Isaac Lee Hayes
Jr. (20 de agosto de 1942 - 10 de agosto de 2008) foi um cantor e compositor
americano, ator, ator de voz e produtor. Hayes
foi uma das forças criativas do gravador de música soul da Southern Stax
Records, onde serviu tanto como compositor interno quanto como músico de sessão
e gravador, juntando-se com seu parceiro David Porter em meados da década de
1960.
Hayes e Porter, juntamente com Bill Withers, Sherman Brothers, Steve Cropper e John Fogerty foram incorporados ao Hall of Fame dos Songwriters em 2005, em reconhecimento de letras de canções para si, duo Sam & Dave, Carla Thomas e outros. . Hayes também foi um indutor de 2002 no Rock and Roll Hall of Fame.
Hayes e Porter, juntamente com Bill Withers, Sherman Brothers, Steve Cropper e John Fogerty foram incorporados ao Hall of Fame dos Songwriters em 2005, em reconhecimento de letras de canções para si, duo Sam & Dave, Carla Thomas e outros. . Hayes também foi um indutor de 2002 no Rock and Roll Hall of Fame.
A música "Soul Man", escrita por Hayes e Porter e interpretada pela primeira vez por Sam & Dave, foi reconhecida como uma das músicas mais influentes dos últimos 50 anos pelo Grammy Hall of Fame.
Também foi homenageado pelo The Rock and Roll Hall of Fame, pela revista Rolling Stone e pela Recording Industry Association of America (RIAA) como uma das Canções do Século. Durante o final da década de 1960, Hayes também começou uma carreira como artista de gravação. Ele teve vários álbuns bem sucedidos da alma, como Hot Buttered Soul (1969) e Black Moses (1971).
Além de seu trabalho na música popular, ele trabalhou como compositor de partituras musicais para filmes.
Ele era bem conhecido por sua partitura musical para o filme Shaft (1971).
Para o "Theme from Shaft", ele recebeu o Oscar da Melhor Música Original em 1972. Ele se tornou o terceiro afro-americano, depois de Sidney Poitier e Hattie McDaniel, para ganhar um Oscar em qualquer campo competitivo coberto pela Academy of Motion Artes e Ciências da Imagem.
Ele também ganhou dois Grammy Awards nesse mesmo ano. Mais tarde, recebeu seu terceiro Grammy por seu álbum de música Black Moses.
Em reconhecimento ao seu trabalho humanitário, Hayes foi coroado rei honorário da região de Ada, Gana, em 1992.
Ele atuou em filmes e televisão, como no filme Truck Turner e Gonna Git You Sucka, e como Gandolf "Gandy" Fitch na série de TV The Rockford Files (1974-1980).
Ele expressou o personagem Chef da série animada Comedy Central South Park de sua estréia em 1997 até 2005.
Suas influências foram Percy Mayfield, Big Joe Turner, James Brown, Jerry Butler, Sam Cooke, Fats Domino, Marvin Gaye, Otis Redding e grupos de almas psicodélicas como The Chambers Brothers e Sly e Family Stone.
Em 5 de agosto de 2003, a Hayes foi homenageada como um Ícone do IMC nos 2003 BMI Urban Awards por sua influência duradoura em gerações de criadores de música.
Ao longo de sua carreira de compositor, Hayes recebeu cinco Prêmios BMI R & B, dois Prêmios BMI Pop, dois BMI Urban Awards e citações de seis Milhões de Ar. A partir de 2008, suas músicas geraram mais de 12 milhões de performances.
Isaac Hayes, Jr.
nasceu em Covington, Tennessee, [citação necessária] no condado de Tipton. Ele
era o segundo filho de Eula (née Wade) e Isaac Hayes, Sr. Depois que sua mãe
morreu jovem e seu pai abandonou sua família, Isaac, Jr., foi criado por seus
avós maternos,
Sr. e Sra. Willie Wade, Irmã O filho de uma família de carcereiros, ele cresceu trabalhando em fazendas no Condado de Shelby, no Tennessee e no condado de Tipton. Aos cinco anos, Hayes começou a cantar em sua igreja local; Ele se ensinou a tocar piano, o órgão Hammond, a flauta e o saxofone.
