terça-feira, 18 de julho de 2017

Luther Vandross

 Luther Ronzoni Vandross, Jr. (20 de abril de 1951 - 1 de julho de 2005) foi um cantor, compositor e produtor de discos americano. Ao longo de sua carreira, Vandross era um vocalista de fundo sob demanda para vários artistas diferentes, incluindo Judy Collins, Chaka Khan, Bette Midler, Diana Ross, David Bowie, Barbra Streisand, Ben E. King e Donna Summer. Mais tarde, ele se tornou um vocalista do grupo Change, que lançou seu álbum de estréia com o ouro The Glow of Love, em 1980, na Warner Bros. Records. Depois que Vandross deixou o grupo, ele foi assinado para a Epic Records como artista solo e lançou seu álbum solo de estréia, Never Too Much, em 1981.Suas músicas de sucesso incluem "Never Too Much", "Here and Now", "Any Love", "Power of Love / Love Power", "I Can Make It Better" e "For You to Love". Muitas de suas músicas eram covers de música original por outros artistas como "If This World Were Mine" (dueto com Cheryl Lynn), "Since I Lost My Baby", "Superstar" e "Always and Forever". Duetos como "The Closer I Get to You" com Beyoncé, "Endless Love" com Mariah Carey e "The Best Things in Life Are Free" com Janet Jackson foram todas músicas de sucesso em sua carreira.Durante sua carreira, a Vandross vendeu mais de 35 milhões de discos em todo o mundo e recebeu oito Grammy Awards, incluindo Best Razon Masculino R & B, quatro vezes diferentes. Ele ganhou um total de quatro Grammy Awards em 2004, incluindo o Grammy Award para Song of the Year para uma música gravada pouco antes de sua morte, "Dance with My Father".
Luther Ronzoni Vandross, Jr. nasceu em 20 de abril de 1951 no Bellevue Hospital em Manhattan, Nova York. Ele era o quarto filho e segundo filho de Mary Ida Vandross e Luther Vandross, Sr. Seu pai era um estofador e cantor, e Sua mãe era uma enfermeira. A outra cruzava no Lower East Side de Manhattan no desenvolvimento da habitação pública de NYCHA Alfred E. Smith. Na terceira idade, com seu próprio fonógrafo, ele se ensinou a tocar piano por ouvido.O pai de Vandross morreu de diabetes quando Vandross tinha oito anos de idade. Em 2003, Vandross co-escreveu a música "Dance with My Father" e dedicou-se a ele; O título foi baseado em suas memórias de infância e as lembranças de sua mãe sobre a família cantando e dançando na casa. Sua família mudou-se para o Bronx quando tinha nove. Suas irmãs, Patricia "Pat" e Ann começaram a levar Vandross ao Teatro Apollo e a um teatro no Brooklyn para ver Dionne Warwick e Aretha Franklin. Patricia cantou com o grupo vocal The Crests, e foi destaque nas músicas "16 Candles" e "Sweetest One".    

No ensino médio, Vandross tocou em um grupo, Shades of Jade, que já jogou no Teatro Apollo. Durante seus primeiros anos no show business, ele apareceu várias vezes na noite infeliz dos amadores Apollos e foi aborrecido pelo público. Enquanto membro de uma oficina de teatro, Ouça My Brother, ele foi faturado nos singles "Only Love Can Make a Better World" e "Listen My Brother". Ele apareceu na primeira série da Sesame Street durante 1969. Todos se formaram na Escola Superior William Howard Taft em 1969 e freqüentaram a Western Michigan University por um ano antes de sair para continuar a carreira em música. Ele adicionou backs vocals para Roberta Flack & Donny Hathaway em 1972.Vandross fundou o primeiro fã-clube de Patti LaBelle, do qual ele era presidente.Vandross cantou no álbum Hall-Mark de Delores Hall (1973). Ele cantou com ela na música "Who's Gonna Make It Easier for Me", que ele escreveu, e ele contribuiu com outra música, "In This Lonely Hour". [Citação necessária] Tendo co-escrito "Fascínio" para os jovens americanos de David Bowie (1975), ele passou a fazer uma turnê com ele como vocalista de apoio em setembro de 1974. Vaughross escreveu "Everybody Rejoice" para o musical de Broadway, The Wiz.Vandross também cantou vocais para artistas, incluindo Roberta Flack, Chaka Khan, Ben E. King, Bette Midler, Diana Ross, Carly Simon, Barbra Streisand e Donna Summer, e para as bandas Chic e Todd Rundgren's Utopia.
Antes de sua descoberta solo, Vandross fazia parte de um quinteto de canto no final da década de 1970, chamado Lutero, composto por ex-membros de Shades of Jade, Anthony Hinton e Diane Sumler, além de Theresa V. Reed e Christine Wiltshire, assinadas para a Cotillion Records. Embora os singles "It's Good for the Soul", "Funky Music (É parte de mim)" e "The Second Time Around" tenham sido relativamente bem-sucedidos, seus dois álbuns, o auto-intitulado Luther (1976) e This Close to Você (1977), que Vandross produziu, não vendeu o suficiente para fazer os gráficos. Vandross comprou os direitos sobre esses álbuns depois que Cotillion deixou cair o grupo, impedindo que eles fossem re-lançados.Vandross também escreveu e cantou jingles comerciais de 1977 até o início dos anos 80, para empresas como Mountain Dew, Kentucky Fried Chicken, Burger King e Juicy Fruit. Ele continuou sua carreira bem sucedida como cantora de sessão popular no final da década de 1970.Em 1978, Vandross cantou vocais para a banda de disco de Greg Diamond, Bionic Boogie, na música intitulada "Hot Butterfly". Também em 1978, ele apareceu nos sons de Quincy Jones ... e Stuff Like That !!, mais notavelmente na música "I'll'll Miss You in the Morning" junto com Patti Austin.Luther também cantou com a banda Soirée e foi o principal vocalista na faixa "You Are the Sunshine of My Life"; Ele também contribuiu com vocais de fundo para o álbum junto com Jocelyn Brown e Sharon Redd, cada um dos quais também viu sucesso em solo. Além disso, ele cantou os vocais principais na música principal do grupo Mascara, "See You in L.A." Lançado em 1979. Vandross também apareceu no álbum 1979 de Charme do grupo Let It In. [Citação necessária]Vandross finalmente conseguiu sua longa carreira de carreira como cantora em destaque com o venerado filme de dança pop Change, um conceito de estúdio criado pelo empresário francês-italiano Jacques Fred Petrus. Seus sucessos de 1980, "The Glow of Love" (de Romani, Malavasi e Garfield) e "Searching" (por Malavasi), ambos com Vandross como vocalista, abriram o mundo para o Vandross. E não havia dúvidas sobre se Vandross gostava da música "The Glow of Love". Em uma entrevista que a revista Vibe fez com ele em 2001, Vandross disse: "Esta é a música mais linda que já cantei na minha vida". Ambas as canções eram do álbum de estréia de The Change The Glow of Love.Vandross foi originalmente destinado a tocar em seu segundo e bem sucedido álbum Miracles em 1981, mas recusou a oferta porque Petrus não pagou dinheiro suficiente. A decisão de Vandross levou a um contrato de gravação com a Epic Records no mesmo ano, mas também forneceu vozes de fundo em "Milagres" e no novo ato criado por Petrus, o BB & Q. Band em 1981. Durante esse ano agitado, Vandross pular, Começou sua segunda tentativa em uma carreira solo com seu álbum de estréia, Never Too Much. Além da faixa do título de sucesso, continha uma versão da música Dionne Warwick "A House Is Not a Home".A música "Never Too Much", escrita por ele mesmo, chegou ao número um nas tabelas de R & B. Este período também marcou o início da colaboração de composição com o baixista Marcus Miller, que tocou em muitas das faixas e também produziu ou co-produziu várias faixas para a Vandross. O álbum Never Too Much foi organizado pelo colega de escola secundária de Vandross, Nat Adderley, Jr., uma colaboração que duraria na carreira de Vandross.Vandross lançou uma série de álbuns de sucesso e R & B durante a década de 1980 e continuou seu trabalho de sessão com vocais convidados em grupos como Charme em 1982. Muitos de seus álbuns anteriores produziram um impacto maior nas tabelas de R & B do que nos gráficos pop. Durante a década de 1980, dois dos singles de Vandross chegaram ao n. ° 1 no Billboard R & B charts: "Stop to Love", em 1986, e um dueto com Gregory Hines - "Não há nada melhor do que o amor". Vandross estava no comando como produtor Para o álbum de retorno certificado pela Aretha Franklin e o álbum de retorno premiado, Jump to It.He também produziu o álbum de acompanhamento, Get It Right de 1983.
Em 1983, a oportunidade de trabalhar com sua principal influência musical, Dionne Warwick, surgiu com a Vandross produzindo, escrevendo músicas e cantando em Quantas vezes podemos dizer adeus, seu quarto álbum para Arista Records. 27 no Hot 100 chart (R & B Adult Contemporary), enquanto o segundo single, "Got a Date" foi um sucesso moderado (R & B Club Play).Vandross escreveu e produziu "É difícil para mim dizer" para Diana Ross de seu álbum Red Hot Rhythm & Blues. [30] Ross realizou a música como um tributo a cappella para Oprah Winfrey em sua última temporada de The Oprah Winfrey Show. Em seguida, ela começou a adicioná-lo ao seu sucesso 2010-12 "Mais Hoje do que Ontem: The Greatest Hits Tour. Vandross também gravou uma versão desta música em seu álbum Your Secret Love em 1996. Ele fez duas aparições públicas no Diana Ross's Return to Love Tour em sua abertura na Filadélfia no First Union Spectrum e sua parada final no Madison Square Garden em 2000. [citação necessária]Em dezembro de 1985, o cantor apresentou uma ação de difamação contra uma revista britânica após atribuir sua perda de peso de 85 libras à síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS). Vandross disse que pesava 325 quilos quando começou uma dieta em maio desse ano.Em 1985, Vandross detectou o talento de Jimmy Salvemini, que tinha quinze anos na época, na Star Search. Vandross pensou que Salvemini tinha a voz perfeita para algumas de suas músicas, e contatou Salvemini, que foi administrado por seu irmão Larry. Um contrato foi negociado com a Elektra Records por US $ 250.000 e Vandross concordou em produzir o álbum. Ele contatou seus velhos amigos Cheryl Lynn, Alfa Anderson (Chic), Phoebe Snow e Irene Cara para aparecer no álbum. Depois que o álbum foi concluído, Vandross, Jimmy e Larry decidiram comemorar. Em 12 de janeiro de 1986, eles estavam andando no Mercedes-Benz conversível em 1985 de Vandross, em Laurel Canyon Boulevard, na seção norte de Hollywood Hills, em Los Angeles. Luther estava dirigindo a 48 mph em uma zona de 35 mph quando sua Mercedes virou através da linha central dobro amarelo da rua de duas pistas, virou-se de lado e colidiu com a frente de um Marciano de Mercúrio de 1972 que estava indo para o sul, depois se balançou e acertou 1979 Cadillac sevilha em frente.Vandross e Jimmy foram apressados ​​para o Cedars-Sinai Medical Center. Larry, que estava no banco do passageiro, foi morto durante a colisão. Vandross sofreu três costelas quebradas, um quadril quebrado, várias hematomas e cortes faciais. Jimmy, que estava na parte de trás do carro, tinha cortes, contusões e contusões. Vandross enfrentou acusações de homicídio de veículos devido a morte de Larry e sua carteira de motorista foi suspensa por um ano. Não havia evidências de que Vandross estava sob a influência de álcool ou outras drogas; Ele não pediu nenhuma tentativa de condução imprudente. No início, a família Salvemini apoiava Vandross, mas depois apresentou uma ação de morte injusta contra ele. O caso foi resolvido fora do tribunal com um pagamento à família Salvemini por cerca de US $ 630.000. O álbum de Jimmy Salvemini, Roll It, foi lançado no final desse ano.Vandross também cantou vocais de fundo no hit de 1985 de Stevie Wonder, "Part Time Lover". Em 1986, Vandross expressou um personagem de desenho animado chamado Zack para três manámbulos animados de PSA para a ABC Television, chamado 'Zack of All Trades'.O álbum de compilação de 1989 The Best of Luther Vandross ... The Best of Love incluiu a balada "Here and Now", seu primeiro single a traçar o top chart do Billboard, que atingiu o número seis. Ele ganhou seu primeiro prêmio de Grammy pelo melhor desempenho vocal de R & B masculino em 1991.Em 1990, Vandross escreveu, produziu e cantou fundo para Whitney Houston em uma música intitulada "Who Do You Love", que apareceu no álbum I'm Your Baby Tonight. Esse ano, ele convidou a comédia de televisão 227.
Mais álbuns seguiram na década de 1990, começando com o poder do amor de 1991, que gerou dois hits do topo do pop. Ele ganhou o segundo melhor vocal de R & B Masculino nos Grammy Awards de 1992, e sua música "Power of Love / Love Power" ganhou o Grammy Award pelo Melhor R & B Song no mesmo ano. Em 1992, "The Best Things in Life Are Free", um dueto com Janet Jackson do filme Mo 'Money tornou-se um sucesso. Em 1993, ele teve um breve papel não falante no filme Robert Townsend The Meteor Man. Ele tocou um homem de sucesso que conspirou para parar o personagem do título da Townsend.Vandross atingiu o top ten novamente em 1994, juntando-se com Mariah Carey em uma versão cover de Lionel Richie e o dueto de Diana Ross "Endless Love" Foi incluído no álbum Songs, uma coleção de músicas que inspiraram Vandross ao longo dos anos. Ele também aparece em "The Lady Is a Tramp" lançado no álbum Duets de Frank Sinatra. Nos Grammy Awards de 1997, ele ganhou o seu terceiro Best Male R & B Vocal pela faixa "Your Secret Love".Um segundo álbum de grandes sucessos, lançado em 1997, compilou a maior parte de seus sucessos de 1990 e foi seu último álbum lançado pela Epic Records. Depois de lançar I Know on Virgin Records, ele assinou com J Records. Seu primeiro álbum no novo rótulo de Clive Davis, intitulado Luther Vandross, foi lançado em 2001 e produziu os hits "Take You Out" (R & BPop) e "I" D em vez "(Adult Contemporary R & B Pop). Vandross marcou pelo menos um dos 10 melhores R & B hit de 1981 a 1994.Em 1997, Vandross cantou o hino nacional americano, "The Star-Spangled Banner", durante o Super Bowl XXXI no Louisiana Superdome, New Orleans, Louisiana.Em setembro de 2001, Vandross realizou uma interpretação da música de sucesso de Michael Jackson "Man in the Mirror" no Special do 30º aniversário de Jackson, ao lado de Usher e 98 Degrees.Em 2002, ele realizou seus concertos finais durante sua última turnê, The BK Got Soul Tour, estrelado por Vandross com Angie Stone e Gerald Levert. [Citação necessária]Na primavera de 2003, a última colaboração da Vandross foi o "What's Going On" de Doc Powell, uma capa de Marvin Gaye do álbum 97 de Columbus de Powell e Columbus.Em 2003, Vandross lançou o álbum Dance with My Father. Ele vendeu 442 mil cópias na primeira semana e estreou no número um na tabela de álbuns Billboard 200.
 
