terça-feira, 1 de agosto de 2017

Sister Sledge (banda)

Sister Sledge é um grupo vocal musical americano da Filadélfia, Pensilvânia. Formado em 1971, o grupo consistiu de irmãs Debbie, Joni, Kim e Kathy Sledge. Simbolizando valores familiares fortes, os irmãos alcançaram o sucesso internacional no auge da era do disco.  
O ano de 1979 viu o lançamento de seu álbum inovador We Are Family, que atingiu o número três no US Album Chart e foi Platinum. O álbum incluiu o single "We Are Family" de 1979, que alcançou o número dois no Billboard Hot 100 dos EUA e obteve-lhes uma indicação ao Prêmio Grammy, juntamente com outros dois sucessos internacionais de 1979, "He's the Greatest Dancer" e "Lost in Music" .Seus outros hits nos EUA incluem um remake de 1982 de Mary Wells, "My Guy", e outros sucessos internacionais incluem "Mama Never Told Me" (1975), "Thinking to You" (1984), antes de chegar ao número um sobre o UK Singles Chart com a música "Frankie" em 1985. As versões remixadas de três de seus singles em 1993 retornaram ao Top 20 do Reino Unido. Após a partida de Kathy em 1989, o grupo operou como um trio (com Kathy ocasionalmente se reencontrar para Performances únicas e vários lançamentos na década de 1990) até a morte de Joni em 2017. Em 2015, Irmã Sledge realizou para o Papa Francis no Festival Mundial das Famílias na Filadélfia.
 Filhas do dançarino da Broadway Edwin Sledge (1923-1996) e atriz Florez Sledge (1928-2007), Debbie Sledge (nascido em 9 de julho de 1954), Joni Sledge (13 de setembro de 1956 - 10 de março de 2017), Kim Sledge (nascido 21 de agosto de 1957) e Kathy Sledge (nascido em 6 de janeiro de 1959) receberam treinamento vocal por sua avó Viola Williams, ex-cantora de ópera de soprano lírica e protegida da líder de direitos civis, Mary McLeod Bethune. Sob a orientação de Viola, eles cantavam regularmente na igreja da família, o Templo Williams, o Episcopal Metodista Cristão (CME), até formar uma banda e se apresentar em eventos de caridade e políticos em toda a Filadélfia, apropriadamente nomeados "netos da Sra. Williams".

 O grupo viajou muito da Costa Leste, incluindo Nova York, Nova Jersey e a cidade natal da Filadélfia, com Florez agindo como seu gerente (e motorista de ônibus turístico) e Debbie como diretor musical. Eles lançaram seu primeiro single "Time Will Tell" em 1971 no rótulo de música local Money Back. Em 1973, eles lançaram o single "Mama Never Told Me", que se tornou um dos 20 melhores do Reino Unido em 1975, mas foi com o Patrick Grant & Gwen Guthrie single "Love Do not Go Through No Changes On Me" ( Lançado em 1974) que os irmãos gostaram do primeiro gosto de sucesso. A música foi um grande sucesso no Japão e, como resultado, as meninas foram levadas para o país para se apresentar no Festival de Música de Tóquio, onde ganharam o Prêmio de Prata. As irmãs também tocaram no concerto do Zaire 74 na África ao lado de James Brown durante o evento de boxe The Rumble in the Jungle.O primeiro álbum da irmã Sledge Circle of Love foi lançado pela ATCO (uma subsidiária da Atlantic Records) em 1975 e incluiu músicas escritas por Gwen Guthrie e o namorado de Gwen, o baixista de estúdio Patrick Grant. O grupo teve algum sucesso na Europa e, como resultado, o álbum Together foi gravado na Alemanha em 1977. 
Lançado através do rótulo Cotillion, outra subsidiária do Atlântico, o álbum produziu um golpe menor com o single "Blockbuster Boy" alcançando o No. 61 em O gráfico R & B dos EUA. Perto do final da década, as quatro irmãs se formaram.
 Em algo de encruzilhada em suas carreiras, o futuro parecia um pouco incerto para o grupo, mas o Atlantic Records os conectou com os produtores Nile Rodgers e Bernard Edwards da banda Chic, e tudo isso mudou.  
Após alguns desafios iniciais em trabalhar de forma colaborativa, o álbum inovador We Are Family foi gravado e lançado pela Cotillion. O single principal "He's the Greatest Dancer" traçou o número 1 do R & B e foi um sucesso no número 9. 
 Em 1979, o título de título histórico de "We Are Family" seguiu e se tornou um mapa mundial de sucesso no No. 2 pop e No. 1 R & B. A música e o grupo foram nomeados para um Prêmio Grammy e "We Are Family" foi adotado como o hino oficial para The Pittsburgh Pirates que passou a ganhar a World Series naquele ano. Sister Sledge foi devidamente convidada a interpretar o hino nacional no jogo de abertura diante de 45 mil fãs. O álbum foi certificado platina pela RIAA e produziu mais dois clássicos clássicos, "Lost in Music" e "Thinking of You". Por volta dessa época, Debbie Sledge passou a licença de maternidade e a irmã mais velha, Carol, preenchida por ela.
 
O grupo também foi nomeado como Best New Artists dos Billboards. Em 1980, seu álbum de acompanhamento Love Somebody Today (também escrito e produzido por Nile Rodgers e Bernard Edwards) foi lançado. O single principal "Love Somebody Today" marcou moderadamente bem, traçando no n. ° 6 no R & B e no 64 no gráfico pop. Começou uma extensa turnê ao vivo de três anos e o quarteto realizou shows esgotados em todo o mundo.Em 1981, Irmã Sledge trabalhou com Narada Michael Walden, que produziu seu quinto álbum de estúdio, All American Girls.  

