert e Milan Williams eram dos Jays.
Eles queriam mudar o nome. Para escolher um novo nome, William "WAK" King abriu um dicionário e escolheu aleatoriamente uma palavra.

"Tivemos sorte", ele comentou com uma risada ao contar esta história à revista People. "Nós quase nos tornamos 'The Commodes!'

A banda originou-se enquanto seus membros participaram da Universidade Tuskegee no Alabama.

Depois de vencer o concurso anual de talentos de calouro da universidade, eles tocaram em festas de fraternidades, bem como um show de fim de semana no Black Forest Inn, um dos poucos clubes em Tuskegee que atendia estudantes universitários.
Eles tocaram principalmente músicas de capa e algumas músicas originais com seu primeiro cantor, James Ingram (não o famoso artista solo).

Ingram, mais antigo que o resto da banda, deixou de servir o serviço ativo no Vietnã, e mais tarde foi substituído por Walter "Clyde" Orange, que escreveria ou co-escreveria muitas de suas melodias de sucesso.

Lionel Richie e Orange alternaram como cantores principais.
(Orange foi o vocalista nos 10 melhores hits "Brick House" e "Nightshift".)

Os Commodores fizeram uma breve aparição no filme de 1978, graças a Deus, é sexta-feira. Eles tocaram a música "Too Hot ta Trot" durante o concurso de dança; As músicas "Brick House" e "Easy" também foram tocadas durante o filme.
"Machine Gun", o título principal do álbum de estréia da banda, tornou-se um elemento básico nos eventos esportivos americanos, e é apresentado de forma semelhante em muitos filmes, incluindo Boogie Nights e Looking for Mr. Goodbar.
 
Chegou ao No. 22 no Billboard Hot 100 em 1975. Outro instrumental, "Cebu" (nomeado após uma ilha nas Filipinas), mais tarde tornou-se um grampo [por quem?] No formato Quiet storm.
Três álbuns lançados em 1975 e 1976 (Pego no Ato, Movin 'On e Hot On The Tracks) são considerados o pico de seu período de funk mais difícil.
Após essas gravações, o grupo começou a se mover para um som mais suave.
Esse movimento foi insinuado em seus 1976 Top Ten hits "Sweet Love" e "Just to Be Close to You".
Em 1977, os Commodores lançaram "Easy", que se tornou o maior sucesso do grupo, alcançando o No. 4 nos EUA, seguido de "Brick House", também o top 5, ambos do álbum The Commodores, como era "Zoom".
O grupo alcançou o número 1 em 1978 com "Three Times a Lady". Em 1979, os Commodores marcaram outra balada dos cinco melhores, "Sail On", antes de chegar ao topo das paradas mais uma vez com outra balada, "Still".
Em 1981, eles lançaram dois hits de topo com "Oh No" (nº 4) e seu primeiro single alegre em quase cinco anos, "Lady (You Bring Me Up)" (nº 8).

Em 1982, Lionel Richie deixou de se dedicar a uma carreira solo. Skyler Jett substituiu Richie como cantor co-lead. Também em 1982, seu gerente Benjamin Ashburn, que também gerenciou outra banda, Platinum Hook morreu por um ataque cardíaco de 54 anos.
Ao longo do tempo, vários membros fundadores deixaram - McClary partiu em 1983 (pouco depois de Richie) para prosseguir uma carreira solo e desenvolver uma companhia de música gospel. McClary foi substituído pelo guitarrista-vocalista Sheldon Reynolds, enquanto LaPread partiu em 1986 e mudou-se para Auckland, Nova Zelândia e Reynolds partiram para Earth, Wind & Fire em 1987, o que levou o trompetista William "WAK" King a assumir as funções de guitarra primária para performances ao vivo .
O teclista Milan Williams saiu da banda em 1989 depois de recusar-se a visitar a África do Sul.

O grupo também gradualmente abandonou suas raízes funk e se mudou para a arena pop mais comercial. Em 1984, o ex-cantor de Heatwave, James Dean, "J.D." Nicholas assumiu os deveres vocais de co-lider com o baterista Walter Orange.
A banda permaneceu sem sucesso até 1985, quando seu álbum final da Motown, Nightshift, produzido por Dennis Lambert - todos os álbuns anteriores foram produzidos por James Anthony Carmichael - entregou o título título premiado do Grammy "Nightshift" (nº 3 nos EUA), um Homenageando Marvin Gaye e Jackie Wilson, que morreram no ano anterior. Em 2010, uma nova versão foi gravada, dedicada a Michael Jackson.
Os Commodores estiveram em uma turnê européia em Wembley Arena, Londres, em 25 de junho de 2009, quando eles saíram do palco depois que eles disseram que Michael Jackson morreu. Inicialmente, a banda achou que era um engano.
No entanto, de volta aos vestiários eles receberam confirmação e quebraram em lágrimas. Na noite seguinte, na NIA Arena de Birmingham, J. Nicholas adicionou o nome de Jackson na letra da música e, a partir daí, os Commodores mencionaram Jackson e outros cantores de R & B falecidos.
Assim, surgiu a inspiração no aniversário de um ano da morte de Jackson, para recorde, com novas letras, a música de sucesso "Nightshift" como uma homenagem.
 "Nightshift" ganhou The Commodores seu primeiro Grammy para Melhor R & B Performance por um Duo ou Group With Vocals em 1985.
Em 1990, os Commodores formaram a Commodores Records e re-gravaram seus 20 maiores sucessos como Commodores Hits Vol. I & II. Eles gravaram um álbum ao vivo Commodores Live! Juntamente com um DVD do mesmo nome, e um álbum de Natal intitulado Commodores Christmas. Em 2012, a banda estava trabalhando em material novo, algumas contribuições escritas por membros atuais e anteriores.

Os Commodores agora consistem em Walter "Clyde" Orange, James Dean "J.D." Nicholas e William "WAK" King, juntamente com sua banda de cinco peças, conhecida como "Mean Machine". O grupo continua a tocar, jogando em arenas, teatros e festivais ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário