domingo, 22 de outubro de 2017

The Meters

Os Meters são uma banda americana de funk baseada em New Orleans, Louisiana. A banda tocou e gravou sua própria música no final da década de 1960 até 1977. A banda desempenhou um papel influente como músicos de apoio para outros artistas, incluindo Lee Dorsey, Robert Palmer e Dr. John. Os Meters atuaram como a banda da casa para os clássicos da alma de Nova Orleães de Allen Toussaint da década de 1960 e são responsáveis ​​por trazer os sulcos de segunda linha de Nova Orleans para a música popular.

Enquanto os The Meters raramente gozavam de sucesso significativo, eles são considerados, juntamente com artistas como James Brown, um dos criadores da música funk e seu trabalho é influente em muitas outras bandas, tanto seus contemporâneos quanto músicos modernos que trabalham no idioma do funk.

O som do Meters é definido por uma combinação terrena de sulcos melódicos apertados e ritmos altamente sincronizados de "segunda linha" de Nova Orleans sob uma guitarra e teclado altamente carregados. Suas músicas "Cissy Strut" e "Look-Ka Py Py" são consideradas clássicas do funk.
 Em 2017, a banda foi nomeada para induzir o Rock and Roll Hall of Fame.

Art Neville, o líder do grupo, lançou uma carreira solo em torno da área de Nova Orleans em meados da década de 1950, enquanto ainda estava no ensino médio. Os Meters formaram-se em 1965 com um line-up de tecladista e vocalista Art Neville, do guitarrista Leo Nocentelli, do baixista George Porter Jr. e do baterista Joseph "Zigaboo" Modeliste. Mais tarde, eles foram acompanhados pelo percussionista-vocalista Cyril Neville. The Meters tornou-se a banda de casa para Allen Toussaint e sua gravadora, Sansu Enterprises.

Em 1969, os Meters lançaram "Cissy sofisticado" e "Cissy Strut", ambos os maiores sucessos de gráficos R & B. "Look-Ka Py Py" e "Chicken Strut" foram seus sucessos no ano seguinte. Após uma mudança de rótulo em 1972, os Meters tiveram dificuldade em retornar às paradas, mas trabalharam com o Dr. John, Paul McCartney, King Biscuit Boy, Labelle, Robert Palmer e outros.

Em 1975, Paul McCartney convidou os Meters para jogar na festa de lançamento para o seu álbum Venus e Mars a bordo da Queen Mary em Long Beach, Califórnia. Mick Jagger de The Rolling Stones esteve presente no evento e foi muito usado com os Medidores e seu som.  (p166)  Os Rolling Stones convidaram a banda a abrir para eles no Tour of the Americas '75 e Tour of Europe '76.  Nesse mesmo ano, os Meters gravaram um de seus álbuns mais bem-sucedidos, Fire on the Bayou. De 1976 a 77 eles tocaram em The Wild Tchoupitoulas com George e Amos Landry e os irmãos Neville.

Art e Cyril Neville deixaram a banda no início de 1977, mas The Meters ainda apareceu no Saturday Night Live em 19 de março de 1977, durante a segunda temporada do show. Após a partida dos Nevilles, David Batiste, Sr. assumiu os teclados enquanto Willie West se juntou como cantora principal da banda. Porter deixou o grupo mais tarde naquele ano e, em 1980, The Meters havia se quebrado oficialmente.

Após a ruptura, Neville continuou sua carreira como parte de The Neville Brothers, Modeliste viajou com Keith Richards e Ron Wood, enquanto Nocentelli e Porter "se tornaram jogadores da sessão sob demanda e formaram novas bandas".
Em 1989, Art Neville, George Porter Jr. e Leo Nocentelli se reuniram como The Meters, acrescentando o baterista Russell Batiste Jr. para substituir Zigaboo Modeliste. Nocentelli deixou o grupo em 1994 e foi substituído pelo guitarrista Brian Stoltz, anteriormente dos The Neville Brothers. A banda foi renomeada The Funky Meters. Eles foram referidos como "The Funky Meters" já em 1989. Eles foram faturados como tal ao jogar em um pequeno local na Bordeaux & Camp Street.

Os Funky Meters continuaram a tocar nos anos 2000, enquanto Stoltz foi substituído pelo filho de Art Neville, Ian Neville, de 2007 a 2011, enquanto ele seguia uma carreira solo. Stoltz retornou à banda permanentemente em 2011

Em 2000, uma grande oferta atraiu os quatro Medidores originais para reunir-se para um stand de uma noite no Warfield em San Francisco; por este tempo, a Modeliste queria tornar a reunião permanente, mas os outros membros e suas equipes de administração se opuseram.
 Não foi até Quint Davis, produtor e diretor do New Orleans Jazz and Heritage Festival, levá-los a "deixar de lado suas diferenças e divulgar os detalhes" e se apresentar no Festival em 2006.