O projeto foi concebido como uma colaboração, mas o álbum resultante é geralmente atribuído a Narada Michael Walden. A faixa-título tornou-se um número três de sucesso de R & B, mas os seguintes singles "Próxima vez que você sabe" e "Se você realmente me deseja" fez apenas negócios moderados.  
Como uma homenagem ao falecido Bob Marley, uma mistura influenciada pelo reggae do quarto lançamento do álbum "He's Just A Runaway" foi gravada no Radio City Music Hall, em Nova York. As meninas autoproduziram o próximo disco The Sisters em 1982. O álbum gerou o No. 14 R & B e o hit No. 23 "My Guy" (uma capa do clássico Mary Wells). O grupo posteriormente apareceu em um episódio popular de The Jeffersons, no qual eles tocaram a música.
 O álbum Bet Cha Say That to All the Girls foi lançado em 1983, o principal single do qual apresentou o cantor de jazz americano Al Jarreau. 
 O grupo sofreu um sucesso considerável em 1984, quando lançaram "Thinking of You" e "Lost in Music" no Reino Unido, o último atingindo o número 4. No ano seguinte, viu o lançamento do seu 7º álbum de estúdio. Quando o Boys Meet the Girls e sucesso contínuo no Reino Unido. Lançado pela Atlantic Records, o single "Frankie" atingiu o primeiro lugar no UK Singles Chart, passando quatro semanas no n. ° 1 e, consequentemente, indo para o ouro.Em 1989, Kathy deixou o grupo para se dedicar a uma carreira solo. Debbie, Joni e Kim continuaram a atuar como Irmã Sledge e, em 1992, colaboraram com o Bluey do grupo de jazz ácido do Reino Unido, Incognito, no single "World Rise and Shine".  
A música apareceu em seu álbum de grandes sucessos And Now ... Sledge ... Again. O single alcançou o número 1 na Itália e resultou no trio que hospedava seu próprio programa de TV lá. O grupo (incluindo Kathy) experimentou um ressurgimento do sucesso no Reino Unido no ano seguinte, quando o remix de Sure We Pure foi "lançado" e atingiu o ponto 5, seguido de remixes de "Lost in Music" e "Thinking de você". Um álbum de grandes sucessos, The Very Best of Sister Sledge 1973-93, também foi lançado. Em 1996, depois de assistir a um tiroteio em Los Angeles, Joni Sledge escreveu a música de protesto "Brother, Brother stop" que foi gravada pelo trio e apareceu em um novo CD de grandes sucessos. Em 1997, Joni produziu o 8º álbum de estúdio do grupo African Eyes, que conquistou aclamação da crítica e foi nomeado para um Grammy como o CD mais produzido.
 Em dezembro de 2000, Irmã Sledge atuou na Casa Branca para o Presidente e Primeira Dama na última festa de Natal da Administração Clinton.  
No ano seguinte, no resumo do 11 de setembro, as quatro irmãs reescreveram "We Are Family" como um recorde de benefícios com uma série de outros artistas, incluindo Diana Ross e Patti Labelle. Debbie, Joni e Kim produziram material solo durante este período antes de serem reunidos no estúdio para gravar o álbum Style em 2003. Devido a dificuldades legais, o projeto permanece oficialmente inédito.Kim, um ministro ordenado, demorou algum tempo do grupo e Joni e Debbie continuaram a turnê (com vários artistas convidados, incluindo a filha de Debbie, Camille Sledge, completando um trio) e, em 2005, tocaram no famoso palco da pirâmide na Glastonbury Music Festival no Reino Unido. Em 2011, Kathy foi convidada para se juntar a eles por uma aparência única no episódio "Women Who Rock" do programa de entrevistas da Oprah Winfrey.Em 2014, Debbie e Joni encabeçaram no festival Tramlines em Sheffield, Reino Unido, juntamente com ícones de hip-hop, Public Enemy e colaboraram com o produtor eletrônico escocês The Revenge, gravando a faixa "Stay A While" em Londres.  
Com Kim re-juntando-se em 2015, as três irmãs se apresentaram em benefício de caridade em grande escala em Londres para Save the Children e foram convidadas a atuar para o Papa Francis junto com Aretha Franklin e Andrea Bocelli no Festival Mundial das Famílias em Filadélfia, PA:  
O último desempenho - no Eakins Oval Stage em 26 de setembro de 2015 - foi coberto pela mídia mundial e foi viral devido a multidões de freiras na audiência que dançam em "We Are Family" (Debbie não participou desse desempenho).Debbie, Joni e Kim logo lançaram o conceito de marca, Nothing Is Greater Than Love.Joni Sledge, nascido em 13 de setembro de 1956, morreu por causas naturais em sua casa em Phoenix, Arizona, na sexta-feira, 10 de março de 2017. Ela tinha 60 anos. Após a morte de Joni, Debbie e Kim anunciaram que continuarão a atuar como Irmã Trenó.

Chic (banda)

Formada nos Estados Unidos entre os anos de 1975 e 1976 pelo guitarrista Nile Rodgers e pelo baixista Bernard Edwards, o Chic é até hoje considerada uma das melhores e mais influentes bandas da era disco. Com uma mistura de R&B, funk e soul music, a banda lançou alguns dos mais famosos clássicos do gênero, como "Dance Dance Dance" (1977), "Everybody Dance" (1977), "Le Freak" (1978), "I Want Your Love" (1978), "Good Times" (1979) e "My Forbidden Lover" (1979).