Hayes abandonou o ensino médio, mas seus ex-professores da Manassas High School, em Memphis, o encorajaram a completar seu diploma, o que ele fez aos 21 anos. Depois de se formar no ensino médio, Hayes recebeu várias bolsas de música de faculdades e universidades.
Ele recusou todos eles para prover sua família imediata, trabalhando em uma fábrica de carne em Memphis de dia e jogando casas noturnas e juke juntas várias noites por semana em Memphis e nas proximidades do Mississippi.
Seus primeiros shows profissionais, no final da década de 1950, eram como cantores no Curry's Club, no norte de Memphis, apoiados pela casa de Ben Branch.
Sr. e Sra. Willie Wade, Irmã O filho de uma família de carcereiros, ele cresceu trabalhando em fazendas no Condado de Shelby, no Tennessee e no condado de Tipton. Aos cinco anos, Hayes começou a cantar em sua igreja local; Ele se ensinou a tocar piano, o órgão Hammond, a flauta e o saxofone.
Hayes abandonou o ensino médio, mas seus ex-professores da Manassas High School, em Memphis, o encorajaram a completar seu diploma, o que ele fez aos 21 anos. Depois de se formar no ensino médio, Hayes recebeu várias bolsas de música de faculdades e universidades.
Ele recusou todos eles para prover sua família imediata, trabalhando em uma fábrica de carne em Memphis de dia e jogando casas noturnas e juke juntas várias noites por semana em Memphis e nas proximidades do Mississippi.
Seus primeiros shows profissionais, no final da década de 1950, eram como cantores no Curry's Club, no norte de Memphis, apoiados pela casa de Ben Branch.
Hayes começou sua
carreira de gravação no início da década de 1960, como um jogador de sessão
para vários atos dos Stax Records, com sede em Memphis.
Mais tarde, ele escreveu uma série de músicas de sucesso com o parceiro songwriting David Porter, incluindo "You Do not Know Like I Know", "Soul Man", "When Algo está errado com meu bebê" e "Hold On, eu estou chegando" "Para Sam & Dave. A série de estúdio Hayes, Porter e Stax Booker T. e M.G. também foram produtoras de Sam & Dave, Carla Thomas e outros artistas da Stax durante meados da década de 1960. Hayes-Porter contribuiu para o som Stax feito durante este período, e Sam e Dave creditaram Hayes por ajudar a desenvolver seu som e estilo. Em 1968, Hayes lançou seu álbum de estréia, Apresentando Isaac Hayes, um esforço jazzístico, amplamente improvisado, que não teve êxito comercial.
Seu próximo álbum foi Hot Buttered Soul, que foi lançado em 1969, depois que Stax passou por uma grande revolta. O rótulo perdeu sua maior estrela, Otis Redding, em um acidente de avião em dezembro de 1967. A Stax perdeu todo o seu catálogo de volta para a Atlantic Records em maio de 1968. Como resultado, o vice-presidente executivo da Stax, Al Bell, pediu 27 novos álbuns para serem Concluída em meados de 1969; Hot Buttered Soul, foi o mais bem sucedido desses lançamentos.
Este álbum é conhecido pela imagem de Hayes (cabeça raspada, jóias de ouro, óculos de sol, etc.) e seu som distinto (músicas orquestrais extensas dependendo fortemente de órgãos, chifres e guitarras, vocais baixos profundos, etc.).
Também no álbum, Hayes reinterpretou "Walk On By" (que tinha sido tornado famoso por Dionne Warwick) em uma exploração de 12 minutos. "The Time I Get to Phoenix" começa com um monólogo de oito minutos de duração antes de entrar na canção, e o único número original, o funky "Hyperbolicsyllabicsesquedalymistic" corre quase dez minutos, uma ruptura significativa com os três minutos de alma / músicas pop.