Em junho de 2011, The Original Meters juntamente com Allen Toussaint e o Dr. John tocaram o Bonnaroo Music and Arts Festival em Manchester, Tennessee. Os seis homens tocaram o álbum Dr. John, Desitively Bonnaroo, que foi originalmente gravado com os Meters, para uma multidão esgotada. O Original Meters também jogou um conjunto na 2011 Voodoo Experience em New Orleans. Em 5 de maio de 2012, os Meters retornaram a Nova Orleans por uma performance para uma multidão esgotada no Howlin 'Wolf.

No final de 2012, Zigaboo Modeliste, Leo Nocentelli e George Porter Jr. tocaram concertos com o tecladista Phish Page McConnell sob o nome de The Meter Men.
 Durante seu tempo de folga de Phish, a página McConnell continuou a jogar com Porter Jr., Nocentelli e Modeliste sob o apelido de The Meter Men desde esses shows em 2012. Os Meter Men realizaram 16 shows juntos a partir da primavera de 2015, com seus terceira aparição anual como um ato na noite da noite durante o Jazz and Heritage Festival de Nova Orleans.
 Em 2014, durante a segunda aparição do Meter Men como um ato da noite na Jazzfest, a banda tocou na República em 26 de abril de 2014, depois de McConnell ter encabeçado o NOLA Jazzfest no New Orleans Fairgrounds com Phish no início desse dia.  Os Meter Men também tocaram a noite anterior na República.
 Os estados que The Meter Men apareceram na primavera de 2015 foram Massachusetts, Nova York, Flórida, Pensilvânia, Louisiana, Colorado e Vermont, com uma outra performance em Washington D.C.

Os Meters foram nomeados para o Rock and Roll Hall of Fame quatro vezes desde que se tornaram elegíveis em 1994: 1996, 2012, 2013 e 2017.

A partir de 2017, os Funky Meters realizam consistentemente músicas de The Meters, enquanto The Meters executam esporadicamente. A formação de Neville, Porter, Nocentelli e Modeliste tipicamente contam como The Original Meters para evitar confusão com The Funky Meters. Quando não toca com The Original Meters, o guitarrista Leo Nocentelli lidera seu próprio grupo, The Meters Experience, que também interpreta a música de The Meters.

Membros
Atual
Art Neville - teclados, vocais (1965-1977, 1989-presente)
George Porter Jr. - baixo, vocais de fundo (1965-1977, 1989-presente)
Leo Nocentelli - guitarra, vocais de fundo (1965-1977, 1989-1994, 2000-presente), atualmente apenas em The Original Meters
Zigaboo Modeliste - bateria, vocais (1965-1977, 2000-presente), atualmente apenas em The Original Meters
Brian Stoltz - guitarra (1994-2007, 2011-presente), atualmente apenas em The Funky Meters
Terrence Houston - bateria (2015-presente), atualmente apenas em The Funky Meters
Antigo
Cyril Neville - percussão, vocais (1970-1977)
David Batiste, Sr. - teclados (1977-1980)
Willie West - vocais (1977-1980)
Ian Neville - guitarra (2007-2011), apenas em The Funky Meters
Russell Batiste, Jr. - bateria (1989-2015), apenas em The Funky Meters

Loose Ends

Loose Ends foi uma banda britânica bem sucedida de R & B que teve vários sucessos urbanos contemporâneos. O trio foi formado em Londres em 1980, compreendendo inicialmente vocalista e guitarrista Carl McIntosh, vocalista Jane Eugene, e tecladista, escritor e fundador Steve Nichol. Os dois últimos deixaram o grupo em 1989, trazendo um fim para a fase mais bem sucedida da banda.

O grupo foi originalmente chamado Loose End e assinado com a Virgin Records em 1981.
Seu material de estréia foi escrito para eles por Chris Amoo e Eddie Amoo, que conquistaram o sucesso do UK Singles Chart na década de 1970, com seu grupo The Real Thing .
O trio mudou seu nome para Loose Ends em 1983 e continuou a gravar para Virgin. Eles foram distribuídos nos Estados Unidos pela MCA Records.

O grupo foi fundado por Steve Nichol depois que ele deixou a London Guildhall School of Music e Drama, onde recebeu treinamento clássico extensivo. Nichol recebeu o prêmio do jovem músico do ano aos 16 anos.
 Nichol passou a turnê com The Jam em 1982 como trompete, trombone e tecladista.
Ele também foi compositor de: Rakim, Carl Cox, Phyllis Hyman e outros artistas diversos.
A maioria do material da banda também foi escrito e fornecido pela Nichol.
Nichic fez uma audição de McIntosh em um bar no centro de Londres e encontrou Eugene através de um desfile de moda universitária.

Eles alcançaram seu primeiro sucesso com "Hangin 'on a String (Contemplating)" em 1985, que alcançou o 13 no gráfico do Reino Unido.
 "Hangin 'on a String" também alcançou o n. ° 1 no quadro de R & B dos U.S. Billboard, tornando Loose Ends a primeira banda britânica a superar esse gráfico.
 Eles chegaram ao 16 com o single "Magic Touch" no mesmo ano.
 O disco foi produzido nos EUA, assim como seu hit de 1986 "Slow Down" (mais tarde usado como música tema para o programa Soul in The City da MuchMusic).
Neste momento, eles também organizaram e jogaram em várias faixas do álbum de estréia de Five Star, incluindo o single "Let Me Be The One", que alcançou o número dois nas mesmas listagens em 1986.
As vendas subseqüentes em queda viram o trio em cima de suas hit transatlântico final em 1988 com "Watching You (Watching Me)".