A história da banda começa em 1970, quando Rodgers e Edwards se conhecem a acabam por formar uma banda de rock chamada The Boys, que posteriormente mudaria seu nome para Big Apple. A troca de nome não rsultou em nada, pois mesmo assim eles eram simplesmente ignorados pelo fato de serem negros querendo fazer um som spostamente de brancos.
Mas em 1976 eles se juntam ao percussionista Tony Thompson, ex-integrante de bandas como Labelle e Ecstacy, Passion & Pain, e começam a tocar inicialmente como um trio.
Logo eles perceberam que precisavam de um vocalista e, no mesmo ano, a cantora Norma Jean entra na banda. Em 1977 lançam o álbum de estreia, cujas faixas "Dance Dance Dance" (Yowsah Yowsah Yowsah) e "Everybory Dance" são os hits daquele momento, e conquistando um disco de ouro. Logo após esse trabalho, Rodgers e Edwards produzem o álbum solo de Norma, lançado naquele mesmo ano com o título "Norma Jean", apresentando o sucesso dançante "Saturday". A dupla ainda produziu para Norma o histórico disco "We Are Family", do quarteto Sister Sledge, do qual ela também participava.

Envolvida com tantos trabalhos, Norma decidiu abandonar o Chic, mas indicou sua amiga Luci Martin para ser a nova vocalista.

 Luci foi admitida na banda, mas não como vocalista principal e sim como back up vocal, pois a vocalista Alfa Anderson, que havia trabalhado com a banda no disco de estreia, ganhou o posto. Em 1978, já com Alfa nos vocais, a banda lança seu álbum considerado um clássico, "C'est Chic", que ganha o disco duplo de platina e traz inesquecíveis canções como "I Want Your Love" e "Le Freak". No ano seguinte mais um imenso sucesso, o álbum "Risque", que trouxe canções como "My Feet Keep Dancing", "My Forbidden Lover" e "Good Times", esta última que influenciou a maioria das bandas de disco e funk da época, além de ter servido como base para as primeiras músicas de Hip Hop.

Na década de 1980, com a queda da Disco Music, a banda lutou para manter músicas nas paradas e fazer com que seus álbuns vendessem. Mas o fraco sucesso e as baixas vendas levaram ao fim da banda em 1985. Em 1992 a banda se juntou novamente para lançar o álbum "Chic-Ism", com a canção "Chic Mystique", aclamada pelo público e crítica, levando a banda a uma nova turnê mundial. No mesmo ano, Nile recebeu o titulo de Top Productor World e foi incluído no Hall da Fama dos compositores. No dia 18 de abril de 1996, seu eterno parceiro Bernard Edwards morreu vítima de pneumonia aos 43 anos. Mesmo sem ele, a banda continuou com os shows e, em 2003, foi a vez de Thompson, vítima de câncer nos rins, morrer no dia 12 de novembro aos 48 anos.

Earth, Wind & Fire (banda)