A faixa-título do mesmo nome, que foi dedicada às memórias de infância de Vandross de dançar com seu pai, ganhou Vandross e seu co-roteirista, Richard Marx, o Prêmio Grammy de 2004 da Canção do Ano. A música também ganhou Vandross em seu quarto E prêmio final na categoria Best Male R & B Vocal Performance [7]. O álbum foi a sua única carreira n. ° 1 na parada de álbuns da Billboard. O vídeo para a faixa do título apresenta várias celebridades ao lado de seus pais e outros membros da família. O segundo single lançado no álbum, "Think About You", foi a Canção Contemporânea para Adultos Urbana Número One de 2004, de acordo com a Radio & Records.Em 2003, após o campeonato televisivo de basquete masculino da NCAA, a CBS Sports deu "One Shining Moment" um novo visual. Vandross, que tinha sido apenas um jogo de basquete em sua vida, era o novo cantor, e o vídeo não tinha nenhum efeito especial, como bolas de basquete brilhantes e trilhas de estrelas, que vídeos de anos anteriores tinham. Esta versão da canção está em uso hoje

 Vandross nunca se casou e não teve filhos. Os irmãos mais velhos o precederam.Ao longo de sua carreira, Vandross ficou muito atento a sua vida privada e sexualidade; Em muitas ocasiões, ele foi confrontado por entrevistadores sobre isso, ele se tornaria defensivo e de baixo humor. Depois de sua morte em 2005, muitos meios de comunicação começaram a se concentrar na sexualidade de Vandross, incluindo The Advocate, que foi a primeira grande publicação a chamá-lo explicitamente de "artista gay" e The Village Voice. "Embora ele nunca tenha saído como gay, bisexual, ou mesmo em linha reta, você precisava estar vestindo blinders - como muitos de seus fãs, particularmente mulheres, deveriam ter sido - para ignorar sua estranha", Jason King escreveu no obituário de Vandross em The Voz da aldeia. De acordo com Gene Davis, um produtor de televisão que trabalhou com Vandross várias vezes, "todos na empresa sabiam que Lutero era gay". Bruce Vilanch, um amigo e colega de Vandross, disse mais tarde que Vandross confiava detalhes sobre sua vida pessoal para ele; "Ele me disse:" Ninguém sabe que estou na vida ". ... Ele teve muito poucos contatos sexuais ", disse Vilanch à Out magazine em 2006. Ele acrescentou que Vandross experimentou seu relacionamento romântico mais longo com um homem enquanto vivia em Los Angeles no final da década de 1980 e início dos anos 90.
 Vandross sofria de diabetes e hipertensão, que podem ter sido trazidos pela genética familiar, bem como estilo de vida e nutrição. Ele acabou de terminar os vocais finais do álbum Dance with My Father quando em 16 de abril de 2003 sofreu um grave Acidente vascular cerebral em sua casa na cidade de Nova York. O golpe o deixou em coma por quase dois meses, período durante o qual também teve que lutar contra meningite e pneumonia (o que exigia uma traqueotomia). O acidente vascular cerebral também deixou Vandross com dificuldade para falar e cantar , Bem como confinado a uma cadeira de rodas.Em 8 de fevereiro de 2004, nos Grammy Awards no Staples Center em Los Angeles, Vandross apareceu em um segmento de video pré-gravado para aceitar seu Prêmio Song of the Year para "Dance with My Father". Além de agradecer seus fãs por seu apoio ao longo de sua doença e recuperação, ele disse: "Quando eu digo adeus nunca é por muito tempo, porque acredito no poder do amor" (Vandross cantou as últimas seis palavras). Sua mãe, Mary (1922-2008), aceitou o prêmio pessoalmente em seu nome. Após uma aparição de 6 de maio de 2004 no The Oprah Winfrey Show, ele nunca foi visto em público novamente. Vandross morreu em 1 de julho de 2005, no Centro Médico JFK, em Edison, Nova Jersey, com a idade de 54 anos.Depois de dois dias de exibição na Capela Funeral de Frank E. Campbell, seu funeral foi realizado na Igreja Riverside em Nova York, em 8 de julho de 2005. Cissy Houston, membro fundador da The Sweet Inspirations e mãe de Whitney Houston, entregou uma interpretação sincera De "Deep River" no funeral. Vandross foi enterrado no George Washington Memorial Park em Paramus, Nova Jersey. Ele foi sobrevivido por sua mãe, Mary Ida Vandross, que morreu em 2008. A propriedade de Vandross deixou um presente importante não divulgado para a Fundação de Pesquisa sobre Diabetes Juvenil.
Possuindo uma gama vocal de tenor, Vandross foi comumente chamado de "The Velvet Voice" em referência ao seu talento vocal excepcional, e às vezes era chamado de "A melhor voz de uma geração". Ele também foi considerado o "Pavarotti of Pop" por muitos críticos.

Em 2008, a Vandross foi classificada no número 54 na Lista de 100 maiores cantores de todos os tempos da revista Rolling Stone. Mariah Carey afirmou várias vezes em entrevistas que ficar ao lado de Vandross ao gravar seu dueto "Endless Love" era intimidante.

Seu talento vocal levou-o a ser comparado ao muito mais novo cantor de R & B, Tevin Campbell e até a alguns consideravam suas colegas femininas como Mariah Carey, Celine Dion, Patti LaBelle e principalmente Whitney Houston.

Por voto popular, Luther Vandross foi introduzido em The SoulMusic Hall of Fame na SoulMusic.com em dezembro de 2012.

Em 1999, Whitney Houston cantou "So Amazing" de Vandross como uma homenagem a Vandross enquanto se sentava na audiência durante os Soul Train Awards. Johnny Gill, El DeBarge e Kenny Lattimore forneceram vozes de fundo. Em 27 de julho de 2004, a GRP Records lançou um álbum de tributo de vários artistas de jazz, Forever, para sempre, para Lutero, incluindo dez canções populares escritas por Vandross. O álbum apresentou arranjos vocais de Lutero, e foi produzido por Rex Rideout e Bud Harner. Rideout tinha co-autoria de músicas, contribuiu com arranjos e tocava teclados nos três últimos álbuns da Vandross. O álbum de tributo foi misturado por Ray Bardani, que gravou e misturou a maior parte da música de Lutero ao longo dos anos. Apresentava um conjunto de artistas de jazz suave, muitos dos quais tinham trabalhado anteriormente com a Vandross.Em 20 de setembro de 2005, o álbum So Amazing: Um tributo All-Star a Luther Vandross foi lançado. O álbum é uma coleção de algumas de suas músicas interpretadas por vários artistas, incluindo Stevie Wonder, Mary J. Blige, Usher, Fantasia, Beyoncé, Donna Summer, Alicia Keys, Elton John, Celine Dion, Wyclef Jean, Babyface, Patti LaBelle, John Legend, Angie Stone, Jamie Foxx, Teddy Pendergrass e Aretha Franklin. Aretha Franklin ganhou um Grammy por sua interpretação de "A House Is Not a Home", e Stevie Wonder e Beyoncé ganharam um Grammy pela capa de "So Amazing".A dupla do violino Nuttin 'But Stringz fez um remix da música "Dance with My Father" para o álbum Luta do Subway to the Charts, que foi lançado em 3 de outubro de 2006. Em 21 de novembro de 2006, o saxofonista Dave Koz lançou um Seguir para o álbum de tributo GRP homenageado anterior, desta vez no próprio rótulo Rendezvous Entertainment, um álbum chamado Forever, para sempre, para Luther Volume II, também produzido por Rex Rideout e Bud Harner. Dave Koz tocou em todas as faixas de Luther Vandross, que foram gravadas por vários artistas de jazz suave.Em 2007, Deniece Williams incluiu "Never Too Much" em seu CD Love, Niecy Style. Williams disse que gravou a música para dizer "Eu te amo" para seu velho amigo. No vídeo de música "Bye Bye" da foto de Mariah Carey Vandross aparece nas imagens de fechamento. Sua imagem foi incluída como homenagem junto com várias outras pessoas falecidas com quem Carey colaborou.Em um diferente eu, Keyshia Cole cantou o outro para "Luther Vandross" em "Playa Cardz Right", que contou com o rapper Tupac Shakur. O guitarrista Norman Brown fez uma interpretação de "Any Love" em seu álbum de 1994 After The Storm. R & B banda 112 amostrado Vandross '"Você não sabe disso" para fazer sua música "Love Me" em seu segundo álbum, Sala 112. O saxofonista Boney James cobriu sua capitulação em sua última faixa "The Night I Fell in Love" em Backbone em 1994.Em 2010, a NPR incluiu a Vandross nas suas 50 maiores vozes na história gravada, dizendo que Vandross representa "o padrão de platina para estilos de música R & B". O anúncio foi feito em todas as coisas da NPR consideradas em 29 de novembro de 2010.O autor Craig Seymour escreveu um livro sobre Vandross chamado Luther: The Life and Longing of Luther Vandross. O livro inclui inúmeras entrevistas com a Vandross.
J Records lançou uma música, [quando?] "Shine" - uma faixa de R & B otimizada que mostra a música do disco Chic "My Forbidden Lover" - que alcançou o número 31 na tabela de R & B. [cita requerida] A música estava originalmente programada para ser Lançado na trilha sonora do filme, The Fighting Temptations, mas foi arquivado. Um remix mais recente da música atingiu o número 10 no gráfico Club Play. [Citação necessária] "Shine" e uma faixa intitulada "Got You Home" foram músicas inéditas no The Ultimate Luther Vandross (2006), um álbum de grandes sucessos Em Epic Records / J Records / Legacy Recordings que foi lançado em 22 de agosto de 2006.Em 16 de outubro de 2007, Epic Records / J Records / Legacy Recordings lançou um conjunto de quatro discos em caixa intitulado Love, Luther. Possui quase todos os R & B e hits pop da Vandross ao longo de sua carreira, além de faixas ao vivo inéditas, versões alternativas e outtakes de sessões que Vandross gravou. O conjunto também inclui "There Only Only You", uma versão da qual originalmente apareceu na trilha sonora do filme de 1987 Made in Heaven.Em outubro de 2015, a Sony Music lançou uma edição reconfigurada da compilação The Essential Luther Vandross contendo três canções inéditas: "Love It, Love It" (que fez sua estréia um ano antes na compilação do Reino Unido The Greatest Hits), uma vida Gravação de "Bridge Over Troubled Water" com Paul Simon e Jennifer Holliday, e uma capa de "Look to the Rainbow" de Astrud Gilberto.