A programação do grupo mudou em 1990 devido a diferenças na direção musical proposta, com Eugene e Nichol querendo manter o som do grupo e McIntosh querendo ser mais experimental. Eugene e Nichol decidiram sair e foram substituídos por Linda Carriere e Sunay Suleyman.
Look How The Long resultou ser o álbum de estúdio final lançado sob o nome Loose Ends, e apresentou seu single de sucesso final, "Do not Be A Fool" (1990).
O próprio McIntosh passou a trabalhar atrás da mesa de gravação seguindo a popularidade máxima do grupo, mas o novo trio logo se dissolveu. Desde então, ele produziu vários trabalhos de artistas, principalmente o de Caron Wheeler e Ruth Joy.

Em 1998, o grupo se reuniu para aparecer em um single de Pete Rock chamado "Take Your Time". Eles também apareceram no vídeo da música para a pista.

"Hangin 'on a String (Contemplating)" é apresentado no popular videogame Grand Theft Auto IV da estação de rádio Soul / R & B The Vibe 98.8.

Carl McIntosh apareceu recentemente no Club1 In Ascot, no Reino Unido, fazendo uma PA ao vivo e anunciou que um novo álbum está sendo lançado em 2010.
Foi a primeira vez em mais de 10 anos que McIntosh cantou ao vivo.
Todos os três membros da banda original, reunidos em Los Angeles e Atlanta em 2006. Jane Eugene e Steve Nichols tocaram juntos como Loose Ends no Festival de Música Essence de 2006 em Houston e 2011 Essence Music Festival em New Orleans. O grupo continua a atuar como "Loose Ends, com Jane Eugene", com Steve Nichols fazendo aparições de convidados periódicos.

Carl McIntosh atua atualmente sob o nome 'Loose Ends Experience' ou 'Loose Ends', que é um sistema de som e possui vários DJ's, como Chris 'Fatboy' Harvey e um cantor de soul do Reino Unido, Kyra Simone.

B. B. & Q. Band

B. B. & Q. Band (que representa Brooklyn, Bronx e Queens Band), foi uma banda americana pós-discoteca / funk, formada em 1979 e dissolvida em 1987.


O B. B. & Q. Band foi um conceito de estúdio criado em 1979 pelo empresário Jacques Fred Petrus. Após o sucesso com a Mudança em 1980, e também com Macho e a banda Peter Jacques no final da década de 1970, Petrus e seu colega de trabalho, o italiano Mauro Malavasi, decidiram lançar um novo projeto, nomeado após os três bairros em Nova York, que a banda vieram membros. Fred Petrus puxou vários músicos juntos, dos quais o baixista da sessão de Nova York, Paris Ford (creditado como Peewee Ford) e seus músicos se tornaram a banda.


O álbum de estreia auto-intitulado no Capitólio forneceu várias melodias das quais Malavasi escreveu tudo, exceto um. O maior hit single "On the Beat", que alcançou o n. ° 8 no quadro Billboard Black Singles dos EUA. Também "Time for Love" (# 72 no mesmo gráfico) misturou uma melodia com vocais pelo vocalista, Ike Floyd.

Depois da estreia, Petrus convidou o guitarrista Kevin Robinson, ex-membro da banda Kinky Fox que já conheceu em 1980, para assumir a liderança da banda. O novo line-up incluiu Chielli Minucci, Kevin Nance e Tony Bridges e, pela primeira vez, B. B. e Q. banda tiveram um papel mais definido como uma banda.


O lançamento do segundo álbum foi o All Night Long de 1982 ( 32 no gráfico de álbuns negros da Billboard), que incluiu "All Night Long (She's Got the Moves I Like)" ( 32 na lista Hotboard Club Play de Billboard), "Imaginação" ( 21 na lista Black Singles da Billboard) e "Children of the Night".

Em 1983, Six Million Times chegou ao mercado com influências de The Time e Prince. Petrus enfrentou sérios problemas econômicos em 1983, e Six Million Times foi produzido com um pequeno orçamento durante cinco semanas em Bolonha. O álbum não se tornou um sucesso comercial e Capitol deixou cair a banda.


Em 1985, Petrus havia resolvido um contrato com a Elektra Records, e B. B. & Q. Band estava de volta ao seu último álbum, o Genie, incluindo pequenos sucessos como o título "Genie" e "Dreamer". Kae Williams, um antigo membro do Breakwater contratado por Petrus, escreveu todas as faixas e co-produziu o LP em conjunto com Petrus. O álbum também mostrou exemplos iniciais da voz de Curtis Hairston quando Petrus o convidou para ser o novo vocalista. O álbum vendeu bastante bem, especialmente na Europa, mas em 1987, a B. B. & Q. Band desapareceu para sempre quando Petrus foi assassinado.