O Earth, Wind & Fire é uma banda renomada dos Estados Unidos fundada em 1969 por Maurice White, a banda domina diferentes estilos musicais como funk, R&B, disco music e soul.
A história do Earth, Wind & Fire começa em Memphis, em 1941, onde nasce Maurice White, fundador da banda.
Em plena adolescência, ele e a família se mudam para Chicago, onde Maurice começa a trabalhar como baterista da gravadora Chess Records.
Em 1967, passa a integrar o Ramsey Lewis Trio por pouco tempo, pois em 1969 ele se junta a mais dois amigos, Wade Flemons e Don Whitehead, e conseguem assinar contrato com a gravadora Capitol Records, sob o nome de "Salty Peppers".
Porém Maurice achou que o nome da banda não caía tão bem, então resolveu mudar o nome de "Salty Peppers" para "Earth, Wind & Fire", nome baseado no signo de Sagitário (signo de Maurice).
Na astrologia, o signo de sagitário tem como elemento de regência natural o fogo e regências sazonais em terra e vento.
Ainda em 1969, entram na banda o vocalista Sherry Scott e o percussionista Phillard Williams e, em 1970, o irmão mais novo de Maurice, Verdine, entra como baixista, tendo Michael Beale na guitarra, Chester Washington na bateria, Leslie Drayton no trompete e Alex Thomas como trombonista, - que inicialmente era o arranjador da banda - e Flemons nos vibes, piano elétrico e vocais. Já em estúdio, em 1970 lançam o primeiro auto-intitulado disco da carreira e, em 1971, o álbum The Need Is Love, que trazia o single "I Think About Lovin' You".
Após o lançamento de The Need Is Love, a banda se desmanchou, ficando apenas os irmãos White e, imediatamente após a saída dos músicos, Maurice e Verdine começaram a trabalhar numa nova formação.
O primeiro membro a entrar na banda foi Jessica Cleaves nos vocais, Ronnie Laws no saxofone, Roland Bautista na guitarra, Larry Dunn nos teclados, Ralph Johnson na percussão e Philip Bailey nos vocais e percussão.
Com uma nova formação e uma nova gravadora, a Columbia CBS, lançam o disco Last Days and Time, que trazia canções como "Where Have All The Flowers", "Make It With You" e a canção Power, onde Maurice introduz pela primeira vez na banda a Kalimba (instrumento musical africano), que é marca registrada do grupo até hoje.
Em 1973 sai o álbum Head To The Sky, que rendeu os dois primeiros sucessos, "Evil", co-escrito por Maurice e Philip, e a faixa título "Keep Your Head To The Sky", ambos ficando entre as 30 melhores R&B. No ano seguinte, o álbum "Open Our Eyes" trazia canções como "Mighty Mighty", que ficou entre as 30 primeiras na parada pop americana, e "Devotion", que continha uma mensagem espiritual muito profunda.
O sucesso internacional só veio em 1975, com a trilha sonora de That's The Way Of The World. Apesar do filme não ter feito grande sucesso, a trilha sonora feita inteiramente pelo Earth Wind & Fire foi um sucesso com canções como "Shining Star", "That's The Way Of The World", "Africano" e "Reasons" que deram ao grupo o Grammy de melhor álbum de funk. No mesmo ano, sai o disco Gratitude, que trazia canções como "Can't Hide Love" e "Sing A Song"; e o Earth, Wind & Fire recebe o disco de platina.
Em paralelo à banda, Maurice criou a Kalimba Productions que passou a produzir todos os discos da banda e de artistas como Deniece Williams, Barbra Streisand, e bandas como The Emotions.
Em 1976, sai o álbum Spirit que trouxe canções como "Getaway", "Imagination" e "Saturday Night", foi a partir de Spirit que a banda passou a trabalhar mais as performances ao vivo com lasers, efeitos de luz, violinistas, pirâmides voadoras e roupas coloridas e divertidas que acabaram por se tornar marca registrada da banda.
Em 1977, outro grande sucesso, o álbum All'n'All que trouxe inesquecíveis músicas como "Jupiter", "Be Ever Wonderfull", "Love's Holiday", "I'll Write A Song For You" e "Fantasy", nesta mesma época o Earth Wind & Fire introduziu em suas performances uma mega pirâmide que engolia a banda como num truque de mágica.
1978 foi um ano especial para a banda, pois lançaram o álbum The Best Of EW&F Vol I, que trouxe os grandes sucessos e três inéditas, "Love Music", "Got To Get You Into My Life" (música tema do filme Sgt.Pepper's Lonely Heart's Club Band) e o efêmero sucesso da disco music, "September" (produzida para uma campanha da Unicef), em 1979 outro mega sucesso, o álbum I Am, no auge da era disco o álbum trouxe canções como "In The Stone", "Let Your Feelings Show", "After The Love Has Gone" e "Boogie Wonderland".
A banda entra na década de 80 a toda força com o álbum duplo Faces, em 1981 lançam o álbum Raise!, que levou o disco duplo de platina e trouxe músicas como "My Love", "Wanna Be With You" e "Let's Groove", e em 1983 o álbum Powerlight de grande sucesso, entre 83 e 86 a banda dá uma pisada no freio e uma relaxada rápida, pois em 1987 lançam o single System of Survival que atinge o primeiro lugar na Billboard e "Thinking Of You" que integram o disco Touch The World do mesmo ano, em 1988 sai o álbum The Best Of EW&F VOL II.
Em 30 de julho de 1993 o saxofonista Don Myrick foi baleado fatalmente pelo Departamento de Polícia de Los Angeles em um caso de erro policial.
 Cinco anos mais tarde, Maurice White anunciou que ele foi diagnosticado com a Doença de Parkinson. Em 13 de outubro de 1993, o ex-Earth, Wind & Fire, membro de 1970-1972, Wade Flemmons morreu em Battle Creek, Michigan.
Em 15 de setembro de 1995 Earth, Wind & Fire foi homenageado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.
Mesmo sem fazer turnês devido ao problema de saúde de Maurice, ele continuou gravando e produzindo a banda, In The Name Of Love foi lançado em 1997, pela Pyramid Records.
Em 2000, a banda foi incluída no Hall da Fama do Rock ‘n’ Roll, em 2003 foram incluídos no Hollywood's RockWalk e Maurice e Philip no Hall da Fama dos vocalistas. Em 2002 lançam o álbum Live In Rio, gravado em 1980 no ginásio do Maracanãzinho no Rio de Janeiro, em 2003 colocam no mercado o álbum The Promise que faz grande sucesso e traz a música All In The Way", que entra para a lista de clássicos da banda. Em 2004, a banda lança o disco Illumination que foi indicado ao Grammy na categoria R&B e indicada ao Soul Train Music Award.
Nos últimos dois anos, a banda vem realizando shows com a banda Chicago.
 Em 11 de Dezembro de 2007, a banda realizou um show no prêmio Nobel da Paz em Oslo, Noruega; junto com outros artistas e foi transmitido ao vivo para mais de 100 países, incluindo o Brasil. Em toda a carreira o Earth, Wind & Fire vendeu mais de 80 milhões de discos, ganhou 40 Music American Awards, 7 Grammys, além de 22 indicações ao mesmo prêmio.
As canções "September" e "Boogie Wonderland" integram a Trilha Sonora do filme francês "Intouchables" produzido em 2011 por Olivier Nakache e Éric Toledano, o mais rentável filme francês da história, estrelado por François Cluzet e Omar Sy.
Em fevereiro de 2016, o fundador da banda Maurice White morre aos 74 anos, na sua casa, em Los Angeles. Ele sofria de mal de Parkinson. Maurice White revelou que sofria de Parkinson em 2000, na época em que a banda entrou no Hall da Fama do Rock. Mas ele já tinha sintomas do mal desde os anos 80. Ele parou de fazer turnês com o grupo em 1995, mas o Earth, Wind & Fire continuou em atividade.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Roberta Flack