Stevie Wonder

  Stevie Wonder, nome real de Stevland Hardaway Morris (Saginaw, 13 de maio de 1950) é um compositor, cantor e ativista de causas humanitárias e sociais estadunidense.
  Um dos maiores músicos da contemporaneidade, iniciou a carreira muito cedo. Assinou contrato com a Tamla Records, selo da Motown Records aos onze anos e continua com a mesma até hoje. Gravou mais de trinta sucessos que alcançaram o top ten e ganhou vinte e cinco Grammy Awards, o maior número já ganho por um artista masculino na história
  Ao nascer foi-lhe dado o nome Stevland Hardaway Judkins, depois alterado para Stevland Hardaway Morris , já adulto]
  Stevie Wonder é o terceiro dos seis filhos de Calvin Judkins e Lula Mae Hardaway.
  Devido ao nascimento prematuro, em seis semanas os vasos sanguíneos da parte de trás de seus olhos ainda não tinham chegado na parte frontal e seu crescimento abortado causou o descolamento das retinas.
   O termo médico para esta condição é retinopatia da prematuridade, e ela pode ter sido agravada pelo oxigênio bombeado para sua incubadora, mas não foi a principal causa de cegueira.
Quando Stevie Wonder tinha quatro anos, sua mãe deixou seu pai e se mudou com seus filhos para Detroit.
  Voltou a ter o nome de solteira, Lula Hardaway e mais tarde mudou o sobrenome de seus filhos para Morris.
  Morris permanece como o nome legal de Stevie Wonder desde então.
  Começou a tocar instrumentos muito cedo, incluindo piano, gaita, bateria e baixo. Durante sua infância foi ativo em um coral de igreja.
  Com apenas 18 anos , Stevie Wonder se mudou para Los Angeles , trabalhando com produtores como Quincy Jones e outros .
  Hoje Stevie Wonder mora em sua mansão em Beverlly hills em Los Angeles nos Estados unidos .
  Ronnie White do grupo The Miracles dá crédito a seu irmão Gerald White por persistentemente insistir que ele ouvisse o pequeno Stevie em 1961.
  Após isso, White levou Stevie e sua mãe até a Motown Records.
  Impressionado com o jovem músico, o CEO da Motown, Berry Gordy assinou contrato através de um dos selos da Motown, a Tamla Records com o nome de Little Stevie Wonder.
  Gravou o single, "I Call It Pretty Music, But the Old People Call It the Blues", que foi lançado pela Tamla no fim de 1961.
  Wonder lançou seus dois primeiros álbuns, The Jazz Soul of Little Stevie e Tribute to Uncle Ray, em 1962, com pequeno sucesso.

Aos 13 anos, Wonder alcançou grande sucesso com "Fingertips (Pt. 2)", um single de 1963 gravada ao vivo durante apresentação da turnê Motor Town Revue, lançada no álbum Recorded Live: The 12 Year Old Genius. A canção que apresentava Wonder nos vocais, bongôs e gaita e um jovem Marvin Gaye na bateria, atingiu número 1 na parada Pop & R&B e fez com que Stevie atingisse o grande público..
  Em 1964, Stevie Wonder fez sua estreia no cinema com Muscle Beach Party fazendo o papel dele próprio, creditado como "Little Stevie Wonder". Retornou na sequência do filme, lançada cinco meses depois, Bikini Beach. Ele se apresenta em ambos filmes, cantando "Happy Street" e "Happy Feelin' (Dance and Shout)", respectivamente.
  Após tirar o "Little" do nome, Wonder teve vários sucessos na metade dos anos 60, incluindo "Uptight (Everything's Alright)", "With a Child's Heart" e "Blowin' in the Wind", uma cover da canção de Bob Dylan que foi uma das primeiras que refletem a consciência social de Stevie, e que conta com a participação de seu mentor, o produtor Clarence Paul.
  Stevie também começou a trabalhar como letrista da Motown, compondo músicas para ele próprio assim como seus companheiros de gravadora, incluindo "Tears of a Clown", sucesso cantado por Smokey Robinson & the Miracles.
  Em 1968 Stevie gravou um álbum de faixas instrumentais de soul/jazz, a maioria com solos de gaita, sob o pseudônimo de Eivets Rednow (que também é o título do disco), que nada mais é que "Stevie Wonder" ao contrário.
  O álbum fracassou e não teve muita atenção, e seu único single, uma cover de "Alfie", atingiu apenas o número 66 na parada Pop estadunidense e número 11 na parada "Adult Contemporary".                 Apesar disso, teve vários sucessos entre 1968 e 1970 como "I Was Made to Love Her"; "For Once in My Life" e "Signed, Sealed, Delivered I'm Yours". Em Setembro de 1970, aos 20 anos de idade, Wonder se casou com Syreeta Wright, uma ex secretária da Motown e compositora.
  No álbum seguinte Where I'm Coming From, sua esposa o ajudou compondo e produzindo, com a permissão de Gordy. O álbum não obteve sucesso. Com vinte e um anos, Stevie não renovou seu contrato com a Motown que expirou em 21 de maio de 1971.
  Em 1970, Wonder co-escreveu e tocou diversos instrumentos no sucesso "It's a Shame" para o grupo The Spinners. Sua contribuição foi uma demonstração de seu talento e uma arma para as negociações com o presidente da Motown, Gordy, sobre a autonomia criativa de Stevie.