"Genie" foi lançado em diferentes rótulos. Nos EUA, "Dreamer" foi lançado como um lado B (com "On the Shelf" como lado A ") no rótulo In Your Face, que era uma sublabel da Pretty Pearl Records. Enquanto isso, o álbum" Genie "e Os singles "Dreamer" e "Genie" foram todos lançados no Pretty Pearl Records / Elektra Records. Os logotipos Pretty Pearl Records e Elektra Records foram usados ​​nas gravadoras. Os números do catálogo eram a série usada pela Elektra Records. caso nos EUA, enquanto na Europa, o álbum e os singles foram lançados pela Cooltempo (UK), Break (Holanda) e ZYX (Alemanha). Além disso, foram utilizadas diferentes imagens para as capas de gravação do álbum, dependendo do país de lançamento .

Não só os rótulos e imagens eram diferentes. O remix Shep Pettibone de "Dreamer" foi incluído no LP dos EUA, enquanto as edições européias do álbum incluíam uma "versão do álbum" da faixa. O remix de Shep Pettibone foi o mesmo que o lançamento de 12 "no Elektra / Pretty Pearl, enquanto a versão do álbum europeu era igual à do lado B dos 12" "Na prateleira" lançada no In Your Face Records.

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Isaac Hayes



Isaac Lee Hayes Jr. (20 de agosto de 1942 - 10 de agosto de 2008) foi um cantor e compositor americano, ator, ator de voz e produtor. Hayes foi uma das forças criativas do gravador de música soul da Southern Stax Records, onde serviu tanto como compositor interno quanto como músico de sessão e gravador, juntando-se com seu parceiro David Porter em meados da década de 1960.
Hayes e Porter, juntamente com Bill Withers, Sherman Brothers, Steve Cropper e John Fogerty foram incorporados ao Hall of Fame dos Songwriters em 2005, em reconhecimento de letras de canções para si, duo Sam & Dave, Carla Thomas e outros. . Hayes também foi um indutor de 2002 no Rock and Roll Hall of Fame.


A música "Soul Man", escrita por Hayes e Porter e interpretada pela primeira vez por Sam & Dave, foi reconhecida como uma das músicas mais influentes dos últimos 50 anos pelo Grammy Hall of Fame.
Também foi homenageado pelo The Rock and Roll Hall of Fame, pela revista Rolling Stone e pela Recording Industry Association of America (RIAA) como uma das Canções do Século. Durante o final da década de 1960, Hayes também começou uma carreira como artista de gravação. Ele teve vários álbuns bem sucedidos da alma, como Hot Buttered Soul (1969) e Black Moses (1971).
Além de seu trabalho na música popular, ele trabalhou como compositor de partituras musicais para filmes.

Ele era bem conhecido por sua partitura musical para o filme Shaft (1971).
Para o "Theme from Shaft", ele recebeu o Oscar da Melhor Música Original em 1972. Ele se tornou o terceiro afro-americano, depois de Sidney Poitier e Hattie McDaniel, para ganhar um Oscar em qualquer campo competitivo coberto pela Academy of Motion Artes e Ciências da Imagem.
Ele também ganhou dois Grammy Awards nesse mesmo ano. Mais tarde, recebeu seu terceiro Grammy por seu álbum de música Black Moses.

Em reconhecimento ao seu trabalho humanitário, Hayes foi coroado rei honorário da região de Ada, Gana, em 1992.
Ele atuou em filmes e televisão, como no filme Truck Turner e Gonna Git You Sucka, e como Gandolf "Gandy" Fitch na série de TV The Rockford Files (1974-1980).
Ele expressou o personagem Chef da série animada Comedy Central South Park de sua estréia em 1997 até 2005.
Suas influências foram Percy Mayfield, Big Joe Turner, James Brown, Jerry Butler, Sam Cooke, Fats Domino, Marvin Gaye, Otis Redding e grupos de almas psicodélicas como The Chambers Brothers e Sly e Family Stone.

Em 5 de agosto de 2003, a Hayes foi homenageada como um Ícone do IMC nos 2003 BMI Urban Awards por sua influência duradoura em gerações de criadores de música.
 
Ao longo de sua carreira de compositor, Hayes recebeu cinco Prêmios BMI R & B, dois Prêmios BMI Pop, dois BMI Urban Awards e citações de seis Milhões de Ar. A partir de 2008, suas músicas geraram mais de 12 milhões de performances.
Isaac Hayes, Jr. nasceu em Covington, Tennessee, [citação necessária] no condado de Tipton. Ele era o segundo filho de Eula (née Wade) e Isaac Hayes, Sr. Depois que sua mãe morreu jovem e seu pai abandonou sua família, Isaac, Jr., foi criado por seus avós maternos,
Sr. e Sra. Willie Wade, Irmã O filho de uma família de carcereiros, ele cresceu trabalhando em fazendas no Condado de Shelby, no Tennessee e no condado de Tipton. Aos cinco anos, Hayes começou a cantar em sua igreja local; Ele se ensinou a tocar piano, o órgão Hammond, a flauta e o saxofone.