Roberta Flack (1937) é uma cantora, compositora e pianista norte-americana. É conhecida, sobretudo por baladas de sucesso dos anos 70, como Killing Me Sofily With His Song e The Closer I Get to You.
Roberta Flag (1937) nasceu em Black Mountain, Carolina do Norte, Estados Unidos, no dia 10 de fevereiro de 1937. Filha do organista de uma igreja protestante de Nashville, desde pequena aprendeu a tocar piano e cantar. Formou-se em música na Universidade de Howard.
Depois de formado, foi descoberta por Less McCam, enquanto cantava e tocava jazz em uma boate em Washington. Em 1969 assinou contrato com a Atlantic Records. Nesse mesmo ano, gravou seu primeiro LP “First Take”. Em seguida lançou “Chapter Two” (1970).
O sucesso de Roberta Flack só veio em 1971, com a música “First Time Ever I Saw Your Face”, gravada em seu primeiro LP, quando o diretor de cinema Clint Eastwood a incluiu na trilha sonora do filme, Play Musty For Me (Perversa Paixão), o que levou a música a permanecer por seis semanas consecutivas em primeiro lugar nas paradas de sucesso, em 1972.
Ainda em 1972, Roberta Flack entrou nos estúdios, junto com o cantor Donny Hathaway para gravar o disco “Roberta Flack & Donny Hathaway”, que fez sucesso com a música “Were is the Love”, a versão do clássico de Carole King, You’ve Got a Friend. A música foi vencedora do Grammy em 1972.
O sucesso da Cantora se firmou em 1973, com a música “Killing Me Softly With His Song”, que permaneceu cinco semanas em primeiro lugar nas paradas da Billboard 100, e conquistou três Prêmios Grammy, incluindo a de Canção do Ano. A música se tornou um dos grandes hits da música contemporânea.
Em 1977, Roberta Flack gravou a canção “The Closer I Get to You”, em dueto com Donny Hathaway, um grande sucesso dos anos 70. Flack e Hathaway gravaram vários duetos juntos, incluindo dois LPs, até a morte de Hathaway em 1979.
Em 1983, Roberta gravou a música “This Side of Forever”, a pedido do diretor Clint Eastwood, para o filme Dirty Harry Sudden Impact, o quarto da série Dirty Harry. Em 1986, gravou a canção intitulada “Together Through The Years” para a série Valerie, da NBC, mais tarde conhecida como The Hogan Family. A canção foi usada durante as seis temporadas da série, encerrada em 1991.
Em 1999 seu nome recebeu uma estrela na calçada da fama em Hollywood. Nesse mesmo ano, iniciou uma turnê na África do Sul, quando contou com a presença de Nelson Mandela. Em 2010, a cantora se apresentou no 52º Prêmio Grammy Anual, cantando a música “Where Is The Love”, em dueto com Maxwell.
Depois de oito anos sem gravar, em fevereiro de 2012 Roberta Flac lançou um disco inteiramente dedicado ao repertório dos Beatles (onze composições da dupla John Lennon & Paul McCartney e uma de George Harrison). Roberta consegue revisitar canções com uma roupagem soul, sem descaracterizá-las.

Kool & The Gang (banda)

Kool & The Gang vendeu mais de 70 milhões de álbuns em todo o mundo e influenciou a música de três gerações.Graças a músicas como Celebration, Cherish, Jungle Boogie, Summer Madness e Open Sesame, ganharam dois Grammy Awards, sete American Music Awards, 25 Top Ten R & B hits, nove Top Ten Pop hits e 31 álbuns de ouro e platina. A Kool & The Gang realizou-se continuamente nos últimos 45 anos, mais do que qualquer grupo de R & B na história.Seu funk à prova de balas e arranjos difíceis e jazzísticos também os tornaram a banda mais provada de todos os tempos.Em 1964, Khalis Bayyan (AKA Ronald Bell) e seu irmão, Robert "Kool" Bell, juntaram-se aos amigos do bairro de Jersey City Robert "Spike" Mickens, Dennis "Dee Tee" Thomas, Ricky Westfield, George Brown e Charles Smith para criar um único Mistura musical de jazz, alma e funk.Em primeiro lugar, chamando-se os Jazziacs, eles passaram por vários nomes - The New Dimensions, The Soul Town Band, Kool & The Flames - antes de se instalarem em seu apelido.Ao longo dos próximos anos, eles solidificaram sua química musical na cena musical da Costa Leste, apoiando atos como Bill Cosby, Ritchie Havens e Richard Pryor.O álbum de estréia de 1969, intitulado auto-intitulado, apresentou seu som instrumental de assinatura e arranjos de chifres ferozes, e gerou o primeiro single de Billboard R & B, Kool and the Gang.

Em 1969, Kool & The Gang lançou seu álbum de estréia auto-intitulado.
 