"Walk On By" seria o primeiro de muitas vezes que Hayes tomaria um padrão Burt Bacharach, geralmente famoso como canções pop de três minutos por Dionne Warwick ou Dusty Springfield, e transformá-lo em um número emotivo, longo e quase evangélico.
Em 1970, Hayes lançou dois álbuns, The Isaac Hayes Movement e To Continuar. O antigo ficou preso ao modelo de quatro músicas de seu álbum anterior. O "I Stand Accused" de Jerry Butler começa com um monólogo de palavras faladas de marca registrada, e o "Eu apenas não sei o que fazer comigo mesmo" de Bacharach é re-trabalhado.
Este último gerou o clássico "The Look of Love", outra canção de Bacharach transformada em um épico de 11 minutos de ritmo orquestral exuberante (no meio do caminho, ele se rompe em uma geléia de guitarra rara por alguns minutos antes, de repente, retomando a lenta música de amor) . Uma versão editada de três minutos foi emitida como single.
O álbum também apresentou o instrumental "Ike's Mood", que seguiu em sua própria versão de "You've Lost That Loving Feeling". Hayes lançou um single de Natal, "The Mistletoe and Me" (com "Winter Snow" como um lado B).
No início de 1971, Hayes compôs música para a trilha sonora do filme de blaxploitation Shaft. (No filme, ele também apareceu em um papel de cameo como barman de No Name Bar [citação necessária]).
O tema do título, com sua guitarra wah-wah e disposição sinfônica multi-camadas, se tornaria um single de sucesso mundial e passava duas semanas no número um no Billboard Hot 100 em novembro. O restante do álbum era principalmente instrumentais que abrangiam o jazz de grande batida, bluesy funk e a alma de estilo Stax.
As outras duas canções vocais, o comentário social "Soulsville" e a merda de 19 minutos "Do Your Thing", serão editados para acertar singles.
Hayes ganhou o Prêmio da Academia pela Melhor Canção Original para o "Tema do Eixo", e foi nomeado para a melhor pontuação dramática original para a pontuação do filme.
No final do ano, Hayes lançou um álbum duplo, Black Moses, que expandiu seus sons anteriores e apresentou a música do The Jackson 5 "Never Can Say Goodbye". Outro single, "I Can not Help It", não apareceu no álbum.
Em 1972, Hayes gravaria o tema da série de televisão The Men e desfrutaria de um hit single (com "Type Thang" como um lado B).
Ele lançou vários outros singles não-álbuns durante o ano, como "Feel Like Making Love", "Se Loving You Is Wrong (I Do not Want to Be Right)" e "Rolling Down a Mountainside". O Atlântico re-lançaria o álbum de estreia de Hayes este ano com o novo título In The Beginning.
Hayes voltou em 1973 com um aclamado álbum duplo ao vivo, Live at the Sahara Tahoe, e o acompanhou com o álbum Joy, com a estranha batida da faixa-título de 15 minutos. Ele se afastou de covers com este álbum.
Mais tarde, ele escreveu uma série de músicas de sucesso com o parceiro songwriting David Porter, incluindo "You Do not Know Like I Know", "Soul Man", "When Algo está errado com meu bebê" e "Hold On, eu estou chegando" "Para Sam & Dave. A série de estúdio Hayes, Porter e Stax Booker T. e M.G. também foram produtoras de Sam & Dave, Carla Thomas e outros artistas da Stax durante meados da década de 1960. Hayes-Porter contribuiu para o som Stax feito durante este período, e Sam e Dave creditaram Hayes por ajudar a desenvolver seu som e estilo. Em 1968, Hayes lançou seu álbum de estréia, Apresentando Isaac Hayes, um esforço jazzístico, amplamente improvisado, que não teve êxito comercial.