Hayes abandonou o ensino médio, mas seus ex-professores da Manassas High School, em Memphis, o encorajaram a completar seu diploma, o que ele fez aos 21 anos. Depois de se formar no ensino médio, Hayes recebeu várias bolsas de música de faculdades e universidades.
Ele recusou todos eles para prover sua família imediata, trabalhando em uma fábrica de carne em Memphis de dia e jogando casas noturnas e juke juntas várias noites por semana em Memphis e nas proximidades do Mississippi.
 
Seus primeiros shows profissionais, no final da década de 1950, eram como cantores no Curry's Club, no norte de Memphis, apoiados pela casa de Ben Branch.
Hayes começou sua carreira de gravação no início da década de 1960, como um jogador de sessão para vários atos dos Stax Records, com sede em Memphis.
Mais tarde, ele escreveu uma série de músicas de sucesso com o parceiro songwriting David Porter, incluindo "You Do not Know Like I Know", "Soul Man", "When Algo está errado com meu bebê" e "Hold On, eu estou chegando" "Para Sam & Dave. A série de estúdio Hayes, Porter e Stax Booker T. e M.G. também foram produtoras de Sam & Dave, Carla Thomas e outros artistas da Stax durante meados da década de 1960. Hayes-Porter contribuiu para o som Stax feito durante este período, e Sam e Dave creditaram Hayes por ajudar a desenvolver seu som e estilo. Em 1968, Hayes lançou seu álbum de estréia, Apresentando Isaac Hayes, um esforço jazzístico, amplamente improvisado, que não teve êxito comercial.

Seu próximo álbum foi Hot Buttered Soul, que foi lançado em 1969, depois que Stax passou por uma grande revolta. O rótulo perdeu sua maior estrela, Otis Redding, em um acidente de avião em dezembro de 1967. A Stax perdeu todo o seu catálogo de volta para a Atlantic Records em maio de 1968. Como resultado, o vice-presidente executivo da Stax, Al Bell, pediu 27 novos álbuns para serem Concluída em meados de 1969; Hot Buttered Soul, foi o mais bem sucedido desses lançamentos.
 
Este álbum é conhecido pela imagem de Hayes (cabeça raspada, jóias de ouro, óculos de sol, etc.) e seu som distinto (músicas orquestrais extensas dependendo fortemente de órgãos, chifres e guitarras, vocais baixos profundos, etc.).
Também no álbum, Hayes reinterpretou "Walk On By" (que tinha sido tornado famoso por Dionne Warwick) em uma exploração de 12 minutos. "The Time I Get to Phoenix" começa com um monólogo de oito minutos de duração antes de entrar na canção, e o único número original, o funky "Hyperbolicsyllabicsesquedalymistic" corre quase dez minutos, uma ruptura significativa com os três minutos de alma / músicas pop.
 
"Walk On By" seria o primeiro de muitas vezes que Hayes tomaria um padrão Burt Bacharach, geralmente famoso como canções pop de três minutos por Dionne Warwick ou Dusty Springfield, e transformá-lo em um número emotivo, longo e quase evangélico.

Em 1970, Hayes lançou dois álbuns, The Isaac Hayes Movement e To Continuar. O antigo ficou preso ao modelo de quatro músicas de seu álbum anterior. O "I Stand Accused" de Jerry Butler começa com um monólogo de palavras faladas de marca registrada, e o "Eu apenas não sei o que fazer comigo mesmo" de Bacharach é re-trabalhado.
Este último gerou o clássico "The Look of Love", outra canção de Bacharach transformada em um épico de 11 minutos de ritmo orquestral exuberante (no meio do caminho, ele se rompe em uma geléia de guitarra rara por alguns minutos antes, de repente, retomando a lenta música de amor) . Uma versão editada de três minutos foi emitida como single.
O álbum também apresentou o instrumental "Ike's Mood", que seguiu em sua própria versão de "You've Lost That Loving Feeling". Hayes lançou um single de Natal, "The Mistletoe and Me" (com "Winter Snow" como um lado B).

No início de 1971, Hayes compôs música para a trilha sonora do filme de blaxploitation Shaft. (No filme, ele também apareceu em um papel de cameo como barman de No Name Bar [citação necessária]).
O tema do título, com sua guitarra wah-wah e disposição sinfônica multi-camadas, se tornaria um single de sucesso mundial e passava duas semanas no número um no Billboard Hot 100 em novembro. O restante do álbum era principalmente instrumentais que abrangiam o jazz de grande batida, bluesy funk e a alma de estilo Stax.
As outras duas canções vocais, o comentário social "Soulsville" e a merda de 19 minutos "Do Your Thing", serão editados para acertar singles.
 
Hayes ganhou o Prêmio da Academia pela Melhor Canção Original para o "Tema do Eixo", e foi nomeado para a melhor pontuação dramática original para a pontuação do filme.
No final do ano, Hayes lançou um álbum duplo, Black Moses, que expandiu seus sons anteriores e apresentou a música do The Jackson 5 "Never Can Say Goodbye". Outro single, "I Can not Help It", não apareceu no álbum.