Foi a introdução de um tema, a música é a mensagem, que a Kool & The Gang aguarda hoje.O álbum instrumental era uma expressão de seu profundo amor pela música. Também foi uma introdução ao seu som de assinatura e aos arranjos de chifres ferozes criados por Khalis, Dee Tee e Spike.Seu álbum de estréia gerou seu primeiro Billboard R & B e Kath e The Gang e, mais tarde, Let The Music Take Your Mind.Em 1970, seu audaz segundo ano, o Live At The Sex Machine atingiu o n. ° 6 no quadro R & B da Billboard e produziu três singles de sucesso:Man Funky, Quem vai pegar o peso e quero te levar mais alto.Em seguida, chegou o melhor do Kool & The Gang com o Penguin, Kool & The Gang Live at PJ's, Music Is The Message e Good Times, o que ajudou a solidificar um som que surpreendeu não só fãs, mas contemporâneos como James Brown e Nina Simone.A reputação estelar da banda cresceu com cada álbum, mas o disco de ouro de 1973 Wild & Peaceful tomou Kool & The Gang para outro nível (# 6 R & B, Pop), estimulado pelos hinos imortais do partido Funky Stuff, Hollywood Swinging e o sketch de platina Jungle Boogie.Hits como Higher Plane (R & B), a clássica Summer Madness (destaque na banda sonora do filme Grammy-winning Rocky) e LPs Spirit of the Boogie, Love & Understanding e Open Sesame seguiram. A faixa do título deste último foi destaque na trilha sonora do filme mais vendida de todos os tempos, Saturday Night Fever, ganhando o grupo seu segundo Grammy.Em 1979, Kool & The Gang revelou um som novo e suave com Ladies Night. Produzido pelo lendário músico pop / jazz Eumir Deodato, tornou-se seu primeiro álbum de platina. A faixa do título R & B também atingiu o Pop. Foi seguido de Too Hot (R & B, Pop). Os anos 80 iriam vê-los dominar o mainstream, começando com o álbum de dupla platina Celebrate (impulsionado pela explosão internacional Celebration, que passou seis semanas no topo do gráfico R & B e tornou-se Pop Single).Celebração, que jogou como os reféns americanos retornaram do Irã, permanece de rigueur em ocasiões alegres em todo o mundo.Os Smashes Get Down On It, Take My Heart, Let's Go Dancing, Joanna, Tonight, Misled, o R & B, o gigante pop Cherish eo hino R & B Fresh (estes últimos três da LP LP multi-platinum) solidificaram o estrelato internacional do grupo. Kool & the Gang obteve endonstrações comerciais globais, apoiou inúmeras causas de caridade e foram o único grupo americano a participar do projeto de Do They Know It's Christmas, de Band Aid, para as vítimas da fome na África.Com a explosão do hip-hop nos anos 90, o incrível catálogo de grooves da Kool & the Gang os fez favoritos de DJ, e eles ficaram em segundo lugar apenas para o ícone de R & B James Brown como fontes de amostras de música de rap.Os Hits Reloaded de 2004 encontraram a banda colaborando com acólitos como Lil 'Kim, Sean Paul, Ashanti e Blackstreet, entre outros. Kool & The Gang continua a atuar para o público cheio de fãs novos e antigos em todo o mundo.A banda voltou a entrar na Billboard R & B chart com Steppin 'Into Love de 2006. Em 2006, a Kool & The Gang recebeu o prêmio NARM (National Association of Recording Merchandisers) para a conquista da vida nas vendas recorde.

domingo, 30 de julho de 2017

Rick James

(Nascido James Ambrose Johnson, Jr. 1 de fevereiro de 1948 - 6 de agosto de 2004) era um músico e compositor americano.Influenciado por cantores como Marvin Gaye e Smokey Robinson, James começou a cantar em grupos doo-wop e R & B como adolescente em sua cidade natal de Buffalo, Nova York. Depois de entrar nos EUAMarinha para evitar ser redigida, deserta Toronto, Canadá, onde formou a banda Rock e R & B, Mynah Birds, cuja formação incluía Bruce Palmer, Neil Young e Nick St. Nicholas. O mandato de James com o grupo foi interrompido depois que as autoridades militares descobriram seu paradeiro enquanto ele estava em sessões de gravação com a Motown Records em 1966.James cumpriu uma pena de prisão de um ano relacionada aos rascunhos. Após a libertação, James mudou-se para a Califórnia para retomar sua carreira no Mynah Birds. Depois que esse grupo se dissolveu, James começou uma série de bandas de rock na Califórnia e trabalhou para a Motown como compositora sob o apelido "Ricky Matthews".


Em 1977, ele assinou com uma marca da Motown, Gordy Records, como artista de gravação, lançando sua estréia, Come Get It !, em abril de 1978.O álbum vendeu mais de 2 milhões de cópias e lançou sua carreira como artista funk e soul. Seu álbum mais popular, 1981's Street Songs, lançou-o no superstardom graças aos singles de sucesso, "Give It to Me Baby" e "Super Freak", a última canção se tornando sua música de assinatura e a base do maior sucesso do MC Hammer, " U não pode tocar isso. "
 
James eventualmente processou por royalties.
 
Depois de ser creditado como escritor da música, James tornou-se o destinatário de 1991 de um Melhor R & B Song Grammy para compor a música. Devido a este sucesso, James foi chamado de "rei do punk funk", por sua mistura de funk, soul e música rock subterrânea. Além de seu próprio sucesso, James surgiu como compositor e produtor de sucesso para outros artistas, como Teena Marie, The Mary Jane Girls, The Temptations, Eddie Murphy e Smokey Robinson.Um vício em drogas dificultou sua carreira no final da década de 1980. Na década de 1990, seus problemas legais, incluindo o seqüestro e torturando duas mulheres enquanto ele estava sob a influência de crack, resultaram em sua sentença de três anos na prisão estadual de Folsom da Califórnia.James foi libertado em liberdade condicional em 1996 e retomou sua carreira musical lançando o álbum, Urban Rapsody, em 1997.Um golpe leve sofrido durante um concerto em 1998 interrompeu sua carreira por um breve período de tempo. James recebeu nova notoriedade em 2004, quando ele apareceu (como ele mesmo) em um episódio de Chappelle's Show, em um segmento de Charlie Murphy "True Hollywood Stories" que satirizou o estilo de vida selvagem de James. James morreu mais tarde naquele ano devido à insuficiência cardíaca aos 56 anos.
 James Ambrose Johnson Jr. nasceu em 1 de fevereiro de 1948, em Buffalo, Nova York, para Mabel (née Sims) e James Ambrose Johnson Sr. Ele foi um dos oito filhos. O pai de James, um trabalhador de automóveis, deixou a família quando James tinha 10 anos.Sua mãe era uma dançarina para Katherine Dunham, e depois correu para a Mafia para ganhar a vida. A mãe de James o levaria à sua rota de coleta, e foi nos bares onde ela trabalhou que James conseguiu ver artistas como John Coltrane, Miles Davis e Etta James.
 
