segunda-feira, 17 de julho de 2017

Gladys Knight

 (Nascida como Gladys Maria Knight em 28 de maio de 1944) é uma cantora americana de soul e R&B. Fez muito sucesso na segunda metade do século XX com sua banda Gladys Knight & the Pips, que continha em sua formação o irmão e os primos da cantora (Merald "Bubba" Knight; Edward Patten e William Guest), respectivamente. Era tia da cantora Aaliyah.Gladys é conhecida também por, Empress of Soul, Imperatriz do Soul, em português. É membro d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons)

Billy Paul

Nascido e criado na Philadelphia, Pensilvania, Paul começou sua carreira quando tinha doze anos, aparecendo em programas de rádio local. Ouvindo em casa a coleção de sua família de 78s, Paul começou a desenvolver um estilo vocal que viria a incorporar traços de jazz, R&B e pop.
Realizou algumas gravações durante a década de 1950, mas só despontou como vocalista de R&B na década de 1970. Paul foi aluno da Temple University, West Filadélfia Music School, e da Escola de Música Granoff, estudando treinamento vocal formal. Trocando da música rock para o soul e para as baladas pop, ele logo se tornou conhecido através de suas apresentações no circuito underground musical, na Filadélfia. A popularidade de Paul cresceu e o levou a aparições em clubes e em campi universitários a nível nacional. Isto levou a novas oportunidades, a partir de então, onde apareceu em concertos com nomes como Charlie Parker, Dinah Washington, Nina Simone, Miles Davis, The Impressions, Sammy Davis, Jr. e Roberta Flack.
Paul formou um trio e gravou seu primeiro disco, "Why Am I" para a Jubilee Records antes de ser convocado para as forças armadas. Após a sua baixa do serviço militar, gravou seu primeiro álbum no estilo soul da Filadélfia, Feeling Good at the Cadillac Club combinando Billy Paul com canções de Gamble e Huff e foi lançado pelo selo Gamble. Este foi seguido por Ebony Woman, uma versão mais comercial com Gamble & Huff. Seu primeiro sucesso veio com "Ebony Woman" - que já havia sido gravada anteriormente, em 1959, mas não tinha vingado -, no disco homônimo de 1970, que lhe rendeu um contrato com a gravadora Philadelphia International. Dois anos depois, emplacava o sucesso que virou sua marca, "Me & Mrs. Jones", no primeiro posto das paradas de R&B. A música fazia parte do LP 360 Degrees of Billy Paul, um disco que vendeu bem no Brasil durante toda a década de 1970.
Em 1973, Thanks for Saving My Life, do álbum War of the Gods, repetiu o feito, com seu estilo elegante, porém arrebatado. O álbum contém ainda Only the Strong Survive e uma versão de "Your Song" de Elton John.
O disco ao vivo Live in Europe (1974) revelava as inclinações jazzísticas cultivadas em meio ao baladismo de seu repertório. Vieram depois os álbuns When Love is New, Got My Head on Straight, Let 'Em In, Only The Strong Survive? cuja faixa-título ficou como um clássico da disco music - e First Class. Após seis anos sem gravar, voltou com Lately (1985), que incluía "Sexual Therapy", claramente inspirada no clássico de Marvin Gaye, "Sexual Healing". Em 1989, depois de Wide Open, Billy Paul anunciou a aposentadoria e se limitou a realizar apresentações nostálgicas pelo mundo, incluindo o Brasil, onde esteve por várias oportunidades. Em 1996, saiu o CD Very Best Of e, em 2000, Live: World Tour.
Em 1974, Billy tentou chocar novamente, desta vez, sem sucesso, com o seu disco seguinte, Am I Black Enough for You? (Sou negro o bastante para você?); nenhuma rádio quis tocar a música, e foi um fracasso total. No mesmo ano, ele retoma sua posição de hitmaker com mais um sucesso, quase uma ironia, Thanks for Saving My Life, a música ficou entre as dez mais tocadas da parada soul.
Paul continuou a trabalhar e a gravar durante os anos 1980, sem muita projeção, apesar de fazer relativo êxito no Brasil com a balada Amanhã que é um sucesso de Sandra de Sá. Pelo selo Total Experience, Billy lançou o álbum Lately em 1985. Em Londres, 1989, anunciou sua aposentadoria. Depois disso continuou fazendo turnês e apresentando-se em clubes. Em 2000, saiu o álbum ao vivo, Live World Tour.
Em 2003, Billy Paul entrou numa disputa judicial com seus antigos amigos Gamble e Huff, pelos direitos da reprodução do sucesso, Me and Mrs. Jones. Ganhou 500.000 dólares no processo, por royalties que não haviam sido pagos desde a época do lançamento do hit. Seu mais recente disco lançado foi em 2005, Live, com uma coletânea dos seus sucessos da carreira.
Tem um carinho muito grande pelo Brasil, vindo quase todo ano para tocar no país. Durante sua estada em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, é comum vê-lo frequentando bares da cidade como uma pessoa dentre muitas outras.
Realizou em Fortaleza, no dia 1 de janeiro de 2013, um show no réveillon, onde tocou após a virada do ano.
Faleceu em 24 de abril de 2016, devido a problemas de saúde, causados por um câncer pancreático.