Seu próximo álbum foi Hot Buttered Soul, que foi lançado em 1969, depois que Stax passou por uma grande revolta. O rótulo perdeu sua maior estrela, Otis Redding, em um acidente de avião em dezembro de 1967. A Stax perdeu todo o seu catálogo de volta para a Atlantic Records em maio de 1968. Como resultado, o vice-presidente executivo da Stax, Al Bell, pediu 27 novos álbuns para serem Concluída em meados de 1969; Hot Buttered Soul, foi o mais bem sucedido desses lançamentos.
Este álbum é conhecido pela imagem de Hayes (cabeça raspada, jóias de ouro, óculos de sol, etc.) e seu som distinto (músicas orquestrais extensas dependendo fortemente de órgãos, chifres e guitarras, vocais baixos profundos, etc.).
Também no álbum, Hayes reinterpretou "Walk On By" (que tinha sido tornado famoso por Dionne Warwick) em uma exploração de 12 minutos. "The Time I Get to Phoenix" começa com um monólogo de oito minutos de duração antes de entrar na canção, e o único número original, o funky "Hyperbolicsyllabicsesquedalymistic" corre quase dez minutos, uma ruptura significativa com os três minutos de alma / músicas pop.
"Walk On By" seria o primeiro de muitas vezes que Hayes tomaria um padrão Burt Bacharach, geralmente famoso como canções pop de três minutos por Dionne Warwick ou Dusty Springfield, e transformá-lo em um número emotivo, longo e quase evangélico.
Em 1970, Hayes lançou dois álbuns, The Isaac Hayes Movement e To Continuar. O antigo ficou preso ao modelo de quatro músicas de seu álbum anterior. O "I Stand Accused" de Jerry Butler começa com um monólogo de palavras faladas de marca registrada, e o "Eu apenas não sei o que fazer comigo mesmo" de Bacharach é re-trabalhado.
Este último gerou o clássico "The Look of Love", outra canção de Bacharach transformada em um épico de 11 minutos de ritmo orquestral exuberante (no meio do caminho, ele se rompe em uma geléia de guitarra rara por alguns minutos antes, de repente, retomando a lenta música de amor) . Uma versão editada de três minutos foi emitida como single.
O álbum também apresentou o instrumental "Ike's Mood", que seguiu em sua própria versão de "You've Lost That Loving Feeling". Hayes lançou um single de Natal, "The Mistletoe and Me" (com "Winter Snow" como um lado B).
No início de 1971, Hayes compôs música para a trilha sonora do filme de blaxploitation Shaft. (No filme, ele também apareceu em um papel de cameo como barman de No Name Bar [citação necessária]).
O tema do título, com sua guitarra wah-wah e disposição sinfônica multi-camadas, se tornaria um single de sucesso mundial e passava duas semanas no número um no Billboard Hot 100 em novembro. O restante do álbum era principalmente instrumentais que abrangiam o jazz de grande batida, bluesy funk e a alma de estilo Stax.
As outras duas canções vocais, o comentário social "Soulsville" e a merda de 19 minutos "Do Your Thing", serão editados para acertar singles.
Hayes ganhou o Prêmio da Academia pela Melhor Canção Original para o "Tema do Eixo", e foi nomeado para a melhor pontuação dramática original para a pontuação do filme.
No final do ano, Hayes lançou um álbum duplo, Black Moses, que expandiu seus sons anteriores e apresentou a música do The Jackson 5 "Never Can Say Goodbye". Outro single, "I Can not Help It", não apareceu no álbum.
Em 1972, Hayes gravaria o tema da série de televisão The Men e desfrutaria de um hit single (com "Type Thang" como um lado B).
Ele lançou vários outros singles não-álbuns durante o ano, como "Feel Like Making Love", "Se Loving You Is Wrong (I Do not Want to Be Right)" e "Rolling Down a Mountainside". O Atlântico re-lançaria o álbum de estreia de Hayes este ano com o novo título In The Beginning.