James afirmou mais tarde na autobiografia, Glow, que ele perdeu sua virgindade aos "9 ou 10 anos" para uma garota local de 14 anos, afirmando que sua "natureza gentil veio no início".James eventualmente freqüentou Orchard Park High School e Bennett High School antes de sair. James foi introduzido em drogas em uma idade adiantada e, como um adolescente novo, foi roubado para o roubo.Devido às suas temporadas na prisão por roubo, James entrou na Marinha dos Estados Unidos às 14 ou 15, mentir sobre sua idade, para evitar o rascunho. Durante esse período, ele também se tornou um baterista para grupos locais de jazz na cidade de Nova York.Devido a ele ter perdido suas sessões de reserva duas vezes por mês no USS Enterprise, ele se viu encomendado ao Vietnã.Em 1965, ele fugiu para Toronto, onde fez amizades com os músicos locais Neil Young e Joni Mitchell.Para evitar ser pego pelas autoridades militares, James foi sob o nome assumido, "Ricky James Matthews".No mesmo ano, James formou The Mynah Birds, uma banda que produziu uma fusão de soul, folk e música rock.
 
Em 1965, a banda registrou brevemente a divisão canadense da Columbia Records, lançando o single "Mynah Bird Hop" / "Mynah Bird Song".Em um ponto, Nick St. Nicholas de mais tarde fama de Steppenwolf era um membro; Eventualmente, o baixista Bruce Palmer o substituiu quando "Mynah Bird Hop" foi gravado. James e Palmer recrutariam os guitarristas Tom Morgan e Xavier Taylor e o baterista Rick Mason para formar uma nova série de Mynah Birds e logo viajaram para Detroit para gravar com a Motown. Antes que o grupo começasse a gravar suas primeiras músicas para o rótulo, Morgan deixou, infeliz com a atitude do rótulo em relação aos músicos. Neil Young finalmente tomou seu lugar. Foi em Detroit que James conheceu seus heróis musicais, Marvin Gaye e Stevie Wonder. Depois de conhecer a Wonder e dizer-lhe o nome dele, Wonder sentiu que o nome "Ricky James Matthews" era "muito longo" e, em vez disso, disse a James para encurtá-lo para "Ricky James".Em 1966, uma disputa financeira em Toronto entre James e o manipulador de Mynah Bird, Morley Shelma levou à aprendizagem da Motown sobre o status de fugitivo de James com a Marinha. Com a esperança de antecipar qualquer escrutínio pelos federais, os executivos da Motown disseram a Rick que não estariam liberando mais material e o "convenceram" de voltar e trabalhar com eles depois de corrigir seus problemas legais.James entregou-se ao FBI e, em maio de 1966, foi condenado pela Marinha a cinco meses de trabalho duro por "Ausência não autorizada". Ele ainda não tinha 19 anos. James, na verdade, escapou do Brooklyn, NY Naval Brig após apenas seis semanas de confinamento, mas depois de seis meses na lam se entregou uma segunda vez e, com a ajuda de sua mãe, encontrou assistência legal de seu primo, o deputado Louis Stokes e um advogado, Capitão do marinho aposentado, John Bracken, que atacou James segundo tribunal marcial a partir de um potencial de cinco anos de trabalho duro a cinco meses.Depois de sua libertação da prisão naval de Portsmouth em agosto de 1967, James retornou a Toronto e sofreu outra detenção, inicialmente reprovando a retomada de sua carreira no colega de Neil Merryweather de Mynah Bird, com quem mais tarde colaboraria, primeiro na Motown e depois em Los Angeles.

 Em 1968, novamente trabalhando sob o pseudónimo, Ricky Matthews, James produziu e escreveu canções na Motown para atos como The Miracles, Bobby Taylor e Vancouvers e The Spinners. De nota deste período é a bela alma atingida "Malinda" por Bobby Taylor e os Vancouvers; Escrito e produzido por "Ricky Matthews", sua autoria foi erroneamente apropriada (como aconteceu frequentemente nos primeiros anos da Motown), e o dinheiro, claro, também não encontrou seu caminho de volta para James.De acordo com James, ele brevemente se envolveu na atividade proxeneta durante esse período, mas parou porque sentiu que ele não estava qualificado para isso devido à dura atividade e ao abuso de mulheres lá.Foi durante este terceiro período na Motown que James conheceu o músico Greg Reeves, que, na esperança de encontrar uma situação melhor do que os US $ 38 por semana (US $ 585 em 2016 dólares), ele estava ganhando como um baixista de sessão para Berry Gordy, juntou-se a James, olhando Para "engatar um elevador da estrela em ascensão de Neil Young" e se mudar para Los Angeles durante o verão de 1969.Uma vez na Califórnia, James inicialmente trabalhou como dupla com Greg Reeves, mas logo depois que James introduziu Reeves para Neil Young, foi Reeves, e não James, que foi contratado como baixista do supergrupo de rock recém formado, Crosby, Stills, Nash & Young .Por essa época, James formou várias versões da banda de rock Salt 'N' Pepper e se envolveu com o cabeleireiro Jay Sebring, que concordou em investir na música de James.O membro de James e Salt 'N' Pepper, Ed Roth, mais tarde foi incluído no álbum solo de Bruce Palmer The Cycle is Complete. A dupla também registrou como parte do grupo Heaven and Earth em Toronto. Céu e Terra finalmente mudaram seu nome para Great White Cane e gravaram um álbum para o rótulo de Los Angeles, Lion Records, em 1972, embora fosse arquivado mais tarde. James formou outra banda, Hot Lips, depois. Em 1973, James assinou com A & M Records, onde seu primeiro single, sob o nome de Rick James, "My Mama", foi lançado, tornando-se um hit de clube na Europa.
 