The Commodores

 É uma banda de soul dos EUA, liderada por Lionel Richie até 1983. Destacam-se músicas como para "Still", "Machine Gun", Easy e "Three Times A Lady". Em 1968 os colegas de escola Milan Williams, Ronald LaPread, Willian King Jr.,Thomas McClary e Walter Clyde Orange juntam-se a Lionel Richie e formam os “The Commodores”. Logo no início da carreira, a banda participou de uma audição onde foram escolhidos para abrir a turnê do grupo formado pelos irmãos de Michael Jackson, os Jackson 5. Dois anos depois de percorrer o mundo com a turnê dos Jackson 5, os Commodores lançam seu primeiro álbum.

Em 1974 lançam “Machine Gun” e começam a trilhar uma carreira de sucesso com 3 discos de platina, e vários hits nas paradas. Lionel Richie se tornou o compositor principal do grupo. “Three Times A Lady”, “Still”, “Just To Be Close To You” e “Easy” foram os hits mais tocados na época em que os The Commodores estavam no auge da carreira.

Com o tempo, Lionel Richie foi-se afastando do grupo em projetos paralelos. Em 1980 produziu e escreveu canções para o disco de Kenny Rogers e, em 1981, ganhou o disco de platina com o dueto formado com Diana Ross para o hit "Endless Love", que foi trilha sonora do filme Amor sem fim.

Após a saída de Lionel Richie, os Commodores ainda tiveram um sucesso mundial, com a canção "Nightshift", do álbum de mesmo nome, em 1985.

Roger Troutman

  Roger Troutman começou a gravar músicas em meados da década de 1960, lançando suas primeiras gravações solo "Jolly Roger" e "Night Time" no obscuro e extinto selo de Ohio, a Teen Records em 1966 sob o nome de Lil' Roger and His Fabulous Vels.
Nascido em 29 de novembro de 1951, em Hamilton, Ohio,
  Embora nenhuma canção tenha recebido reconhecimento devido à sua limitada distribuição, Troutman e seus irmãos continuaram na busca da carreira musical pela década de 1970 formando a banda Roger & The Human Body em 1976, em seu selo privado Troutman Bros. Records.
   O selo próprio permitiu a Troutman e a banda um reconhecimento mais amplo de sua música, permitindo o lançamento de seu primeiro (e único) álbum Introducing Roger em 1976.
   No final da década de 1970 Roger Troutman continuou a gravar com seus irmãos, abandonando o nome Roger & The Human Body e adotando o apelido de seu irmão Terry, Zapp em 1977. 
   O grupo, procurando por reconhecimento, começou a tocar em vários pequenos locais na região de Ohio. A família Troutman tinha amizade de longa data com o pessoal de Ohio: Phelps "Catfish" Collins e William Earl "Bootsy" Collins, ambos envolvidos com o Parliament-Funkadelic no início dos anos 1970.
  Phelps e Bootsy estavam em uma das apresentações do Zapp e ficaram impressionados com as habilidades musicais da banda, levando Bootsy a convidar Roger ao United Sound Studios em Detroit (o estúdio base do P-Funk) que era frequentemente usado pelo Parliament-Funkadelic.
  Roger Troutman subsequentemente escreveu e gravou a demo de "More Bounce to the Ounce" em 1978. George Clinton, o líder do Funkadelic gostou da gravação e encorajou Troutman a apresentar a demo para a Warner Bros. Records.
  A Warner Bros. assinou com o Zapp no início de 1979, e em 28 de julho de 1980, o Zapp lançou seu álbum de estreia, Zapp,que foi gravado por Roger e produzido por Bootsy entre 1979 e o início de 1980 no United Sound Studios em Detroit, o primeiro álbum por uma grande gravadora. O som do álbum, altamente influenciado pelo Parliament-Funkadelic, contrasta amplamente com os lançamentos posteriores da banda.
  "More Bounce to the Ounce" atingiu o número dois na parada Billboard R&B/Hip-Hop Songs por duas semanas no outono de 1980. Em 18 de novembro de 1980, Zapp foi certificado ouro pela RIAA