Hayes voltou em 1973 com um aclamado álbum duplo ao vivo, Live at the Sahara Tahoe, e o acompanhou com o álbum Joy, com a estranha batida da faixa-título de 15 minutos. Ele se afastou de covers com este álbum.
Uma
"alegria" editada seria um single de sucesso.
Em 1974, Hayes foi apresentado nos filmes de blaxploitation Three Tough Guys e Truck Turner, e ele gravou trilhas sonoras para ambos. Tough Guys estava quase desprovido de vocais e Truck Turner produziu um single com o tema do título. A pontuação da trilha sonora foi eventualmente utilizada pelo cineasta Quentin Tarantino na série de filmes de Kill Bill e tem sido usada há mais de 30 anos como o primeiro recorde do programa de rádio brasileiro.
Em 1974, Hayes foi apresentado nos filmes de blaxploitation Three Tough Guys e Truck Turner, e ele gravou trilhas sonoras para ambos. Tough Guys estava quase desprovido de vocais e Truck Turner produziu um single com o tema do título. A pontuação da trilha sonora foi eventualmente utilizada pelo cineasta Quentin Tarantino na série de filmes de Kill Bill e tem sido usada há mais de 30 anos como o primeiro recorde do programa de rádio brasileiro.
Em 1974, a Stax
Records estava tendo sérios problemas financeiros, decorrentes de problemas com
excesso de extensão e vendas e distribuição de discos limitados. O
próprio Hayes estava em dívida com o Union Planters Bank, que administrou
empréstimos para o rótulo Stax e muitos de seus outros funcionários-chave. Em
setembro daquele ano, a Hayes processou a Stax por US $ 5,3 milhões.
Como Stax estava em dívida profunda e não podia pagar, o rótulo fez um acordo com Hayes e Union Planters: Stax lançou Hayes de seus contratos de gravação e produção, e Union Planters colecionaria todos os rendimentos de Hayes e aplicaria-o para suas dívidas. Hayes formou seu próprio rótulo, Hot Buttered Soul, que lançou seu produto através da ABC Records.
Seu novo álbum, o Chocolate Chip de 1975, viu Hayes abraçar o som da discoteca com o título e liderar single. "I Can not Turn Around" seria uma música popular à medida que o tempo passava. Este seria o último álbum de Hayes a traçar o top 40 por muitos anos. Mais tarde, no ano, o disco instrumental Disco Connection totalmente abraçado a discoteca.
Em 1976, a capa do álbum de Juicy Fruit caracterizou Hayes em uma piscina com mulheres nuas e gerou a faixa título único e o clássico "Storm Is Over". Mais tarde, no mesmo ano, o álbum Groove-A-Thon apresentou os singles "Rock Me Easy Baby" e a faixa do título. No entanto, enquanto todos esses álbuns eram considerados esforços sólidos, a Hayes já não estava vendendo grandes números. Ele e sua esposa foram forçados a entrar em bancarrota em 1976, já que devia mais de US $ 6 milhões.
No final do processo de falência em 1977, Hayes perdeu sua casa, grande parte de sua propriedade pessoal, e os direitos de todos os direitos futuros obtidos com a música que ele escreveu, realizou e produziu.
Como Stax estava em dívida profunda e não podia pagar, o rótulo fez um acordo com Hayes e Union Planters: Stax lançou Hayes de seus contratos de gravação e produção, e Union Planters colecionaria todos os rendimentos de Hayes e aplicaria-o para suas dívidas. Hayes formou seu próprio rótulo, Hot Buttered Soul, que lançou seu produto através da ABC Records.
Seu novo álbum, o Chocolate Chip de 1975, viu Hayes abraçar o som da discoteca com o título e liderar single. "I Can not Turn Around" seria uma música popular à medida que o tempo passava. Este seria o último álbum de Hayes a traçar o top 40 por muitos anos. Mais tarde, no ano, o disco instrumental Disco Connection totalmente abraçado a discoteca.