Em 1976, James retornou a Buffalo, Nova York, e formou a Stone City Band e gravou a música "Get Up and Dance!", Que foi seu segundo single para ser lançado. Em 1977, James e a Stone City Band assinaram um contrato com a gravação Gordy Records da Motown, onde começaram a gravar seu primeiro álbum na cidade de Nova York.

  
Após o final da turnê em 1980, James lançou o Heavy Garden of Love, que se tornou seu quarto recorde de ouro. Em 1981, James gravou seu álbum mais vendido até à data, Street Songs, que, como seus quatro álbuns anteriores, era um álbum conceitual. A Street Songs apresentou uma mistura de fusão de diferentes gêneros, incluindo rock e nova onda, bem como a marca de crossover funk de James, permitindo o próprio estilo de "punk funk" de James. O álbum apresentou singles de sucesso como "Ghetto Life", o dueto Teena Marie "Fire and Desire", "Give It to Me Baby", e seu maior crossover atingido até o momento, "Super Freak", que atingiu o pico no número 16 no Billboard Hot 100, e vendeu mais de 1 milhão de cópias. As Canções de Rua atingiram o número 1 do R & B e o número três pop, e venderam mais de 3 milhões de cópias sozinhas nos Estados Unidos. Seguindo esse sucesso, James lançou mais dois álbuns de ouro, Throwin 'Down de 1982 e Cold Blooded de 1983.Durante esse período, invejoso do sucesso do Príncipe como produtor de outros atos, incluindo The Time e Vanity 6, James lançou os Processos de Processos e Doo-Rags e as Meninas Mary Jane, apresentando sua antiga cantora de fundo Joanne "JoJo" McDuffie como líder Vocalista e intérprete de fundo, encontrando sucesso com o último grupo, devido aos sucessos, "All Night Long", "Candy Man" e "In My House". Em 1982, James produziu o sucesso do Top 10 R & B das tentações, "Standing On The Top". Em 1983, James gravou o dueto de sucesso, "Ebony Eyes", com o cantor Smokey Robinson. Em 1985, James produziu outro sucesso para o animador Eddie Murphy com a música "Party All The Time". No mesmo ano, ele apareceu em um episódio de The A-Team com Isaac Hayes. Após o lançamento de seu nono álbum solo, The Flag, em 1986, James assinou com Warner Bros. Records, que lançou o álbum Wonderful em 1988, com o sucesso "Loosey's Rap".A imagem controversa e provocativa de James tornou-se problemática às vezes. Durante seu apogeu, James apresentou suas músicas para o canal de vídeo de música, MTV, que só foi recusado porque a música de James não se encaixava na lista de músicas da rede. James acusou a rede de racismo.Quando a MTV e a BET evitaram reproduzir o vídeo para "Loosey's Rap" por causa de seu conteúdo sexual gráfico, James considerou as redes hipócritas à luz de elas ainda exibindo vídeos provocativos por Madonna e Cher.
Em abril de 1978, James lançou seu álbum solo, Come Get It !, que incluiu Stone City Band. O álbum lançou o sucesso do top 20, "You and I", que se tornou seu primeiro número e um sucesso de R & B. O álbum também incluiu o hit single, "Mary Jane". Eventualmente, vendeu dois milhões de cópias, lançando a carreira musical de James para o estrelato e ajudando a Motown Records em um momento em que as fortunas do rótulo diminuíram. No início de 1979, o segundo álbum de James, Bustin 'Out of L Seven, seguiu o sucesso do álbum anterior, eventualmente vendendo um milhão de cópias. Um terceiro álbum, Fire It Up, foi lançado no final de 1979, indo em ouro. Em torno desse mesmo período, James lançou sua primeira turnê, o Fire It Up Tour, e concordou em convidar o próximo artista, Prince, bem como a cantora Teena Marie, como seu primeiro ato.
 
James produziu o álbum de estréia de sucesso da Motown de Marie, Wild and Peaceful e foi apresentado no dueto de sucesso, "I'm a Sucker (For Your Love)". James foi creditado com a nomeação de Marie, "Lady Tee", na canção, um apelido que ficou com Marie pelo resto de sua carreira. A turnê Fire It Up levou James a desenvolver uma amarga rivalidade com Prince, depois de acusar o músico por ter arruinado seu ato.

 Em 1989, o álbum 11 de James, Kickin, foi lançado apenas no Reino Unido. Em 1990, ele perdeu seu acordo com Warner Bros. e James começou a lutar com problemas pessoais e legais. Naquele ano, MC Hammer lançou sua música de assinatura de sucesso, "U Can not Touch This", que provou o riff de abertura proeminente de "Super Freak". James e seu co-roteirista em "Super Freak", Alonzo Miller, processaram com sucesso Hammer por crédito de composição composta e os três, conseqüentemente, receberam o Prêmio Grammy 1990 pela Melhor Canção de R & B.Em 1997, James lançou Urban Rapsody, seu primeiro álbum desde o lançamento da prisão por acusações de assalto, e ele fez uma turnê para promover o álbum. No mesmo ano, ele discutiu sua vida e carreira em entrevistas para a série de documentários musicais VH1, Behind the Music, que foi exibida no início de 1998. A carreira musical de James desacelerou novamente depois de sofrer um acidente vascular cerebral menor durante um show. Em 1999, James aceitou uma oferta do próprio Eddie Murphy de aparecer em seu filme, Life.