Em 1972, Hayes gravaria o tema da série de televisão The Men e desfrutaria de um hit single (com "Type Thang" como um lado B).
Ele lançou vários outros singles não-álbuns durante o ano, como "Feel Like Making Love", "Se Loving You Is Wrong (I Do not Want to Be Right)" e "Rolling Down a Mountainside". O Atlântico re-lançaria o álbum de estreia de Hayes este ano com o novo título In The Beginning.

Hayes voltou em 1973 com um aclamado álbum duplo ao vivo, Live at the Sahara Tahoe, e o acompanhou com o álbum Joy, com a estranha batida da faixa-título de 15 minutos. Ele se afastou de covers com este álbum.

Uma "alegria" editada seria um single de sucesso.
Em 1974, Hayes foi apresentado nos filmes de blaxploitation Three Tough Guys e Truck Turner, e ele gravou trilhas sonoras para ambos. Tough Guys estava quase desprovido de vocais e Truck Turner produziu um single com o tema do título. A pontuação da trilha sonora foi eventualmente utilizada pelo cineasta Quentin Tarantino na série de filmes de Kill Bill e tem sido usada há mais de 30 anos como o primeiro recorde do programa de rádio brasileiro.

Em 1974, a Stax Records estava tendo sérios problemas financeiros, decorrentes de problemas com excesso de extensão e vendas e distribuição de discos limitados. O próprio Hayes estava em dívida com o Union Planters Bank, que administrou empréstimos para o rótulo Stax e muitos de seus outros funcionários-chave. Em setembro daquele ano, a Hayes processou a Stax por US $ 5,3 milhões.
Como Stax estava em dívida profunda e não podia pagar, o rótulo fez um acordo com Hayes e Union Planters: Stax lançou Hayes de seus contratos de gravação e produção, e Union Planters colecionaria todos os rendimentos de Hayes e aplicaria-o para suas dívidas. Hayes formou seu próprio rótulo, Hot Buttered Soul, que lançou seu produto através da ABC Records.

Seu novo álbum, o Chocolate Chip de 1975, viu Hayes abraçar o som da discoteca com o título e liderar single. "I Can not Turn Around" seria uma música popular à medida que o tempo passava. Este seria o último álbum de Hayes a traçar o top 40 por muitos anos. Mais tarde, no ano, o disco instrumental Disco Connection totalmente abraçado a discoteca.

Em 1976, a capa do álbum de Juicy Fruit caracterizou Hayes em uma piscina com mulheres nuas e gerou a faixa título único e o clássico "Storm Is Over". Mais tarde, no mesmo ano, o álbum Groove-A-Thon apresentou os singles "Rock Me Easy Baby" e a faixa do título. No entanto, enquanto todos esses álbuns eram considerados esforços sólidos, a Hayes já não estava vendendo grandes números. Ele e sua esposa foram forçados a entrar em bancarrota em 1976, já que devia mais de US $ 6 milhões.
No final do processo de falência em 1977, Hayes perdeu sua casa, grande parte de sua propriedade pessoal, e os direitos de todos os direitos futuros obtidos com a música que ele escreveu, realizou e produziu.
Em 17 de julho de 1974, Hayes, juntamente com Mike Storen, Avron Fogelman e Kemmons Wilson assumiram a posse da equipe da Associação Americana de Basquete da Memphis Tams.
O proprietário anterior era Charles O. Finley, o proprietário da equipe de beisebol do Oakland A. O grupo de Hayes renomeou a equipe Memphis Sounds. Apesar de um aumento de 66% no atendimento domiciliar, contratar o bem considerado treinador Joe Mullaney e, ao contrário das três temporadas anteriores, fazendo o 1975 ABA Playoffs (perdendo para o eventual campeão Kentucky Colonels nas semifinais da Divisão Leste), os problemas financeiros da equipe continuaram. O grupo recebeu um prazo de 1 de junho de 1975 para vender 4.000 ingressos de temporada, obter novos investidores e providenciar um contrato de arrendamento mais favorável para a equipe no Coliseu Médio-Sul. O grupo não apareceu e o ABA assumiu a equipe, vendendo para um grupo em Maryland que renomeou a equipe dos Baltimore Hustlers e depois as Garras de Baltimore antes do clube finalmente dobrado durante o jogo de pré-temporada para a temporada 1975-1976.
Em 1977, Hayes voltou com um novo acordo com a Polydor Records, um álbum ao vivo de duetos com Dionne Warwick fez moderadamente bem, e seu álbum de estúdio de retorno New Horizon vendeu melhor e desfrutou de um hit single "Out The Ghetto", e também apresentou o Popular "é o céu para mim". 1978's For the Sake of Love viu Hayes gravar uma sequela de "Theme from Shaft" ("Shaft II"), mas foi mais famoso pelo single "Zeke The Freak", uma música que teria uma vida útil de décadas e seria um Grande parte do movimento da Câmara no Reino Unido. No mesmo ano, a Fantasy Records, que havia comprado a Stax Records, lançou um álbum dos singles não-álbuns de Hayes e gravações arquivadas como um "novo" álbum, Hotbed, em 1978. Em 1979, Hayes voltou ao Top 40 com Don ' T Let Go e sua faixa de título com estilo disco que se tornou um single de sucesso (EUA), e também apresentou o clássico "A few beads mais para ir". Mais tarde, no ano, ele adicionou vocais e trabalhou no álbum Royal Rappin de Millie Jackson, e uma música que ele escreveu, "Deja Vu", se tornou um sucesso para Dionne Warwick e ganhou um Grammy pela melhor vocal R & B feminina. Nem nos anos 1980 e mais uma vez ou a vida da vida de 1981 produziu músicas notáveis ​​ou grandes vendas, e Hayes optou por fazer uma pausa na música para prosseguir a atuação.