Em 1976, a capa do álbum de Juicy Fruit caracterizou Hayes em uma piscina com mulheres nuas e gerou a faixa título único e o clássico "Storm Is Over". Mais tarde, no mesmo ano, o álbum Groove-A-Thon apresentou os singles "Rock Me Easy Baby" e a faixa do título. No entanto, enquanto todos esses álbuns eram considerados esforços sólidos, a Hayes já não estava vendendo grandes números. Ele e sua esposa foram forçados a entrar em bancarrota em 1976, já que devia mais de US $ 6 milhões.
No final do processo de falência em 1977, Hayes perdeu sua casa, grande parte de sua propriedade pessoal, e os direitos de todos os direitos futuros obtidos com a música que ele escreveu, realizou e produziu.
Em 17 de julho de
1974, Hayes, juntamente com Mike Storen, Avron Fogelman e Kemmons Wilson
assumiram a posse da equipe da Associação Americana de Basquete da Memphis
Tams.
O proprietário anterior era Charles O. Finley, o proprietário da equipe de beisebol do Oakland A. O grupo de Hayes renomeou a equipe Memphis Sounds. Apesar de um aumento de 66% no atendimento domiciliar, contratar o bem considerado treinador Joe Mullaney e, ao contrário das três temporadas anteriores, fazendo o 1975 ABA Playoffs (perdendo para o eventual campeão Kentucky Colonels nas semifinais da Divisão Leste), os problemas financeiros da equipe continuaram. O grupo recebeu um prazo de 1 de junho de 1975 para vender 4.000 ingressos de temporada, obter novos investidores e providenciar um contrato de arrendamento mais favorável para a equipe no Coliseu Médio-Sul. O grupo não apareceu e o ABA assumiu a equipe, vendendo para um grupo em Maryland que renomeou a equipe dos Baltimore Hustlers e depois as Garras de Baltimore antes do clube finalmente dobrado durante o jogo de pré-temporada para a temporada 1975-1976.
O proprietário anterior era Charles O. Finley, o proprietário da equipe de beisebol do Oakland A. O grupo de Hayes renomeou a equipe Memphis Sounds. Apesar de um aumento de 66% no atendimento domiciliar, contratar o bem considerado treinador Joe Mullaney e, ao contrário das três temporadas anteriores, fazendo o 1975 ABA Playoffs (perdendo para o eventual campeão Kentucky Colonels nas semifinais da Divisão Leste), os problemas financeiros da equipe continuaram. O grupo recebeu um prazo de 1 de junho de 1975 para vender 4.000 ingressos de temporada, obter novos investidores e providenciar um contrato de arrendamento mais favorável para a equipe no Coliseu Médio-Sul. O grupo não apareceu e o ABA assumiu a equipe, vendendo para um grupo em Maryland que renomeou a equipe dos Baltimore Hustlers e depois as Garras de Baltimore antes do clube finalmente dobrado durante o jogo de pré-temporada para a temporada 1975-1976.
Em 1977, Hayes
voltou com um novo acordo com a Polydor Records, um álbum ao vivo de duetos com
Dionne Warwick fez moderadamente bem, e seu álbum de estúdio de retorno New
Horizon vendeu melhor e desfrutou de um hit single "Out The Ghetto",
e também apresentou o Popular
"é o céu para mim". 1978's
For the Sake of Love viu Hayes gravar uma sequela de "Theme from
Shaft" ("Shaft II"), mas foi mais famoso pelo single "Zeke
The Freak", uma música que teria uma vida útil de décadas e seria um Grande parte do movimento
da Câmara no Reino Unido. No
mesmo ano, a Fantasy Records, que havia comprado a Stax Records, lançou um
álbum dos singles não-álbuns de Hayes e gravações arquivadas como um
"novo" álbum, Hotbed, em 1978. Em 1979, Hayes voltou ao Top 40 com
Don ' T
Let Go e sua faixa de título com estilo disco que se tornou um single de
sucesso (EUA), e também apresentou o clássico "A few beads mais para
ir". Mais
tarde, no ano, ele adicionou vocais e trabalhou no álbum Royal Rappin de Millie
Jackson, e uma música que ele escreveu, "Deja Vu", se tornou um
sucesso para Dionne Warwick e ganhou um Grammy pela melhor vocal R & B
feminina. Nem
nos anos 1980 e mais uma vez ou a vida da vida de 1981 produziu músicas
notáveis ou grandes vendas, e Hayes optou por fazer uma pausa na música para
prosseguir a atuação.