sábado, 1 de julho de 2017

Barry White

Barrence Eugene Carter, mais conhecido como Barry White (Galveston, 12 de setembro de 1944Los Angeles, 4 de julho de 2003) foi um cantor, compositor, maestro e produtor musical norte-americano. Compositor de inúmeros sucessos em estilo soul e disco e de baladas românticas, e um intérprete com voz profunda e grave.
Criou-se no gueto negro da cidade de Los Angeles. Como outros cantores norte-americanos de sucesso, também cantou em coral de igreja na juventude. Foi um adolescente inconsequente, que acabou preso aos dezessete anos de idade por roubar pneus. Na prisão, decidiu mudar de vida e de amigos.
Obteve grande êxito como intérprete de baladas românticas nos anos 60. Em 1972 criou o trio feminino Love Unlimited. Posteriormente aproveitou este nome para batizar seu grupo de acompanhamento, a Love Unlimited Orchestra.
Foi considerado um dos precursores da disco' music com o lançamento, em 1974, dos sucessos Can't Get Enough of Your Love, Babe, You´re the first, the last, my everything e o tema instrumental (da Love Unlimited Orchestra) Love´s Theme. Em 1975, veio What I´m gonna do with you. Em 1976, Let the music play. Em 1979, a sua Love Unlimited Orchestra lança o hit I´m só glad that I´m a woman. No início dos anos 80, esteve no Brasil, e, antes da turnê, lançou Rio de Janeiro.
Em meados de 90, em conjunto com a cantora Lisa Stansfield, gravou um de seus grandes sucessos: All Around The World. A sua simplicidade e simpatia aliadas a sua grande versatilidade em interpretar temas românticos, tornou essa parceria inesquecível.
Em fins dos anos 90, apareceu várias vezes na série de TV Ally McBeal, o que contribuiu para revitalizar sua carreira. (a voz era do isaac hayes em south park) Lançou em 1999 uma autobiografia.
No ano 2000 ganhou dois prêmios Grammy nos quesitos de melhor música tradicional e R&B por Staying Power.
Morreu no Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles aos 58 anos, vítima de falência renal.Sofria de pressão arterial alta e estava à espera de um transplante renal. O seu corpo foi cremado e as suas cinzas foram atiradas ao Oceano Pacífico, na costa Californiana.

Betty Wright



Bessie Regina Norris, mais conhecida por seu nome artístico, Betty Wright (nascida em 21 de dezembro de 1953) é uma cantora e compositora americana de soul e R & B, que se tornou fama na década de 1970 com sucessos como "Clean Up Woman" e "Tonight É a noite ".
Nascido em Miami como Bessie Regina Norris em 21 de dezembro de 1953, Wright é o menor de sete filhos de Rosa Akins Braddy-Wright e seu segundo marido, McArthur Norris. Wright começou sua carreira profissional aos dois anos de idade, quando seus irmãos formaram o grupo gospel, o Echoes of Joy. Wright contribuiu para vocais no primeiro álbum do grupo, lançado em 1956. Wright e seus irmãos tocaram juntos até meados da década de 1960.