Na década de 1970, Hayes apareceu nos filmes Shaft (1971) e Truck Turner (1974); Ele também teve um papel recorrente na série de TV The Rockford Files como um antigo colega de celular de Rockford, Gandolph Fitch (que sempre se referiu a Rockford como "Rockfish" muito para seu aborrecimento), incluindo um episódio ao lado do duo parceiro Dionne Warwick. Nos anos 1980 e 1990, ele apareceu em vários filmes, especialmente Escape from New York (1981), I'm Gonna Git You Sucka (1988), Prime Target (1991) e Robin Hood: Men in Tights (1993), como Bem como em episódios da The A-Team e Miami Vice. Ele também tentou um retorno musical, abraçando o estilo das máquinas de ritmos e synth para 1986-U-Turn e 1988's Love Attack, embora nenhum deles tenha sido bem-sucedido. Em 1991, ele foi apresentado em um dueto com o cantor de soul, Barry White, na balada de White "Dark and Lovely (You There There There").
Em 1995, Hayes apareceu como um ministro de Las Vegas personificando-se na série de comédia The Fresh Prince of Bel-Air. Ele lançou um retorno no rótulo Virgin em maio de 1995 com a Branded, um álbum de material novo que ganhou impressionantes números de vendas, bem como críticas positivas de críticos que proclamaram o retorno à forma.
Um álbum complementar lançado ao mesmo tempo, Raw and Refined, apresentou uma coleção de instrumentos instrumentais inéditos, antigos e novos. Hayes trabalhou no tema do lançamento cinematográfico de 1996 'Beavis e Butt-Head Do America', produzindo uma peça que era essencialmente um híbrido de 'The Theme From Shaft' e o tema do programa de TV original 'Beavis and Butt-Head' .

Em um movimento de carreira bastante inesperado pouco depois, Hayes voltou à consciência pública como uma estrela fundadora da série de televisão animada controversa e bem sucedida da Comedy Central, South Park. Hayes forneceu a voz para o personagem de "Chef", o cozinheiro da sala de aula amorosa da escola primária, a partir da estréia do show em 13 de agosto de 1997 (uma semana timida dos 55 anos), até o final de sua nona temporada em 2006. O O papel do Chef chamou os talentos de Hayes tanto como ator como como cantor, graças à inclinação do personagem para fazer pontos de conversação na forma de músicas de alma grosseiramente sugestivas.
Um álbum de músicas da série apareceu em 1998 com o título Chef Aid: The South Park Album, que reflete a popularidade do Chef com os fãs do show, e a música do Chef "Chocolate Salty Balls" tornou-se um hit de U.K.
 
No entanto, quando o South Park saltou para a grande tela no ano seguinte com o smash musical animado South Park: Bigger, Longer & Uncut, Hayes / Chef foi o único grande personagem que não realizou uma música showcase no filme; Sua única contribuição musical foi "Good Love", uma faixa no álbum de trilha sonora que originalmente apareceu em Black Moses em 1971 e não é ouvida no filme.

Em 2000, ele apareceu na trilha sonora do filme francês The Magnet na música "Is It Really Home" escrita e composta pelo rapper Akhenaton (IAM) e pelo compositor Bruno Coulais. Em 2002, Hayes foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame. Depois que ele jogou um set no Glastonbury Festival, no mesmo ano, um documentário que destaca a carreira de Isaac e seu impacto em muitos dos artistas de Memphis na década de 1960 foi produzido, "Only The Strong Survive". Em 2004, Hayes apareceu em um papel secundário recorrente como Jaffa Tolok na série de televisão Stargate SG-1.
No ano seguinte, ele apareceu no filme independente Hustle & Flow, aclamado pela crítica. Ele também teve um breve papel recorrente nas amigas da UPN como Eugene Childs (pai de Toni).

domingo, 6 de agosto de 2017

The GAP (banda)



A banda recebeu sua primeira grande chance ao ser a banda de apoio do álbum Stop All That Jazz de Oklahoman Leon Russell, lançado em 1974.
No início do ano, o grupo assumiu um som funk que lembra o início da década de 1970.
  Este estilo não conseguiu capturar, e seus dois primeiros LP's, 1974's Magician's Holiday, que foi gravado no histórico The Church Studio de Leon Russell e The Gap Band de 1977 (para não confundir com seu álbum de 1979) não conseguiram traçar ou produzir qualquer seleção de singles. Posteriormente, eles foram apresentados ao produtor de Los Angeles, Lonnie Simmons, que os assinou para sua empresa de produção, Total Experience Productions (nomeado após sua discoteca Crenshaw Boulevard bem sucedida) e conseguiu obter um contrato recorde com a Mercury Records.