Na década de 1970, Hayes apareceu nos filmes Shaft (1971) e Truck Turner (1974); Ele também teve um papel recorrente na série de TV The Rockford Files como um antigo colega de celular de Rockford, Gandolph Fitch (que sempre se referiu a Rockford como "Rockfish" muito para seu aborrecimento), incluindo um episódio ao lado do duo parceiro Dionne Warwick. Nos anos 1980 e 1990, ele apareceu em vários filmes, especialmente Escape from New York (1981), I'm Gonna Git You Sucka (1988), Prime Target (1991) e Robin Hood: Men in Tights (1993), como Bem como em episódios da The A-Team e Miami Vice. Ele também tentou um retorno musical, abraçando o estilo das máquinas de ritmos e synth para 1986-U-Turn e 1988's Love Attack, embora nenhum deles tenha sido bem-sucedido. Em 1991, ele foi apresentado em um dueto com o cantor de soul, Barry White, na balada de White "Dark and Lovely (You There There There").
Na década de 1970, Hayes apareceu nos filmes Shaft (1971) e Truck Turner (1974); Ele também teve um papel recorrente na série de TV The Rockford Files como um antigo colega de celular de Rockford, Gandolph Fitch (que sempre se referiu a Rockford como "Rockfish" muito para seu aborrecimento), incluindo um episódio ao lado do duo parceiro Dionne Warwick. Nos anos 1980 e 1990, ele apareceu em vários filmes, especialmente Escape from New York (1981), I'm Gonna Git You Sucka (1988), Prime Target (1991) e Robin Hood: Men in Tights (1993), como Bem como em episódios da The A-Team e Miami Vice. Ele também tentou um retorno musical, abraçando o estilo das máquinas de ritmos e synth para 1986-U-Turn e 1988's Love Attack, embora nenhum deles tenha sido bem-sucedido. Em 1991, ele foi apresentado em um dueto com o cantor de soul, Barry White, na balada de White "Dark and Lovely (You There There There").
Em 1995, Hayes
apareceu como um ministro de Las Vegas personificando-se na série de comédia
The Fresh Prince of Bel-Air. Ele
lançou um retorno no rótulo Virgin em maio de 1995 com a Branded, um álbum de
material novo que ganhou impressionantes números de vendas, bem como críticas
positivas de críticos que proclamaram o retorno à forma.
Um álbum complementar lançado ao mesmo tempo, Raw and Refined, apresentou uma coleção de instrumentos instrumentais inéditos, antigos e novos. Hayes trabalhou no tema do lançamento cinematográfico de 1996 'Beavis e Butt-Head Do America', produzindo uma peça que era essencialmente um híbrido de 'The Theme From Shaft' e o tema do programa de TV original 'Beavis and Butt-Head' .
Em um movimento de carreira bastante inesperado pouco depois, Hayes voltou à consciência pública como uma estrela fundadora da série de televisão animada controversa e bem sucedida da Comedy Central, South Park. Hayes forneceu a voz para o personagem de "Chef", o cozinheiro da sala de aula amorosa da escola primária, a partir da estréia do show em 13 de agosto de 1997 (uma semana timida dos 55 anos), até o final de sua nona temporada em 2006. O O papel do Chef chamou os talentos de Hayes tanto como ator como como cantor, graças à inclinação do personagem para fazer pontos de conversação na forma de músicas de alma grosseiramente sugestivas.