De maneira independente Wonder gravou dois álbuns, que foram usados como ferramentas de barganha enquanto negociava com a Motown.
  Eventualmente o selo concordou com seus pedidos de total controle criativo e direitos de suas próprias canções; o contrato de 120 páginas deu a Stevie royalties muito mais altos.
  Wonder retornou a Motown em Março de 1972 com Music of My Mind.
  Ao contrário da maioria dos LPs dos artistas da Motown, que normalmente consistiam de uma coletânea de singles, lados-B e covers, Music of My Mind foi de fato um LP, com canções que fluiam juntas tematicamente.
  As letras de Stevie falavam de aspectos sociais, políticos e temas místicos bem como as canções românticas, enquanto musicalmente Wonder começava a explorar o overdubbing e gravar, ele próprio, a maioria das partes instrumentais.
  Este foi o chamado de "período clássico" durante os anos 70. Music of My Mind marcou o início de uma longa colaboração com os pioneiros dos sintetizadores Tonto's Expanding Head Band, (Robert Margouleff e Malcolm Cecil).
  Lançado no fim de 1972, Talking Book apresentava o sucesso "Superstition", que é um mais distintivos e famosos exemplos do som do clavinet Hohner.
  A canção, inicialmente prevista para o guitarrista Jeff Beck, fez com que Stevie também atingisse as rádios de rock. Talking Book também apresentava "You Are the Sunshine of My Life", que também alcançou o número um.
  Na mesma época do lançamento do álbum, Stevie Wonder iniciou uma turnê com os Rolling Stones.  A turnê The Rolling Stones American Tour 1972 foi também um fator de sucesso tanto de "Superstition" como "You Are the Sunshine of My Life".
  As duas canções ganharam três Grammy Awards. Em um episódio de Sesame Street que foi ao ar em abril de 1973, Wonder e sua banda apresentam "Superstition", bem como a canção "Sesame Street Song", que demonstrava suas habilidades com o "talk box".
  Considerações políticas tomaram maior foco no álbum seguinte, Innervisions, lançado em 1973. O álbum apresentava "Higher Ground" ( na parada pop) assim como "Living for the City". Ambas canções alcançaram número 1 na parada R&B. Baladas populares como "Golden Lady" e "All in Love Is Fair" também estavam presentes. Innervisions ganhou três Grammy Awards, incluindo Álbum do Ano.
  O álbum ficou na 23ª posição da lista da revista Rolling Stone 500 melhores álbuns. Wonder se tornou o mais influente e aclamado músico negro do começo dos anos 70.
  Em 6 de Agosto de 1973, Stevie se envolveu em um grave acidente de carro durante sua turnê na Carolina do Norte, deixando o artista em coma por quatro dias.
  Como resultado do acidente, Stevie teve perda parcial do olfato (Anosmia) e uma temporária perda do paladar.
  Apesar deste revés, Wonder recobrou todas suas faculdades musicais, e reapareceu em concerto no Madison Square Garden em Março de 1974.
  O álbum Fulfillingness' First Finale foi lançado em Julho de 1974 e duas músicas alcançaram sucesso na parada pop: "You Haven't Done Nothin'" (um protesto político que tinha como alvo Richard Nixon) e "Boogie On Reggae Woman". Este álbum também ganhou mais três Grammys, incluindo Álbum do Ano.
  Neste mesmo ano Wonder fez parte de uma jam session em Los Angeles que se tornaria o álbum pirata A Toot and a Snore in '74, contendo, provavelmente a única gravação conhecida da era pós-Beatles de John Lennon e Paul McCartney tocando juntos.
  Ele também co-escreveu e produziu o álbum de Syreeta Wright Stevie Wonder Presents: Syreeta.
  Em 4 de Outubro de 1975, Wonder se apresentou no histórico "Wonder Dream Concert" em Kingston, Jamaica, durante show beneficente para um instituto para cegos. Além de Stevie Wonder, os três membros originais do The WailersBob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer — se apresentaram juntos pela última vez.
  Ainda em 1975, em seu 25º aniversário, Stevie Wonder ganhou mais dois Grammy Awards: em 1974 por Innervisions e em 1975 por Fulfillingness' First Finale. No ano seguinte, o cantor e compositor Paul Simon venceu o Grammy na categoria Álbum do Ano por Still Crazy After All These Years. Em seu discurso, Simon brincou agradecendo Stevie Wonder por não ter lançado nenhum álbum naquele ano,
  O álbum duplo com um EP extra Songs in the Key of Life, foi lançado em Setembro de 1976.
  Cheio de diferentes estilos, ilimitado em ambição e às vezes liricamente complicado, o álbum foi de difícil assimilação para alguns ouvintes, ainda assim é considerado por muitos como o coroamento de Wonder e um dos álbuns mais conhecidos na história da música pop.
  O álbum se tornou o primeiro de um artista estadunidense a estrear direto no número 1 da parada Billboard, onde permaneceu por 14 semanas não consecutivas.
  Duas faixas foram número 1 na parada Pop/R&B "I Wish" e "Sir Duke".
  E "Isn't She Lovely" era sobre sua filha recém-nascida Aisha, enquanto canções como "Love's in Need of Love Today" (que anos mais tarde seria apresentada no America: A Tribute to Heroes, um tributo às vítimas dos ataques do 11 de setembro de 2001) e "Village Ghetto Land" refletiam um estado de espírito muito mais pensativo. Songs in the Key of Life ganhou como Álbum do Ano e mais dois outros Grammys. O álbum ficou na posição de número 56 na lista da revista Rolling Stone dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.
   Depois deste período de alta criatividade, Wonder parou de gravar por três anos, lançando apenas o álbum triplo Looking Back, uma antologia contemplando seu início na Motown.
  Os álbuns que Stevie lançou durante este período foram influentes no mundo musical; a revista Rolling Stone em seu guia de 1983 Rolling Stone Record Guide diz que estes álbuns foram "pioneiros no estilo que determinaria o jeito da música pop na próxima década";
  A lista da revista Rolling Stone de 2003 dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos incluem três destes álbuns entre os top 90; enquanto em 2005 Kanye West diz de seu próprio trabalho:
  "Eu não estou tentando competir com o que tem por aí agora. Eu realmente estou tentando competir com Innervisions e Songs in the Key of Life. Parece uma blasfêmia, musicalmente, dizer uma coisa dessa, mas por que não definir isso como seu principal objetivo?"

  Foi em sua próxima fase que Stevie começou a colher (comercialmente falando) os frutos de seu período clássico.
  Os anos 80 viram Wonder alcançar seus maiores sucessos atingindo um nível sem precedentes de fama evidenciada pelo aumento das vendas de seus álbuns, participações em ações de caridade, colaborações com grandes artistas, impacto político e aparições na TV.
  Neste período, Stevie lançou a trilha-sonora Journey through the Secret Life of Plants (1979), presente no filme do mesmo nome.
  Na maior parte instrumental, o álbum foi muito criticado na época de seu lançamento, mas vem sendo considerado por alguns críticos como um clássico incomum.
  Ainda em 1979 Wonder também escreveu e produziu o sucesso dance "Let's Get Serious", de Jermaine Jackson e que atingiu o número 1 da para R&B Singles da Billboard em 1980).
   Hotter than July (1980) se tornou o primeiro álbum de Wonder a atingir platina, e o single "Happy Birthday" foi um veículo bem sucedido em sua campanha para estabelecer o aniversário do Dr. Martin Luther King como feriado nacional.
  O álbum também incluía "Master Blaster (Jammin')", seu tributo a Bob Marley, "All I Do", e a balada "Lately", que mais tarde teria covers dos grupos Jodeci e S Club 7.
  Em 1982, Wonder lançou uma retrospectiva de seu trabalho nos anos 80, Stevie Wonder's Original Musiquarium, que incluía quatro canções novas: o clássico funk com 10 minutos "Do I Do" (que teve a participação do lendário trumpetista de jazz Dizzy Gillespie), "That Girl", "Front Line", uma narrativa sobre um soldado no Vietnã em que Stevie Wonder escreveu e cantou na primeira pessoa e "Ribbon in the Sky", uma de muitas composições clássicas. Wonder também atingiu o número 1 em colaboração com Paul McCartney em seu hino à harmonia racial, "Ebony and Ivory". Ainda no mesmo ano Stevie participou do álbum Luz, do cantor e compositor brasileiro Djavan, tocando gaita na música "Samurai".
  Em 1983, Wonder gravou a canção "Stay Gold", o tema para a adaptação de Francis Ford Coppola para o conto de Susan E. Hinton The Outsiders. Sempre incorretamente atribuído somente a Stevie Wonder, a música é de Carmine Coppola, enquanto Wonder escreveu a letra.
  Em 1983 Wonder programou um álbum que teria o título de "People Work, Human Play". O álbum nunca ficou pronto e em 1984 Wonder lançou a trilha-sonora do filme A Dama de Vermelho. O "I Just Called to Say I Love You", alcançou #1 nas paradas pop e R&B tanto nos EUA como no Reino Unido, e ficou em 13º lugar dos singles mais vendidos na lista publicada em 2002 no Reino Unido.   Ganhou um Óscar como "Melhor Canção" em 1985.
   O álbum contava ainda com a participação de Dionne Warwick, cantando no dueto "It's You". O álbum seguinte In Square Circle (1986) teve o sucesso pop "Part-Time Lover". O álbum ainda teve outro sucesso "Go Home", além da balada "Overjoyed" que originalmente tinha sido escrito para o álbum Journey Through the Secret Life of Plants, mas não apareceu naquele álbum. Esteve também presente (tocando gaita) na cover de Chaka Khan para a música de Prince, "I Feel For You", ao lado de Grandmaster Melle Mel, que foi um enorme sucesso. No mesmo período, tocou gaita no single dos Eurythmics, "There Must Be an Angel (Playing with My Heart)" e também no sucesso de Elton John "I Guess That's Why They Call It The Blues".
  Em 1985, Stevie Wonder era um ícone estadunidense, e tema de bem-humoradas piadas sobre cegueira contadas por Eddie Murphy no Saturday Night Live. O próprio Wonder, algumas vezes, participava das esquetes; na turnê The Motown Revue Smokey Robinson presenteou Wonder com uma placa, a qual Stevie fingiu ler para a plateia e ter percebido um erro de ortografia. Participou do projeto USA For Africa na canção "We Are the World", assim como de outra campanha, desta vez para as vítimas da AIDS no single "That's What Friends Are For" (1986).
  Em 1986, Stevie Wonder apareceu do programa The Cosby Show, como ele próprio, no episódio "A Touch of Wonder," onde Theo e Denise Huxtable se envolvem em um acidente com a limosine do cantor e este os convida para ir até o estúdio.
  Em 1987, Wonder fez uma participação no álbum Bad de Michael Jackson no dueto "Just Good Friends". Michael Jackson também faz dueto com Stevie na faixa "Get It" no álbum de Stevie de 1987 Characters. Em 1988, Wonder fez dueto com Julio Iglesias no sucesso "My Love", faixa do álbum Non Stop.