No seu primeiro álbum, The Gap Band, eles encontraram o sucesso do gráfico com músicas como "I'm in Love" e "Shake"; Este último tornou-se um hit de 10 e 10 melhores em 1979.
Mais tarde naquele ano, o grupo lançou "I Do not Believe You Want to Get Up and Dance (Oops!)" Em seu álbum The Gap Band II.
Embora não tenha atingido o Hot 100, ele subiu para R & B, e o álbum foi ouro. A música e a produção musical da banda como um todo, tornou-se mais P-Funk-esque, com uso expandido dos sintetizadores e monólogos falados dentro de músicas.
 A música "Steppin '(Out)" também atingiu os 10 melhores R & B.
Charlie Wilson forneceu vocais de fundo no sucesso de Stevie Wonder em 1980, "I Is Not Gonna Stand For It" do álbum de Wonder, Hotter Than July (1980).

A banda atingiu um novo nível de fama em 1980 com o lançamento do R & B e Billboard 200 hit, The Gap Band III. A banda adotou uma fórmula de baladas de tempestade silenciosa (como a música R & B "Yearning for Your Love") apoiada por músicas anthemic funk (como o R & B chart-topper "Burn Rubber on Me (Why You Wanna Hurt Me)" e " Humpin '"). Eles repetiram esta fórmula no álbum R & B Gap Band IV em 1982 (o primeiro álbum lançado no recém-lançado Total de Experiências de Simmons), que resultou em três singles de sucesso: "Early in the Morning" (R & B, Dance, Hot 100) "Você deixou cair uma bomba em mim" (R & B, Hot 100, Dance) e "Outstanding" (R & B, Dance). Foi durante esse tempo que a ex-Noiva da cantora Funkenstein Dawn Silva se juntou a eles em turnê.
Seu álbum de 1983, Gap Band V: Jammin, foi de ouro, mas não foi tão bem sucedido quanto os trabalhos anteriores, chegando ao R & B e ao Billboard 200.
  O único "Party Train" atingiu o R & B, e a música "Jam the Motha" atingiu o R & B, mas nem chegou ao Hot 100. O álbum mais próximo "Someday" (uma capa solta do "Someday We Do Donny Hathaway" All Be Free ") apresentou Stevie Wonder como um vocalista convidado.

O próximo trabalho, Gap Band VI, os trouxe de volta ao 1 º R & B em 1985, mas o álbum vendeu menos cópias e não foi ouro. "Beep a Freak" atingiu R & B, "I Found My Baby" atingiu o pico nas tabelas de R & B e "Desrespeito" atingiu o pico. Naquele ano, o vocalista Charlie Wilson forneceu backing vocals no R & B "Computer Love" da Zapp & Roger.

Enquanto a capa de "Going in Circles" de 1986 foi nas tabelas de R & B, e o álbum que foi lançado, Gap Band VII, atingiu R & B, o álbum quase se tornou o primeiro deles em anos a perder o Billboard 200, atingindo um mero .

Enquanto eles estavam começando a lutar contra os Estados Unidos, o grupo encontrou seu maior sucesso no Reino Unido quando seu único "Big Fun" de 1987 da Gap Band 8 chegou ao UK Singles Chart.
1988's Straight from the Heart foi o último álbum de estúdio com Total Experience.

The Gap Band pegou uma pequena pausa em 1988 com o filme Keenen Ivory Wayans, I'm Gonna Git You Sucka. Eles contribuíram com o "You're So Cute" não-gráfico e o título do R & B para o filme (o primeiro não estava na trilha sonora, mas foi usado no filme).
Sua primeira música no seu novo rótulo, Capitol Records, 1989's "All of My Love" (de seu álbum Round Trip), é, até à data, seu último sucesso de R & B. O álbum também produziu o R & B "Addicted to Your Love" e o R & B "" Nós podemos fazer tudo certo ". Eles deixaram Capitol Records no ano que vem e passaram um hiato de cinco anos de produzir novos materiais.

Durante a década de 1990, a banda lançou três álbuns de estúdio não-gráficos e dois álbuns ao vivo. O único álbum ao gráfico foi o live album Live & Well, que atingiu o R & B em 1996.
Em 1992, Charlie aventurou-se em uma carreira solo e teve vários sucessos moderados de R & B por conta própria. Os vocais de Wilson foram creditados em parte por inspirar o estilo vocal de novos artistas swing swing Guy, Aaron Hall, Keith Sweat e R. Kelly. A banda se reuniu em 1996 e lançou The Gap Band: Live and Well, um álbum ao vivo em grande sucesso.
Em 26 de agosto de 2005, The Gap Band foi homenageado como Ícone do IMC nos 57º Prêmios BMI Urban Awards.

A honra é dada a um criador que tem sido "uma influência única e indelével sobre as gerações de criadores de música". O "excelente" sozinho continua sendo uma das canções mais amostradas da história e, surpreendentemente, foi usado por mais de 150 artistas.
Robert Wilson morreu de um ataque cardíaco em sua casa em Palmdale, Califórnia, em 15 de agosto de 2010.