Uma das
vocalistas mais distintivas que chegaram durante a era da alma, Deniece
Williams é conhecida pela voz soprano de quatro oitavas, os clássicos de R
& B dos anos 80 e dos anos 80, como "Free" e "Silly", e
1984 Hit pop número um "Let's Hear It for the Boy".
Nascido em junho,
Deniece Chandler em Gary, Indiana, ela cresceu cantando em uma igreja
pentecostal, que proibia a congregação de ouvir tudo menos música gospel.
Fora de querer um
Thunderbird de 1959, ela não tinha ambições sérias, mas estava profundamente
interessada em música. Seus cantores favoritos eram Carmen McRae (por sua
dicção) e Nancy Wilson, que, por Williams, exemplificavam a classe e a
elegância. No entanto, ela também olhou para seus pais, ambos cantaram.
De 1968 a 1970,
Williams gravou um punhado de solteiros para as marcas de Lock e Toddlin 'Town,
com sede em Chicago, como Deniece (ou Denise) Chandler. Nenhum deles foi
traçado, mas "I'm Walking Away" e "Mama, I Wish I Stayed
Home" tornaram-se clássicos do culto da alma do Norte.
Na necessidade de
emprego e com a faculdade no back burner, o cantor incipiente foi apresentado
ao herói pessoal Stevie Wonder por John Harris, seu primo de Detroit, que
passava por turnê como criado por Wonder (e também era seu amigo de infância) .
Sua prima pediu
que Williams conhecesse a Wonder nos bastidores em um show. Seis meses depois,
Williams foi levado para Detroit por Wonder para uma audição. Entre os 26 que
fizeram o teste, Williams, que cantou "Teach Me Tonight", foi um dos
três contratados pela Wonder. Os três se tornaram conhecidos como Wonderlove.
Sua turnê com
Wonder durou vários anos, um período em que gravou vocais de fundo para Talking
Book, Fulfillingness 'First Finale e Songs in the Key of Life, Wonder-produced
Syreeta e Minnie Riperton sessões, e outros lançamentos de pessoas como Esther
Phillips e Roberta Flack.
A carreira solo
de Williams ganhou um impulso grave depois que ela deixou Wonderlove e se uniu
a Maurice White, o líder da Earth, Wind & Fire.
Sob a direção de
White, Williams aprendeu os negócios da música e conseguiu relaxar e
expressar-se musicalmente.
Assinado no
grande Columbia, Williams lançou seu primeiro álbum, This Is Niecy, em 1976.
Co-produzido por White e Charles Stepney, apresentou o Billboard R & B
número dois single "Free", que também cruzou para o número 25 no Hot
100. "Porque você ama-me bebê" e "Isso é o que os amigos são
para" também são traçados.
Em 1977, o
acompanhamento Song Bird foi lançado e apresentou o número 13 single
"Baby, Baby My Love's All for You".
No ano seguinte,
o cantor marcou sua primeira música número um nos gráficos R & B e Hot 100
com "Too Much, Too Little, Too Late", um dueto com o lendário Johnny
Mathis. O próximo single, "You're All Need to Get By", também foi
gravado com Mathis e foi o Top Ten. Ainda trabalhando com White, Williams
marcou outro sucesso em 1981 com "Silly", co-escrito e co-produzido por
Williams com a ajuda da famosa figura da alma Philly, Thom Bell. O single
tornou-se uma jóia do Top Ten. No ano seguinte, Williams e Bell voltou ao
número um com outra balada doce, "Será um Milagre".
O maior sucesso
de Williams aconteceu dois anos depois com "Let's Hear It for the
Boy". Apresentado na trilha sonora de Footloose, ela a apresentou a uma
nova audiência.
O single foi
produzido pelo virtuoso de música George Duke, que inicialmente pensou que a
música era muito pop e não funcionaria. No entanto, a experiência de produção
de Duke provou ser tão importante quanto o vocal de Williams.
Três meses após o
lançamento de Footloose, "Let's Hear It for the Boy" tornou-se a
faixa-título do sétimo álbum individual de Williams, que também apresentou o
deslumbrante "Black Butterfly", um prelúdio para o evangélico
material evangélico Williams registrado para o Sparrow label. Durante a segunda
metade dos anos 80, ela ganhou prêmios Grammy nas categorias de Best Female
Soul Gospel Performance (para "I Surrender All"), Best Duo ou Group
Gospel Performance (para o dueto Sandi Patti "They Say") e Melhor
Performance do Evangelho Feminino (para "I Believe in You").
Ao longo das
décadas seguintes, Williams registrou a cada poucos anos. Ela lançou três
longos comprimentos em tantos rótulos durante os anos 90. Durante a década de
2000, ela gravou apenas Love, Niecy Style, um álbum de capas produzido por
Bobby Eli que apresentou aparições dos velhos amigos Stevie Wonder, Philip
Bailey e George Duke. Cada um de seus álbuns individuais dos anos 70 e 80 foi
reeditado por um punhado de rótulos, mais proeminente do BBR da U.K., que
também reuniu a extensa Black Butterfly: The Essential Niecy em 2016.
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