Depois do álbum Characters, Wonder continuou a lançar material inédito, mas em ritmo mais lento. Gravou a trilha-sonora do filme Jungle Fever de Spike Lee em 1991.
  Deste álbum, singles e vídeos foram lançados para as canções "Gotta Have You" e "These Three Words". O lado-B do single de "Gotta Have You" incluía uma gravação de "Feeding Off The Love Of The Land".
  Uma versão com vocais e piano de "Feeding Off The Love Of The Land" na coletânea Nobody's Child: Romanian Angel Appeal. Existem rumores que "Feeding Off The Love Of The Land" fosse originalmente incluída no álbum Fulfillingness' First Finale Volume Two, um projeto que nunca foi confirmado.
  Conversation Peace e o álbum ao vivo Natural Wonder foram lançados nos anos 90. Em 1994, Wonder participou do álbum de covers do grupo Kiss, Kiss My Ass: Classic Kiss Regrooved, tocando gaita e fazendo os vocais de apoio na canção "Deuce", cantada por Lenny Kravitz.
  Em 1996, o álbum Songs in the Key of Life foi selecionado como tema da série Classic Albums. Esta série dedica 60 minutos para desmembrar álbuns clássicos. No mesmo ano, se apresentou cantando o clássico de John Lennon "Imagine" na ceremônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 1996 em Atlanta.
  Em 1997, Wonder colaborou com Babyface na faixa "How Come, How Long", que tratava de violência doméstica e concorreu ao Grammy.
Em Dezembro de 1999, Wonder anunciou seu interesse em adquirir uma prótese intra ocular para, parcialmente, recuperar sua visão.
  
  Em Março de 2002, Wonder se apresentou na cerimônia de abertura dos Jogos Paraolímpicos de Inverno de 2002 em Salt Lake City.
  O primeiro álbum com material inédito em dez anos foi A Time to Love, que foi lançado em 18 de Outubro de 2005. O álbum foi lançado eletronicamente em 27 de Setembro de 2005, exclusivamente na loja da Apple, iTunes Store.
  O primeiro single, "So What the Fuss", foi lançado em Abril e tinha Prince tocando guitarra e vocais do grupo En Vogue.
  Um segundo single, "From the Bottom of My Heart" alcançou sucesso na parada R&B. O álbum ainda contava com a participação de India.Arie na faixa "A Time to Love".
  Em 2000, Stevie Wonder contribuiu com duas novas canções para a trilha-sonora do filme de Spike Lee, Bamboozled (A Hora do Show): "Misrepresented People" e "Some Years Ago".
 concorrentes que cantassem uma canção de Stevie. Os concorrentes ainda se encontraram com ele. Wonder apareceu no programa cantando "My Love Is on Fire" (de A Time To Love) ao vivo. Em 2006, Stevie Wonder fez uma participação especial no álbum de Busta Rhymes, The Big Bang na faixa "Been through the Storm". Ele canta o refrão e toca piano na faixa produzida por Dr. Dre e Sha Money XL.
  Também participou do álbum de Snoop Dogg, Tha Blue Carpet Treatment com "Conversations". A canção é uma nova versão de "Have a Talk with God" do álbum Songs in the Key of Life.
  Ainda em 2006 Wonder fez um dueto com Andrea Bocelli em seu último álbum Amore, tocando gaita e fazendo os vocais na faixa "Canzoni Stonate".
  Em 2 de Agosto de 2007, Stevie Wonder anunciou a turnê "A Wonder Summer's Night" com um total de 13 concertos — sua primeira turnê estadunidense em mais de 10 anos. O diretor musical de Wonder durante este período foi o professor Henry Panion, um renomado arranjador, compositor e condutor, além de pioneiro no desenvolvimento de programas de tecnologia musical em faculdades.
Em 28 de Agosto de 2008, no dia em que Barack Obama aceitou sua nomeação para concorrer às eleições estadunidenses, Wonder se apresentou na Convenção do Partido Democrata em Denver, Colorado. As canções incluídas foram uma canção inédita, "Fear Can't Put Dreams to Sleep" e "Signed, Sealed, Delivered I'm Yours", música que foi usada regularmente durante a campanha presidencial de Barack Obama.
  Em 8 de Setembro de 2008, Wonder iniciou sua turnê Europeia (Wonder Summer's Night), a primeira em mais de uma década. O show de abertura foi na National Indoor Arena em Birmingham, Inglaterra. Wonder tocou ainda em Londres e Manchester. Stevie Wonder fez ainda paradas em sua turnê europeia na Holanda (Roterdã), Suécia (Estocolmo), Alemanha (Colônia, Mannheim e Munique), Noruega (Hamar), França (Paris), Italia (Milão) e Dinamarca (Aalborg). Wonder passou também pela Austrália (Perth, Adelaide, Melbourne, Sydney e Brisbane) e Nova Zelândia (Christchurch, Auckland e New Plymouth) em Outubro de Novembro.
  No ano de 2010, Stevie Wonder participou da maratona televisiva "Hope for Haiti Now", que visava arrecadar fundos para ajudar as vítimas de um grande terremoto ocorrido no Haiti. Em sua apresentação, Stevie fez um medley de "A Time 2 Love" seguido de "Bridge Over Troubled Water", tocando piano com acompanhamento de um coro gospel. Sua performance foi uma das mais emocionantes do evento. Este especial contou com a participação de dezenas de artistas e originou um disco ao vivo.
Em 29 de Setembro de 2011, Wonder fez uma apresentação para mais de 100.000 pessoas, no 4º dia de shows do Rock in Rio 4, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Jeffrey Osborne