Em 1965, após a separação do grupo, Wright, de 11 anos, que já estava usando o nome de Betty Wright, decidiu alternar estilos musicais do gospel para o ritmo e o blues, cantando em shows de talentos locais até ser descoberto por um local de Miami Proprietário do rótulo, que a assinou em seu primeiro rótulo em 1966 às doze. Ela lançou os singles, "Thank You Baby" e "Paralyzed", que encontrou a fama local de Wright em Miami.

Em 1967, o adolescente foi responsável por descobrir outros talentos locais como George e Gwen McCrae, ajudando-os a assinar com o rótulo Alston Records, parte da empresa de gravação e distribuição de TK de Henry Stone. My First Time Around, seu primeiro álbum, foi lançado quando ainda tinha 14 anos. Seu primeiro single de sucesso era "Girls Can not Do What Guys Do" de Judy White. Embora ainda na escola secundária em 1970, Wright lançou "Pure Love" em A idade de dezesseis anos.
Cerca de um ano depois, Wright lançou sua música de assinatura, "Clean Up Woman", escrita por Clarence Reid e Willie Clarke quando tinha 17 anos. O recorde atingiu o número dois nas paradas de R & B, onde permaneceu por oito semanas. Ele cruzou as tabelas do pop, atingindo o número seis e ficando no Billboard Hot 100 por 14 semanas. Eventualmente, vendeu mais de um milhão de cópias e foi certificado de ouro em 30 de dezembro de 1971, nove dias depois que o cantor completou 18 anos. Wright lutou com um acompanhamento bem-sucedido até 1972, quando o single "Baby Sitter" (uma das primeiras composições de Wright) chegou O top 50 do Hot 100 e alcançou o número seis nas tabelas de R & B. Outro sucesso que surgiu durante este período inicial foi o "Let Me Be Your Lovemaker" de 1973, que atingiu o número 55 no Hot 100 e o número 10 no gráfico de R & B, também foi a primeira instância (depois de "Baby Sitter"), onde Wright Mostrou seus poderosos vocais de registro de assobios. Outra composição bem sucedida foi o número de proto-disco, "Where is the Love" (co-escrito por Wright, com produtores, Harry Wayne Casey e Richard Finch, da KC & The Sunshine Band). Este atingiu o número 15 no gráfico de R & B, o número dois nas cartas de dança e cruzou o Reino Unido, atingindo o ponto 25, levando Wright a realizar no exterior. Wright ganhou o Prêmio Melhor R & B Song Grammy pela composição de "Where is the Love".

Um segundo sucesso internacional ultrapassado foi outro número de proto-disco, "Shoorah! Shoorah!", Escrito por Allen Toussaint. Ambas as músicas apareceram em um dos álbuns mais populares de Wright, Danger! High Voltage !, lançado no final de 1974. Seria neste álbum que Wright teria sua composição mais bem sucedida, com a balada da alma suave, "Tonight Is the Night", que Wright atribuiu a suas primeiras experiências sexuais. A versão original atingiu o pico no número 28 no gráfico R & B. Quatro anos depois, Wright lançou uma versão "ao vivo" da música. A versão remodelada, que incluiu um monólogo agora famoso e partes do sucesso de Wright em 1970, "Pure Love", atingiu o número 11 no gráfico de R & B em 1978.