Um álbum de músicas da série apareceu em 1998 com o título Chef Aid: The South Park Album, que reflete a popularidade do Chef com os fãs do show, e a música do Chef "Chocolate Salty Balls" tornou-se um hit de U.K.
No entanto, quando o South Park saltou para a grande tela no ano seguinte com o smash musical animado South Park: Bigger, Longer & Uncut, Hayes / Chef foi o único grande personagem que não realizou uma música showcase no filme; Sua única contribuição musical foi "Good Love", uma faixa no álbum de trilha sonora que originalmente apareceu em Black Moses em 1971 e não é ouvida no filme.
Em 2000, ele apareceu na trilha sonora do filme francês The Magnet na música "Is It Really Home" escrita e composta pelo rapper Akhenaton (IAM) e pelo compositor Bruno Coulais. Em 2002, Hayes foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame. Depois que ele jogou um set no Glastonbury Festival, no mesmo ano, um documentário que destaca a carreira de Isaac e seu impacto em muitos dos artistas de Memphis na década de 1960 foi produzido, "Only The Strong Survive". Em 2004, Hayes apareceu em um papel secundário recorrente como Jaffa Tolok na série de televisão Stargate SG-1.
No ano seguinte, ele apareceu no filme independente Hustle & Flow, aclamado pela crítica. Ele também teve um breve papel recorrente nas amigas da UPN como Eugene Childs (pai de Toni).
Um álbum complementar lançado ao mesmo tempo, Raw and Refined, apresentou uma coleção de instrumentos instrumentais inéditos, antigos e novos. Hayes trabalhou no tema do lançamento cinematográfico de 1996 'Beavis e Butt-Head Do America', produzindo uma peça que era essencialmente um híbrido de 'The Theme From Shaft' e o tema do programa de TV original 'Beavis and Butt-Head' .
Em um movimento de carreira bastante inesperado pouco depois, Hayes voltou à consciência pública como uma estrela fundadora da série de televisão animada controversa e bem sucedida da Comedy Central, South Park. Hayes forneceu a voz para o personagem de "Chef", o cozinheiro da sala de aula amorosa da escola primária, a partir da estréia do show em 13 de agosto de 1997 (uma semana timida dos 55 anos), até o final de sua nona temporada em 2006. O O papel do Chef chamou os talentos de Hayes tanto como ator como como cantor, graças à inclinação do personagem para fazer pontos de conversação na forma de músicas de alma grosseiramente sugestivas.
Um álbum de músicas da série apareceu em 1998 com o título Chef Aid: The South Park Album, que reflete a popularidade do Chef com os fãs do show, e a música do Chef "Chocolate Salty Balls" tornou-se um hit de U.K.
No entanto, quando o South Park saltou para a grande tela no ano seguinte com o smash musical animado South Park: Bigger, Longer & Uncut, Hayes / Chef foi o único grande personagem que não realizou uma música showcase no filme; Sua única contribuição musical foi "Good Love", uma faixa no álbum de trilha sonora que originalmente apareceu em Black Moses em 1971 e não é ouvida no filme.
Em 2000, ele apareceu na trilha sonora do filme francês The Magnet na música "Is It Really Home" escrita e composta pelo rapper Akhenaton (IAM) e pelo compositor Bruno Coulais. Em 2002, Hayes foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame. Depois que ele jogou um set no Glastonbury Festival, no mesmo ano, um documentário que destaca a carreira de Isaac e seu impacto em muitos dos artistas de Memphis na década de 1960 foi produzido, "Only The Strong Survive". Em 2004, Hayes apareceu em um papel secundário recorrente como Jaffa Tolok na série de televisão Stargate SG-1.
No ano seguinte, ele apareceu no filme independente Hustle & Flow, aclamado pela crítica. Ele também teve um breve papel recorrente nas amigas da UPN como Eugene Childs (pai de Toni).