sexta-feira, 28 de julho de 2017

Deniece Williams


Uma das vocalistas mais distintivas que chegaram durante a era da alma, Deniece Williams é conhecida pela voz soprano de quatro oitavas, os clássicos de R & B dos anos 80 e dos anos 80, como "Free" e "Silly", e 1984 Hit pop número um "Let's Hear It for the Boy".
Nascido em junho, Deniece Chandler em Gary, Indiana, ela cresceu cantando em uma igreja pentecostal, que proibia a congregação de ouvir tudo menos música gospel.
Fora de querer um Thunderbird de 1959, ela não tinha ambições sérias, mas estava profundamente interessada em música. Seus cantores favoritos eram Carmen McRae (por sua dicção) e Nancy Wilson, que, por Williams, exemplificavam a classe e a elegância. No entanto, ela também olhou para seus pais, ambos cantaram.

De 1968 a 1970, Williams gravou um punhado de solteiros para as marcas de Lock e Toddlin 'Town, com sede em Chicago, como Deniece (ou Denise) Chandler. Nenhum deles foi traçado, mas "I'm Walking Away" e "Mama, I Wish I Stayed Home" tornaram-se clássicos do culto da alma do Norte.
Na necessidade de emprego e com a faculdade no back burner, o cantor incipiente foi apresentado ao herói pessoal Stevie Wonder por John Harris, seu primo de Detroit, que passava por turnê como criado por Wonder (e também era seu amigo de infância) .
Sua prima pediu que Williams conhecesse a Wonder nos bastidores em um show. Seis meses depois, Williams foi levado para Detroit por Wonder para uma audição. Entre os 26 que fizeram o teste, Williams, que cantou "Teach Me Tonight", foi um dos três contratados pela Wonder. Os três se tornaram conhecidos como Wonderlove.
Sua turnê com Wonder durou vários anos, um período em que gravou vocais de fundo para Talking Book, Fulfillingness 'First Finale e Songs in the Key of Life, Wonder-produced Syreeta e Minnie Riperton sessões, e outros lançamentos de pessoas como Esther Phillips e Roberta Flack.
A carreira solo de Williams ganhou um impulso grave depois que ela deixou Wonderlove e se uniu a Maurice White, o líder da Earth, Wind & Fire.
Sob a direção de White, Williams aprendeu os negócios da música e conseguiu relaxar e expressar-se musicalmente.
Assinado no grande Columbia, Williams lançou seu primeiro álbum, This Is Niecy, em 1976. Co-produzido por White e Charles Stepney, apresentou o Billboard R & B número dois single "Free", que também cruzou para o número 25 no Hot 100. "Porque você ama-me bebê" e "Isso é o que os amigos são para" também são traçados.
Em 1977, o acompanhamento Song Bird foi lançado e apresentou o número 13 single "Baby, Baby My Love's All for You".
No ano seguinte, o cantor marcou sua primeira música número um nos gráficos R & B e Hot 100 com "Too Much, Too Little, Too Late", um dueto com o lendário Johnny Mathis. O próximo single, "You're All Need to Get By", também foi gravado com Mathis e foi o Top Ten. Ainda trabalhando com White, Williams marcou outro sucesso em 1981 com "Silly", co-escrito e co-produzido por Williams com a ajuda da famosa figura da alma Philly, Thom Bell. O single tornou-se uma jóia do Top Ten. No ano seguinte, Williams e Bell voltou ao número um com outra balada doce, "Será um Milagre".
O maior sucesso de Williams aconteceu dois anos depois com "Let's Hear It for the Boy". Apresentado na trilha sonora de Footloose, ela a apresentou a uma nova audiência.
O single foi produzido pelo virtuoso de música George Duke, que inicialmente pensou que a música era muito pop e não funcionaria. No entanto, a experiência de produção de Duke provou ser tão importante quanto o vocal de Williams.
Três meses após o lançamento de Footloose, "Let's Hear It for the Boy" tornou-se a faixa-título do sétimo álbum individual de Williams, que também apresentou o deslumbrante "Black Butterfly", um prelúdio para o evangélico material evangélico Williams registrado para o Sparrow label. Durante a segunda metade dos anos 80, ela ganhou prêmios Grammy nas categorias de Best Female Soul Gospel Performance (para "I Surrender All"), Best Duo ou Group Gospel Performance (para o dueto Sandi Patti "They Say") e Melhor Performance do Evangelho Feminino (para "I Believe in You").
Ao longo das décadas seguintes, Williams registrou a cada poucos anos. Ela lançou três longos comprimentos em tantos rótulos durante os anos 90. Durante a década de 2000, ela gravou apenas Love, Niecy Style, um álbum de capas produzido por Bobby Eli que apresentou aparições dos velhos amigos Stevie Wonder, Philip Bailey e George Duke. Cada um de seus álbuns individuais dos anos 70 e 80 foi reeditado por um punhado de rótulos, mais proeminente do BBR da U.K., que também reuniu a extensa Black Butterfly: The Essential Niecy em 2016.

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