No mesmo ano, Wright também descobriu os talentos do músico Peter Brown e cantou fundo sobre os sucessos de Brown, "You Should Do It" e "Dance With Me" (onde seus vocais foram proeminentemente apresentados ao lado de Brown). Em 1978, ela interpretou um dueto com o choque Alice Cooper na música "No Tricks" e, um ano depois, abriu para Bob Marley na turnê de Survival da estrela do reggae
Os outros álbuns de Wright no final da década de 1970 foram menos bem sucedidos e, em 1981, quando TK começou a lutar, ela passou para um rótulo maior, assinando com a Epic, onde seu álbum auto-intitulado foi lançado. O álbum foi notável pelo menor Stevie Wonder-composto de sucesso, "O que você vai fazer com ele". No mesmo ano, ela contribuiu com vocais no álbum "Dimples" Dimples de Richard Dimples, especialmente no sucesso, "She's Got Papers on Me", onde ela pega Fields cantando sobre outra mulher, atacando-o verbalmente no monólogo final. Em 1983, ela lançou o álbum Wright Back at You, que contou com as composições de Marlon Jackson dos Jackson Five. Em 1985, Wright formou seu próprio rótulo, Miss B Records, emitindo o álbum, Sevens no ano seguinte.

Em 1988, Wright fez a história como a primeira artista feminina negra a marcar um álbum de ouro em seu próprio rótulo, quando seu álbum de 1987, a mãe Wit, conseguiu essa certificação. O álbum foi notável pelos sucessos "No Pain, No Gain", que retornaram para o top 20 no gráfico R & B pela primeira vez em uma década e "After the Pain".

Em 1990, ela teve um dueto de sucesso com Grayson Hugh no remake do sucesso de Champaign em 1981, "How 'Bout Us", e depois organizou as harmonias para "Venha fora do escuro" de Gloria Estefan, que atingiu o número um em 1991. Continuando a lançar material solo na década de 1990, seu álbum de 1994 B-Attitudes apresentou um dueto remixado de "Distant Lover" de Marvin Gaye. Desde então, ela se liberou várias gravações ainda enquanto ainda atuava com sucesso como um ato ao vivo.
Em 2001, um álbum de compilação, The Very Best of Betty Wright, foi lançado, juntamente com seu primeiro álbum de estúdio por vários anos, Fit for a King. Em 2008, Wright apareceu em uma faixa de Lil Wayne intitulada "Playing With Fire" no entanto, devido a uma ação judicial, a música foi removida do álbum on-line.

Em 2006, Wright apareceu no programa de TV Making the Band, nomeado por Sean Combs como treinador vocal do novo grupo feminino Danity Kane. Ela agora orienta vários jovens cantores e fez produção vocal para artistas como Gloria Estefan, Jennifer Lopez e Joss Stone. Junto com os co-produtores Steve Greenberg e Michael Mangini, Wright foi nomeado para o Grammy Award 2005 na categoria "Best Pop Album" para produzir o álbum de Joss Stone Mind Body & Soul.

Wright, Greenberg e Mangini também produziram duas faixas no álbum de 24 de Tom Jones, 24 horas: uma capa de "The Hitter" de Bruce Springsteen e "More Than Memories", escrita pela lenda Stax, Carla Thomas. O trio também produziu o álbum de estréia de Diane Birch em 2009. Em dezembro de 2010, Wright recebeu outra indicação ao Prêmio Grammy pela música, "Go", no Best Traditional R & B Vocal Performance. Em janeiro de 2011, foi anunciado que Wright lançaria seu primeiro álbum em dez anos. O álbum Betty Wright: The Movie, creditado em Betty Wright e The Roots, produzido por Wright e Ahmir Questlove Thompson foi lançado em 15 de novembro de 2011 na Sra. B Records / S-Curve Records. Betty Wright: The Movie também incluiu colaborações com Joss Stone, Snoop Dogg, Lil Wayne e Lenny Williams. "Surrender", uma faixa do álbum, foi nomeada para um Grammy 2011 na categoria "Best Traditional R & B Performance". "Grapes on a Vine", outra faixa do álbum, foi cantada por Lola em primeiro lugar em seu site oficial.