Jeffrey Linton Osborne (nascido em 9 de março de 1948) é um músico americano, cantor e compositor, letrista e vocalista da banda, LTD.
 Osborne nasceu em Providence, Rhode Island. Ele é o mais novo de 12 filhos e faz parte de uma família musical. Ele tem cinco irmãos e seis irmãs, alguns dos quais passaram a ter músicas (seu irmão Billy era um colega de banda L.T.D.). O pai de Osborne, Clarence "Legs" Osborne, era um trompetista popular que tocava com Lionel Hampton, Count Basie e Duke Ellington e morreu quando Osborne tinha treze anos. Osborne começou sua carreira musical em 1970 com uma banda chamada Love Men Ltd., que mais tarde seria conhecida como L.T.D. A banda gravou singles de sucesso como "(Every Time I Turn Around) Back in Love Again", "Concentrate on You", "Love Ballad" e "Holding On (When Love Is Gone)". No início, Osborne era um baterista, compartilhando papéis vocais com seu irmão Billy, mas, em 1976, tornou-se o principal vocalista principal do grupo. Ele e Billy deixaram L.T.D. No final de 1980 para iniciar carreiras em solo. Seu sucesso solo inclui cinco álbuns de ouro e platina.
 Em 1982, Osborne cantou a canção de abertura "I Just Want To Be Your Friend" para o filme de comédia The Toy, ele lançou seu álbum de estréia auto-intitulado, que contou com dois singles de sucesso, "On the Wings of Love" e "I Realmente não precisa de luz ", atingindo o pico no gráfico pop, respectivamente. Isso foi seguido no próximo ano por Stay with Me Tonight, seu primeiro álbum de ouro (mais tarde chegando ao status do álbum de platina), que gerou mais dois sucessos, "Do not You Get So Mad" e a faixa do título. "Stay with Me Tonight" (abril de 1984) e "On the Wings of Love" (junho de 1984) chegou ao UK Singles Chart.Em 1985, ele escreveu as letras do sucesso de Whitney Houston "All at Once" (música de Michael Masser). Ele apareceu nos EUA para o single de arrecadação de fundos da África, "We Are the World" em 1985. Mais tarde, ele aparecerá em Celebrity Duets em 2006, realizando "On The Wings of Love" com Alfonso Ribeiro. Osborne emprestou seus vocais para a música-tema da novela, Loving, de 1992 a 1995, bem como a canção-tema da primeira temporada para a comédia de Kirstie Alley Veronica's ClosetOsborne teve mais dois álbuns de ouro, Do not Stop e Emotional, o último dos quais teve seu melhor sucesso de pop-up, "You Should Be Mine", que atingiu o pico em 1986.No ano seguinte, Osborne teve o maior sucesso de sua carreira em dupla com Dionne Warwick no "Love Power", que alcançou o Billboard Hot 100 e também liderou o quadro de adultos singles contemporâneos. Este foi um ponto decisivo no sucesso do pop, já que seus álbuns e singles começaram a traçar cada vez mais baixo nas tabelas do pop. O single de 1988 de Osborne "Ela está à esquerda" seria a sua última entrada Hot 100, bem como o seu único sucesso no R & B.Depois de marcar dois sucessos de R & B substanciais no início da década de 1990, "Only Human" e "If My Brother's in Trouble", Osborne ficaria ausente das tabelas pelo restante da década.No novo milênio, ele voltou com uma série de álbuns que, embora longe do sucesso que ele desfrutou na década de 1980, o devolveu ao Rádio Adulto R & B, marcando singulares singles como "Rest of Our Lives" (2003) e sua capa Do clássico "Sim, estou pronto" de Barbara Mason (# 64, 2005).Em 2008, Osborne cantou o hino nacional antes do Jogo 4 das Finais da NBA no Staples Center em Los Angeles, uma façanha que ele repetiu em 2009, antes do Jogo 1 das Finais da NBA de 2009, e também novamente em 2010 antes do Jogo 1 da NBA Finais, tudo no Staples Center, em Los Angeles. Ele também realizou o hino nacional antes do Jogo 3 da Série Mundial de 1988, uma façanha que ele repetiu dois anos depois no Jogo 3 da Série Mundial de 1990, ambos no Oakland Alameda County Coliseum em Oakland, Califórnia. Ele também cantou regularmente o hino nacional antes dos jogos Hartford Whalers.Em 1 de março de 2010, Osborne apareceu no The Bachelor: No final da temporada de Wings of Love, "After the Final Rose", cantando seu sucesso "On the Wings of Love", enquanto o bacharel Jake Pavelka levou a pista de dança com o recém-anunciado Noivo, Vienna Girardi.

Evelyn "Champagne" King

(Nascida em 1 de julho de 1960) é uma cantora americana. Ela é mais conhecida por sua disco de sucesso "Shame", que foi lançado em 1978 durante o auge da popularidade do disco. King teve outros hits desde o início até meados da década de 1980, incluindo; "Estou apaixonado" (1981) e "Love Come Down" (1982).
 Evelyn King nasceu no Bronx, Nova York, e criou na Filadélfia, Pensilvânia. Seu tio Avon Long desempenhou o papel de Sportin 'Life no primeiro renascimento da Broadway de Porgy e Bess e trabalhou com Lena Horne no Cotton Club. Seu pai cantou back-up para grupos no Harlem's Apollo Theatre. Sua mãe gerenciou um grupo chamado Quality Red.


Ela foi descoberta como uma jovem enquanto trabalhava com sua mãe na Philadelphia International Records como um limpador de escritório. O produtor Theodore T. Life o ouviu cantar em um banheiro e começou a treiná-la. Ela finalmente foi assinada para um acordo de produção com Life's Galaxy Productions e um contrato de gravação com a RCA Records.
 King lançou seu álbum de estréia, Smooth Talk, em 1977. Incluiu a música "Shame", que é o seu único top ten no Billboard Hot 100, atingindo o ponto 9; A música também atingiu o R & B e no gráfico de dança. O recorde foi eventualmente certificado de ouro. Outro single desse álbum, "I Do not Know If It's Right", atingiu o Billboard Hot 100 e R & B; Seria seu segundo ouro certificado dourado. Em 1981, o single "I'm in Love" foi lançado do mesmo álbum; Alcançou no gráfico de dança e dança de R & B em agosto desse ano; Também atingiu o pico no n. ° 40 no gráfico pop.Em 1982, King lançou o álbum, Get Loose. Ele produziu um top vinte pop e R & B hit com o single "Love Come Down". A música também alcançou o gráfico de dança e chegou ao UK Singles Chart, o top ten, atingindo três semanas. O acompanhamento, "Betcha She Do not Love You", atingiu o índice de R & B e no gráfico pop. Do meio ao final dos anos 80, King continuaria a traçar o gráfico de R & B, colocando oito singles no R & B top vinte, com três chegando ao top ten.Em 20 de setembro de 2004, King's "Shame" tornou-se um dos primeiros discos a ser introduzido no Dance Music Hall of Fame em uma cerimônia realizada no clube Spirit de Nova York
 Em 14 de agosto de 2007, King lançou seu primeiro álbum de estúdio em 12 anos, Open Book. Apresentou o single "The Dance", que chegou ao topo no Hot Dance Club Play Chart.

Em 2011, King também colaborou com o produtor de casas profundas Miguel Migs, na faixa "Everybody", que foi incluída em seu álbum Outside the Skyline. O single para "Everybody" foi lançado em 19 de julho de 2011.

Cheryl Lynn

(Nascida Lynda Cheryl Smith, 11 de março de 1957) é uma cantora americana. Lynn é mais conhecida por suas músicas no final da década de 1970 até meados da década de 1980; Incluindo a música R & B / disco de 1978, "Got to Be Real". A carreira de cantor de Lynn começou quando ela era uma jovem com o coro da igreja. No entanto, sua carreira de cantor profissional começou em 1976, quando obteve um emprego como vocalista de apoio para a companhia nacional de turismo do drama musical The Wiz.

Eventualmente, ela obteria o papel de Evillene, a Wicked Witch of the West, durante a turnê nacional de seis meses. Antes de sua aparição no The Wiz, Cheryl gravou um episódio de The Gong Show no início de 1976. Ela marcou um "Joe You're So Beautiful" de Joe Cocker, um ator anterior (um malabarista de canto) também marcou 30 e no final do ano. Aplausos de audiência, o malabarista foi considerado o vencedor. Depois que o episódio foi transmitido, durante o outono de 1976, os executivos da indústria recorde estavam ligando para contratá-la.

   Após sua atuação no The Gong Show, Ahmed Ertegun da Atlantic Records não conseguiu chegar a uma reunião inicial com Lynn, com o resultado de que ela foi contratada com a companhia Columbia Records. Lynn lançou sua primeira e mais conhecida música, "Got to Be Real", composta pelo tecladista David Paich (da banda Toto), David Foster e Lynn. A música marcou no Billboard Hot 100 record chart e no gráfico de Rhythm & Blues. 

   O sucesso do álbum único provocou um álbum de estréia em grande escala. Nomeado Cheryl Lynn, foi produzido por Paich.  
  O álbum vendeu mais de um milhão de cópias e marcou na tabela de álbuns de R & B da revista Billboard e nas classificações de álbuns do Topboards Top 200.  
  O próximo single do álbum, escrito por Judy Wieder e John Footman, "Star Love", também se tornou um sucesso. Wieder e Footman juntaram-se a músicas com o artista para o seu segundo álbum, In Love (album) com "Got Just What You Need!". 

  Durante esse período, membros do grupo de música rock Toto estavam produzindo seu álbum de estréia. Durante a produção, Lynn foi convidado a fornecer o vocal feminino para o álbum único, "Georgy Porgy". O single marcou # 48 nas paradas de música popular da Billboard. Embora Toto continue a traçar mais de uma dúzia de sucessos de música popular ao longo dos anos, foi o vocal de Lynn para "Georgy Porgy" que ajudou o grupo a traçar suas únicas R & B e Dance nas paradas da Billboard.
   Durante 1981, Ray Parker, Jr. produziu "Shake It Up Tonight", um grande sucesso de dança e R & B do terceiro álbum de Lynn, In the Night. No ano que vem, Luther Vandross foi convidado a produzir o quarto álbum de Lynn, Instant Love. O 2º single do álbum, "If This World Were Mine" - um duo de 1982 com Luther Vandross que versão de capa de uma música Marvin Gaye & Tammi Terrell tornou-se um clássico. 
   Para o seu quinto álbum, o Preppie, Lynn produziu a maior parte das faixas com a exceção do single "Encore" (R & B) - que foi escrito e produzido pela dupla da música Funk de Minneapolis, Jimmy Jam e Terry Lewis. Tornou-se o segundo single de Lynn.
   Durante 1989, Lynn lançou o top 10 single, "Every Time I Try to Say Goodbye", de seu oitavo álbum, Whatever It Takes. Lynn começou a década de 1990 sem um contrato recorde.  
  Ela fez o trabalho principalmente de sessão para os álbuns de Richard Marx, Rush Street e Paid Vacation, bem como o álbum "Your Secret Love" de Luther Vandross. Mas durante 1995, após um hiato de seis anos de gravação de seu próprio material, Lynn juntou-se com o produtor / compositor Teddy Riley, (anteriormente do novo grupo de músicas jack swing Guy), para gravar seu nono álbum Good Time. Foi lançado no Japão, no Reino Unido e mais tarde nos Estados Unidos como um CD importado e apresentou o álbum único favorito da discoteca "Garantia para o meu coração". Em 1996, a Sony Records / Legacy lançou Got to Be Real - The Best of Cheryl Lynn, que incluiu as gravações mais bem sucedidas de Lynn de seus anos com Columbia Records. Isto foi seguido em breve por outro CD de compilação chamado The Real Thing, que contou com outras gravações dos seis primeiros álbuns de Lynn. Dois anos depois, ela se apresentou no Sinbad's Summer Soul Jam 4 da HBO (1998), hospedado pelo comediante Sinbad.
 Durante o novo milênio, Lynn visitou o Japão e fez um show ocasional nos EUA, atuando em eventos de caridade em sua cidade natal de Los Angeles. Durante 2000, ela trabalhou com o músico do hip-hop J Supreme em seu single "Your Love (Encore)", que foi uma atualização de sua música de 1984 "Encore". Ela se apresentou no The Disco Ball da ABC ... Uma celebração de 30 anos, que foi transmitida durante janeiro de 2003. Durante 2004, gravou a música "Sweet Kind of Life", que também foi escrita e produzida por Jam & Lewis, pela animada Filme e trilha sonora para Shark Tale. Em 19 de setembro de 2005, a música de Lynn "Got to Be Real" foi introduzida no Dance Music Hall of Fame. Em 23 de maio de 2006, Collectables Record Label re-lançou seu álbum de 1981 In The Night e o Instant Love de 1982, em formato de pacote de CD duplo. Foi a primeira vez que o álbum foi lançado como um CD nos EUA. Lynn é considerada uma influência em algumas das cantoras de R & B de hoje, incluindo Mary J. Blige, que, junto com Will Smith, cobriu a música de Lynn ("Got to Seja Real "), também para a trilha sonora do filme animado Shark Tale. [Citação necessária] A cantora de música popular japonesa, Kumi Koda, lançou a canção para o álbum único" Gossip Candy "de julho de 2010. Em 11 de abril de 2010, "Got to Be Real" traçou pela primeira vez no Reino Unido, atingindo o pico no número 70.

George Benson

George Benson (Pittsburgh, 22 de Março de 1943) é um guitarrista norte-americano de Smooth jazz. É considerado um dos maiores guitarristas da história da humanidade.
Benson nasceu numa família de refinados músicos amadores. Aos seis anos já tinha começado a se apresentar ao público. Um ano depois, sua mãe se casou com um eletricista que também tocava guitarra de jazz amplificada. O jovem George implorou ao padrasto que lhe ensinasse a tocar. Infelizmente, suas mãos eram pequenas demais para alcançar o instrumento em toda a sua extensão e ele acabou ganhando um ukulele (pequeno violão de quatro cordas). Mesmo assim, alguns anos mais tarde, Benson ganhou a sua primeira guitarra. Em 1953 - ainda com 10 - ele gravou o single "She Makes Me Mad" nos estúdios da RCA e mas tarde gravou "Sweet child o'mine" nos estúdios Walt Disney.
Em 1963, Benson lança seu primeiro disco, "The New Boss Guitar Of George Benson", pelo selo Prestige, passando ainda por diversas gravadoras durante a década de 60. Até que em 1971, ele assina pela gravadora CTI, onde o produtor Creed Taylor tenta promover um novo estilo musical, fundindo jazz e pop. Pela CTI, Benson começa a crescer cada vez mais no mundo da música e em 1975, ele alcança seu primeiro sucesso com "Supership". A partir de 1976 Benson redirecionou sua carreira completamente deixando de lado o jazz e caminhando para o pop.
Em 1977, George Benson gravou, pela primeira vez, um dos grandes sucessos de sua carreira: "The Greatest Love of All", um grande sucesso internacional que foi tema do filme "The Greatest", uma cinebiografia do grande lutador de boxe Muhammad Ali, lançado no mesmo ano. É George Benson o intérprete original desta canção, que, um ano depois, gravou novamente "The Greatest Love of All", dessa vez ao vivo, em seu álbum "Weekend in L.A.", lançado em 1978. Duas das inúmeras coletâneas de George Benson se chamam "The Greatest Hits of All" (trocando o "Love" por "Hits"), ambas lançadas em 2003, em referência a esta linda canção, de autoria dos falecidos compositores Michael Masser e Linda Creed.
Ao longo dos anos, Benson continuou gravando diversos sucessos, entre eles, "This Masquerade", "Breezin", "In Flight", "Nature Boy" e "On Broadway". Até que em 1980, seu disco "Give Me The Night" (produzido por Quincy Jones), conquista o Grammy, com uma suave e dançante combinação musical. Hits floresciam rapidamente na vida de George Benson nos anos 80, à medida que abandonava suas raízes no jazz em busca da acessibilidade do pop. Em 1981, "Turn Your Love Around" chegou ao top 30 inglês, enquanto que em 1982, "Never Give Up On A Good Thing" se saiu melhor ainda, chegando a 14ª posição.
Em 2006, em uma parceria com o cantor Al Jarreau, lançou o álbum "Givin' It Up, um disco com um repertório variado de estilos abordados sempre com sua veia jazzistica. Este trabalho foi altamente reconhecido, tendo recebido Grammy e várias outras premiações.
Em Setembro de 2013, no Brasil, Benson fez um show no palco Sunset do Rock In Rio no Rio de Janeiro, reeditando a parceria com o músico brasileiro Ivan Lins. Este show foi aclamado como um dos melhores do evento.
Atualmente, George Benson se apresenta com um show em homenagem a Nat King Cole, um de seus grandes ídolos musicais.

Chaka Khan

(Chicago, 23 de março de 1953) é o pseudônimo da cantora norte-americana Yvette Marie Stevens.
Khan chamou atenção do mundo da música pela primeira vez como cantora, na banda funk Rufus, em meados dos anos 70. Com a ajuda de Stevie Wonder, despontou nas paradas de sucesso pop e R&B em 1974, com a canção "Tell Me Something Good". Também com a banda Rufus, gravou a excelente e vibrante "Ain't Nobody", cujo refrão extremamente forte, levanta o público. É com esta música que Chaka Khan costuma fechar seus shows, deixando um gostinho de "quero mais" na plateia.
Em 1978 teve grande sucesso interpretando "I'm Every Woman", canção disco composta pela dupla Ashford & Simpson. Outras músicas de sucesso incluem "Do you love what you feel" (1979) e "Feel for you" (1984).
A carreira de Chaka Khan tem sido irregular em termos de vendagem de discos, porém ela tem continuado a gravar, e sua marca como ícone da música negra norte-americana, especialmente do soul, é indiscutível. Sua versatilidade inclui ainda trabalhos nos gêneros disco', hip hop, jazz, R&B e funk.