Na véspera de Ano Novo de 2011, ela apareceu na televisão BBC Two do Reino Unido, no show anual da Jools Hootenanny, apoiado pela Jools Holland Rhythm & Blue Orchestra. Ela realizou seus singles "Clean Up Woman" e "Shoorah! Shoorah!" Ao lado de "No meio do jogo (Não mude o jogo)" de Betty Wright: The Movie.
Várias das obras de Wright foram amostradas ao longo dos anos por músicos hip hop, rock e R & B. O riff da "Clean Up Woman" foi amostrado constantemente por atos como Afrika Bambaattaa, SWV, Mary J. Blige, Sublime e Chance the Rapper. O primeiro sucesso de Wright, "Girls Can not Do What Guys Do", foi amostrado para "Upgrade U" da Beyoncé. Em 1992, Wright processou os produtores por trás do sucesso da Color Me Badd, "I Wanna Sex You Up", depois de alegar que eles usaram a amostra de sua versão ao vivo sem autorização e sem permissão e processaram por royalties. Wright ganhou seu caso, ganhando 35 por cento dos royalties por escrever a música.

Al Green

Em 1969, Green deixou a banda e seguiu carreira solo. Conheceu o produtor Willie Mitchell, de quem ficou bastante próximo. Naquele mesmo ano, foi lançado "Green is Blues", seu disco de estréia. No ano seguinte, lançou o álbum "Al Green Gets Next to You".
Posteriormente, Al Green lançou "Let's Stay Together", de 1972. O LP chegou à oitava posição na parada Pop da Billboard e primeiro lugar na parada Black. A música-título ficou no topo das duas listas.
Mais tarde, Al Green passaria por uma tragédia pessoal em 1975 envolvendo sua namorada Mary Woodson. Em outubro de 1974 após ter sua proposta para casamento recusada, Mary jogou grits fervendo sobre Al, enquanto este tomava banho. O cantor teve queimaduras de segundo grau no abdomen, nas costas e no braço. Após a agressão, Mary foi para um outro cômodo e suicidou-se, com uma arma de Green.
Posteriormente, Al Green se converteu ao Cristianismo. Em 1976, ele já havia comprado uma igreja no Memphis e ordenado pastor da Full Gospel Tabernacle. Embora seguisse gravando R&B, as vendas de seus discos começaram a cair e cresciam as críticas sobre seu trabalho - embora os críticos musicais tivessem elogiado "The Belle Album", de 1977.
Durante uma apresentação em 1979, Green foi ferido e assim, o cantor aproximou-se ainda mais da religião, passando a pregar e a cantar apenas música gospel. Seu primeiro álbum desta fase foi "The Lord Will Make a Way", em 1980.
De 1981 a 1989, Green gravou mais álbuns do gênero, oito deles premiados com o Grammy de "Melhor Performance Soul/Gospel". Em 1984, o diretor de cinema Robert Mugge lançou "Gospel According to Al Green", um documentário que inclui entrevistas sobre a vida do cantor e cenas dele em sua igreja.
Após vários anos no estilo gospel, Green iniciou seu retorno ao R&B, com o lançamento do dueto com a cantora britânica Annie Lennox de "Put A Little Love In Your Heart" (escrita em 1968 por Jackie DeShannon), para a comédia Os Fantasmas Contra-Atacam, e a composição do hit "The Message Is Love", uma parceria com o produtor Arthur Baker.
Seu dueto de 1994 com o cantor de country music Lyle Lovett fundiu este estilo música com o R&B e lhe premiou com seu nono Grammy - pela primeira vez na categoria pop music. No ano seguinte, foi lançado "Your Heart's In Good Hands", primeiro álbum secular (não-religioso) de Green. Embora recebesse avaliações positivas da crítica musical, o CD não vendeu bem. Ainda em 1995, Green foi nomeado para o Hall da Fama do Rock and Roll.
Em 2000, Green publicou "Take Me to the River", um livro que examina sua carreira. Dois anos depois, o cantor recebeu um Grammy pelo conjunto da obra.
Em 2003, foi lançado "I Can't Stop", primeiro álbum produzido por Willie Mitchell desde 1985, e o primeiro trabalho de sucesso comercial em décadas. Em 2004, Green foi nomeado para o para o Hall da Fama da Música Gospel. Também naquele ano, a Revista Rolling Stone ranqueou Green na posição 65 na lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos.